Ecologia Integral é assunto da Campanha da Fraternidade 2025
Tema é inspirado, entre outros, na COP 30 prevista para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro, na cidade de Belém, no Pará
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza a Cerimônia de Lançamento da Campanha da Fraternidade 2025 (CF 2025) nesta Quarta-feira de Cinzas, 5 de março. O evento ocorre na sede da entidade, em Brasília (DF), a partir das 10h. Neste ano, a CF vai abordar o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema bíblico, extraído de Genesis 1, 31: “Deus viu que tudo era muito bom”.
A Cerimônia de Lançamento da Campanha da Fraternidade 2025 será transmitida em sinal aberto pela emissora católica Canção Nova e retransmitida por outras emissoras católicas. Os fiéis poderão acompanhar a transmissão pelo canal de YouTube e redes sociais da CNBB.

Razões que inspiraram o tema
Inspirada na publicação da Carta Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, que em 2025 completa 10 anos, nos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, na recente Exortação Apostólica Laudate Deum, nos 10 anos de criação da Rede Eclesial PanAmazônica (Repam) e na realização da COP 30 – a primeira na Amazônia, em Belém (PA) –, a campanha acolhe ainda a sugestão das Comissões Especiais da CNBB para a Amazônia e Ecologia Integral e Mineração.
O objetivo geral da Campanha é promover ações que integram espiritualidade, justiça social e o cuidado com o meio ambiente, oferecendo à sociedade caminhos para uma conversão integral.
Reconhecer as ações da Encíclica Laudato Si’ e do Sínodo da Amazônia.
Denunciar os impactos negativos do estilo de vida atual no planeta.
Identificar as causas da crise climática e as “falsas soluções”.
Valorizar o “Evangelho da Criação” e a Aliança universal.
Assumir o compromisso com a conversão integral.
Viver as propostas do Ano Jubilar em novas relações.
Promover a Ecologia Integral como eixo transversal cristão.
Apoiar pastorais e movimentos socioambientais em articulação.
Estimular mudanças no modelo econômico destrutivo.
Defender vítimas de desastres naturais e crimes ambientais.
Celebrar 10 anos da Laudato Si’ com avanços nas temáticas abordadas.
Programação
A CNBB abre as atividades na Quarta-feira de Cinzas com uma missa, às 9h, presidida pelo secretário-geral, dom Ricardo Hoepers. A cerimônia de lançamento da CF 2025 terá início na sequência, às 10h, no auditório Dom Helder Câmara, na sede da entidade.
Durante a cerimônia, conduzida pelo secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, e pelo coordenador de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, serão apresentados a Mensagem do Papa Francisco para a CF e um vídeo com um balanço dos projetos apoiados, em 2024, pelo Fundo Nacional de Solidariedade, composto com recursos da Coleta Nacional da Solidariedade.
A Campanha da Fraternidade
Celebrada nacionalmente desde 1964, a Campanha da Fraternidade é um modo de a Igreja Católica no Brasil celebrar o Tempo da Quaresma – os 40 dias em preparação para a Páscoa com atitudes de oração, jejum e caridade. O ponto alto da Campanha é a Coleta da Solidariedade, realizada em todas as comunidades do Brasil no Domingo de Ramos. Neste ano, nos dias 12 e 13 de abril. Os recursos são destinados a projetos sociais em todo o país.
(Página principal: São Francisco de Assis, retratado pelo pintor espanhol Jusepe de Ribe. Fotografia de Leemage / UIG via Getty)
Sintonize mais: Prefeitura de Três Pontas regulamenta proibição do uso de fogos de estampido