Elas Empreendem: contando histórias de sucesso, lideranças inspiram mulheres a acreditar em seus potenciais

AcaiTP, Sala Mineira do Empreendedor e Sebrae-MG incentivam trespontanas a darem início e persistirem em seus projetos de negócios

Elas Empreendem. Este foi o tema de um encontro promovido pela Associação Comercial e Agroindustrial (AcaiTP), Sala Mineira do Empreendedor e Sebrae Minas, realizado na noite de ontem (4), no Espaço Kid+, em Três Pontas. Descontraídas e cheias de conhecimento, três convidadas compartilharam histórias de muita luta e sucesso. Esses relatos serviram como fonte de inspiração para as mulheres presentes, incentivando-as a acreditar em seus potenciais, darem início e persistirem em seus próprios projetos empreendedores.

Após as boas-vindas, a agente de Atendimento do Sebrae-MG, Letícia Firmino, convidou a analista também do Sebrae Minas, Amanda Luiza dos Santos Cesário, para a primeira explanação. 

Elas Empreendem: contando histórias de sucesso, lideranças inspiram mulheres a acreditar em seus potenciais
Elas Empreendem: a agente de Atendimento do Sebrae-MG, Letícia Firmino, dando boas-vindas às mulheres participantes do evento que agregou esclarecimentos, motivação, celebração

Com bom humor e destreza, Amanda começou recordando sua trajetória: uma jovem preocupada com a opinião alheia que tinha tudo para permanecer estagnada, mas que optou por se permitir alcançar seus objetivos. Mostrou ainda que o empreendedorismo feminino é um instrumento de transformação social. Divulgou o programa Sebrae DELAS Mulher de Negócio como suporte para o desenvolvimento de empreendedoras. “A proposta é que mulheres trabalharem juntas para o desenvolvimento e aceleração de suas ideias e de seus negócios”, completou.

Em seguida, falou sobre a importância de se autoconhecer para promover uma mudança de mentalidade e de comportamento. Ela defendeu que é preciso entender o que desencadeia os pensamentos fixos negativos, por exemplo de insegurança e incapacidade, para então, rumar para o  mindset. Amanda Luiza encorajou mulheres ali presentes a acreditar e dar o primeiro passo.

Elas Empreendem: contando histórias de sucesso, lideranças inspiram mulheres a acreditar em seus potenciais
A analista do Sebrae-MG, Amanda Luiza, explicou que o Sebrae Delas Mulheres de Negócios tem a proposta de mulheres trabalharem juntas para o desenvolvimento e aceleração de suas ideias e de seus negócios

Quem também contou parte da sua história de vida de mulher, mãe, de empreendedora foi Rosângela Moraes. “Tudo é possível desde que você acredite, que você esteja próximo do seu propósito. Nada é fácil, mas tudo é possível, então, precisamos acreditar em nós mesmas”, mencionou, antes de ensinar exercícios para controlar a ansiedade. Rosângela, que tem entre suas formações a de terapeuta, explicou que a ansiedade afeta nossa capacidade de tomar decisões importantes, mais assertivas.

Na prática, conduzidas pela profissional, a turma respirou fundo, experimentou o aumento da tranquilidade, mentalizou desejos, confiou na realização dessas vontades e aprendeu um pouco mais sobre a positiva influência da gratidão.  

Elas Empreendem: contando histórias de sucesso, lideranças inspiram mulheres a acreditar em seus potenciais
Além da sua história de superação, Rosângela Moraes levou para o evento exercícios que devem ser colocados em prática para que a ansiedade não influencie na tomada de decisões

Público feminino acompanhando os exercícios propostos pela convidada

O equilíbrio além das metas também foi assunto para Vanessa Evangelista. Segundo a coaching, professora, analista comportamental – desenvolver a inteligência emocional é imprescindível para quem busca melhorias significativas na vida pessoal e profissional. Assim, Vanessa falou sobre os quatro pilares da IE, sequenciando para a Análise de Perfil Comportamental no Ambiente Profissional. Ao apresentar o modelo “Disc”, a convidada esclareceu que é possível identificar padrões comportamentais específicos de cada pessoa, o que proporciona uma compreensão mais clara de como essa pessoa interage, comunica e enfrenta os desafios do dia a dia.

Sucesso foi a palavra escolhida pelo público para definir a explanação de Vanessa Evangelista

A primeira vice-presidente na história da AcaiTP, Maria Carolina Sertório Chavasco, também deixou sua mensagem sobre a importância da persistência no campo pessoal e no mundo dos negócios. Ao compartilhar o seu começo como empreendedora, “Nina” reforçou que contar com rede de apoio, buscar ajuda profissional e adotar algumas estratégias faz parte das tomadas de decisões. “Tenho uma meta: aprender alguma coisa todos os dias com outras pessoas e também servir ao próximo. Senão, não há sentido”, registrou e completou: “a Associação Comercial, a Sala do Empreendedor, o Sebrae estão aqui para ajudar. Desfrutem”.

Elas Empreendem: contando histórias de sucesso, lideranças inspiram mulheres a acreditar em seus potenciais
“Todas vocês já são empreendedoras pelo simples fato de estarem aqui” – Nina, vice-presidente da AcaiTP (na foto com Letícia, agente de Atendimento do Sebrae-MG)

Além das “palestras” inspiradoras, o Elas Empreendem proporcionou momentos de confraternização. As participantes tiveram a oportunidade de conversar sobre negócios, trocar experiências, compartilhar ideias e fortalecer suas redes de contatos. Celebraram a união, a colaboração entre as mulheres empreendedoras, ou seja, se mostraram tocadas sobre a importância do apoio mútuo dentro da comunidade empresarial para a promoção de um ambiente mais inclusivo e empoderador para todas.

Elas Empreendem: contando histórias de sucesso, lideranças inspiram mulheres a acreditar em seus potenciais
Mulheres da AcaiTP responsáveis pela brilhante organização do Elas Empreendem


Sintonize mais: Comfia: Comunidade de Inovação inspira jovens a explorar a inovação e o empreendedorismo