Eleições 2024: eleitor tem quatro meses para regularizar título e votar em outubro

Atualizações devem ser feitas até 8 de maio. Prazo vale também para quem quiser votar com identificação biométrica 

Os cidadãos que pretendem votar nas eleições municipais de outubro têm menos de quatro meses para tirar o primeiro título de eleitor ou regularizar o documento. A partir de 8 de maio, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração poderá ser feita nos registros eleitorais.

O cumprimento do prazo vale para jovens a partir de 16 anos que pretendem votar pela primeira vez e para o eleitor que está em situação irregular por ter deixado de votar e justificar ausência por três eleições consecutivas.

A chefe do Cartório Eleitoral de Três Pontas, Maria Rosa Guimarães Miari, comenta que a emissão e regularização podem ser feitas diretamente no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) . No entanto, ela orienta os eleitores da cidade e também do município de Santana da Vargem, nessas situações, a procurarem os serviços presencialmente para que já seja realizada a coleta da biometria. “Quem tirar ou regularizar o título eleitoral pelo site do TSE precisará comparecer ao Cartório no prazo de até 30 dias para a coleta biométrica, se não o fizer seu título será excluído”, reforça.

Para tirar a primeira via do título é necessário apresentar documento oficial de identidade e comprovante de endereço no nome dos pais. Se o futuro eleitor for homem, nascido em 2005, deve levar também o comprovante de alistamento militar.

Para regularizar o documento:  identidade com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de débitos eleitorais (a Guia de Recolhimento da União – GRU- para pagamento de multa pode ser obtida no Cartório Eleitoral) e comprovante de quitação de serviço militar (somente para homens). 

O Cartório Eleitoral de Três Pontas fica na Rua Santana, nº 04 – Centro. O expediente é de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 17 horas. Quem precisar de mais informações, pode entrar em contato pelos telefones: (35) 3265-4221 / Celular: (35) 9.9230-0066.

Eleições 2024: eleitor tem quatro meses para regularizar título e votar em outubro
Sede do Cartório Eleitoral, no Centro de Três Pontas (Arquivo)

Biometria

A coleta da biometria está sendo feita em todas as cidades de Minas Gerais. Não há prazo para o comparecimento obrigatório das eleitoras e eleitores.

Mas, atenção! Quem ainda não tem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral e quer votar com identificação biométrica nas eleições municipais de 2024 precisa procurar atendimento até 8 de maio, quando o cadastro eleitoral será fechado para a organização do próximo pleito.

Neste caso, são necessários os seguintes documentos: identidade, comprovante de endereço e título de eleitor.

Nas urnas

No primeiro turno das Eleições Municipais de 2024, que será realizado no dia 6 de outubro, os eleitores irão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. 

O segundo turno está previsto para o dia 27 do mesmo mês em municípios com mais 200 mil eleitores em que nenhum candidato a prefeito obteve votos suficientes para vencer a disputa na primeira rodada.

Eleições 2024: eleitor tem quatro meses para regularizar título e votar em outubro
Para votar nas Eleições 2024, eleitor deve tirar a primeira via ou regularizar título até o dia 8 de maio

(Agência Brasil)


Sintonize mais: Conselheiras Tutelares são diplomadas e empossadas em solenidade na Câmara Municipal de Três Pontas