Sábado tem Multivacinação para Crianças, Adolescentes e Adultos na Policlínica de Três Pontas

Doses de todas as vacinas do Calendário Nacional serão aplicadas das 9 às 16 horas. Oportunidade também para quem está com vacina em atraso

Neste sábado (28), profissionais da Saúde de Três Pontas estarão envolvidos na Campanha de Multivacinação para Crianças, Adolescentes e Adultos, que acontecerá na Policlínica. De 9 às 16 horas, serão aplicadas doses de todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

“Esta é uma excelente oportunidade para colocar a sua carteira de vacinação em dia e a do seu filho também”, destaca a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), chamando a atenção para um outro fator importante: “para a matrícula nas escolas municipais de Três Pontas é exigido que as vacinas estejam em dia”.

Mais um detalhe: levar a carteira de vacinação e documento de identificação com foto.  

“Nossa equipe vai trabalhar neste sábado praticamente o dia todo para que os trespontanos possam escolher um horário, de manhã ou à tarde, para cuidar da saúde. A gente pede que isso realmente aconteça, que as pessoas se dirigiram à Policlínica para receber as vacinas em atraso e para que os pais e outros responsáveis façam valer o direito da criança e do adolescente às doses preventivas”, reforça a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em Três Pontas, enfermeira Lara Miranda Silva.

Sábado tem Multivacinação para Crianças, Adolescentes e Adultos na Policlínica de Três Pontas

A Campanha

Em Minas Gerais, a Campanha de Multivacinação foi lançada no último dia 21. Na apresentação da estratégia de imunização, que vai até 4 de novembro, as autoridades reforçaram a importância de se imunizar crianças e adolescentes de até 15 anos contra as doenças preveníveis, tais como hepatite, febre amarela, meningite, poliomielite, sarampo e HPV, entre outras.

“A campanha de multivacinação faz parte do nosso grande programa Vacina Mais Minas. Precisamos lembrar a toda a população a importância da vacinação, de deixar o cartão em dia. Estamos adotando diferentes estratégias para termos os melhores resultados da nossa história. E os mineiros poderão dizer que nosso estado é um exemplo de vacinação para o Brasil, pois vamos bater essa meta todos juntos”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

Panorama em Minas Gerais

Minas Gerais atingiu a meta de cobertura da vacina BCG, que é de 90%, em 2022 (95,64%), em crianças de até dois anos, e no ano de 2023, de janeiro a março (93,41%). Já as demais vacinas, como poliomielite, febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), não atingiram a meta de cobertura vacinal (95%) nos últimos anos.

Segundo o secretário, houve uma queda histórica da cobertura vacinal no estado, desde 2015, que piorou durante o momento da pandemia. Para recuperar a cobertura vacinal no estado, o Governo de Minas está investindo mais de R$ 260 milhões em ações de vacinação nos postos de saúde e na imunização “extramuros”.

Sábado tem Multivacinação para Crianças, Adolescentes e Adultos na Policlínica de Três Pontas

(Fonte: Jornalismo SES-MG)


Sintonize mais: Salve o Enrico: garotinho de Varginha precisa tratar doença rara que faz perder os movimentos do corpo