Brasil cai contra Noruega e amarga pior seca da história em Copas
Placar: 2 x 1 para os noruegueses e Brasil está fora da Copa, nas oitavas de final. Essa foi a pior classificação brasileira desde 1990
Foram necessários apenas dez minutos para que a Noruega tivesse as oportunidades que precisava para eliminar o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo neste domingo (05), em Nova Jersey. Erling Braut Haaland foi o nome do jogo, marcando os dois gols noruegueses da partida. Neymar ainda descontou nos acréscimos de pênalti, fechando o placar da derrota por 2 a 1. Essa foi a pior classificação brasileira desde 1990, quando a Seleção caiu para a Argentina na mesma fase. Adiando a chance do hexa para 2030, o Brasil ampliou para 28 anos o jejum de títulos mundiais, superando o hiato entre as conquistas de 1970 e 1994. O último título da Seleção foi o pentacampeonato, em 2002. (ge e CazéTV)
Outra marca negativa marcou o desempenho da Seleção no jogo deste domingo: o Brasil teve a menor posse de bola em uma partida de Copa do Mundo, com apenas 34%. Com a estratégia pouco ofensiva, a equipe brasileira finalizou 14 vezes, mas acertou só quatro chutes no gol, um índice de 28% de precisão. (Folha)
A derrota marcou a despedida de Neymar da Seleção. “Tentei, tentei. Agora acabou. Comecei aqui, fechei aqui”, declarou o jogador à ge tv, lembrando que estreou pela Seleção no MetLife Stadium, em amistoso contra os EUA, em 2010. Neymar é o segundo jogador brasileiro a disputar quatro Copas e não ganhar nenhuma. O zagueiro Thiago Silva foi o primeiro. (ge)
Ao bater o pênalti do Brasil, Neymar provocou o goleiro da Noruega e falou, entre sorrisos, “Comigo, não, otário”.
Carlo Ancelotti, técnico da Seleção que tem contrato renovado para a próxima Copa, disse que “quando acontece um momento assim você tem que pensar que uma derrota é o começo de uma nova aventura. Acredito que essa derrota não é um fim, é um princípio de um novo ciclo”. (ESPN Brasil)
O Mister tentou justificar a escolha de Bruno Guimarães para bater o pênalti a favor do Brasil no começo do jogo com suas estatísticas positivas. Mas o jogador nunca havia batido uma penalidade com a camisa da Seleção. E pelos clubes em que jogou o volante só tinha batido três pênaltis na carreira: marcou dois pelo Newcastle e um pelo Lyon. (UOL)
De “surpresa mundial” a “tristeza sem fim”: imprensa internacional destaca a eliminação do Brasil na Copa e exalta Haaland. (Extra). E, claro, os memes da eliminação deram de goleada. (g1)

A Inglaterra venceu o México por 3 a 2, no Estádio Azteca, na Cidade do México, e garantiu vaga nas quartas de final. Jude Bellingham fez dois e Harry Kane selou a vitória da equipe de Thomas Tuchel, enquanto Julián Quiñones e Raúl Jiménez marcaram para os donos da casa. Nas quartas, os ingleses pegam a Noruega no sábado. (Lance!)
Os primeiros classificados para as quartas de final foram conhecidos no sábado, quando a França derrotou o Paraguai por 1 a 0, na Filadélfia, com um gol de pênalti convertido por Kylian Mbappé. Antes, o Marrocos venceu o Canadá por 3 a 0, em Houston, com dois gols de Azzedine Ounahi e outro de Soufiane Rahimi no final da partida. As duas equipes se enfrentam na quinta-feira por uma vaga nas semifinais. (CNN Brasil)
E a Fifa decidiu, a partir de uma regra obscura, suspender a suspensão do jogador Folarin Balogun, dos Estados Unidos, que havia levado um cartão vermelho e não poderia jogar contra a Bélgica hoje (06). A decisão veio depois de um pedido de Donald Trump a Gianni Infantino, segundo uma fonte disse à CNN. (CNN)
Tim Vickery: “É impressionante ver uma seleção brasileira trocar aproximadamente metade do número de passes do adversário. O que aconteceu com o meio-campo do Brasil? A seleção pela qual me apaixonei – era jovem demais para 1970, mas especialmente a de 1982 – tinha justamente no meio-campo o seu setor mais forte. Isso também leva à conclusão de que talvez a convocação para o meio-campo não tenha sido a melhor”. (BBC)
Alicia Klein: “Carleto, o salvador, escolheu trocar um jovem artilheiro, como João Pedro ou Pedro, por um embaixador lesionado de 34 anos. A fim de evitar acusações de incoerência, lançou mão do grande craque quando o momento pedia algo diferente. Deu errado. Como qualquer pessoa que acompanha a carreira de Neymar imaginava que daria”. (UOL)
(Brasil cai contra Noruega: Meio)
Sintonize mais: TOC celebra 68 anos com investimentos, esporte e novos projetos que fortalecem a convivência em Três Pontas
