Polícia Civil inaugura sede da Delegacia de Três Pontas
Autoridades prestigiam a cerimônia, destacando a eficiência da equipe liderada por Dr. Gustavo Gomes e a importância das parcerias para a constante melhoria dos serviços prestados
O delegado da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG), Gustavo Gomes e sua equipe anfitriaram nesta quinta-feira (23) várias autoridades durante a cerimônia de inauguração da sede da Delegacia no Centro de Três Pontas. Foi uma oportunidade de agradecer apoios e de apresentar oficialmente a nova unidade à população.
Na abertura da manhã solene, os músicos do Conservatório Municipal de Música Heitor Villa-Lobos, Wallace Alexandre e Mauro Marques, executaram o Hino Nacional Brasileiro ao violão e voz. Em seguida, os convidados ouviram o belo Hino da “gloriosa, fiel guardiã” Polícia Civil mineira.
O descerramento da placa foi outro marco, no qual Dr. Gustavo Gomes teve as ilustres companhias do chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva e do prefeito de Três Pontas, Marcelo Chaves Garcia.
Em seu discurso, o titular Dr. Gustavo Gomes destacou que trabalho árduo e boas parcerias são ingredientes de uma receita exposta pelo chefe da PCMG reproduzida à risca na Delegacia trespontana. Comprovou a eficiência da prescrição contando o êxito alcançado pela equipe em diversos ofícios concluídos com a apuração de inúmeros crimes, tais como, feminicídios, homicídios, infanticídios, estupros, praticados por organizações criminosas – e encaminhamento dos inquéritos ao Ministério Público e ao Judiciário – Poder que na ocasião foi representado pelos juízes da Comarca, meritíssimos Enismar Kelley de Freitas e Raíssa Figueiredo Monte Raso Araújo. “Nossa equipe não mediu esforços para cumprir sua missão onde quer que fosse (…). A visibilidade obtida com todo esse trabalho nos aproximou de grandes parceiros públicos e privados. Os novos parceiros, confiantes na seriedade do que foi produzido, investiram e melhoraram a estrutura e as condições de trabalho e com isso as investigações mais complexas estão sendo produzidas”, completou.
Entre os cooperadores enumerados na cerimônia, estão o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado-geral Joaquim Francisco; os prefeitos de Três Pontas e Santana da Vargem, Marcelo Chaves e José Elias; vereadores, secretários municipais, os deputados Federal Diego Andrade e estadual Mário Henrique Caixa, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, “Celsinho Marrom”, Consep, Iprev e diretoria da Cocatrel.
Ainda sobre união de esforços, o prefeito de Três Pontas, Marcelo Chaves Garcia, revelou aos convidados que foi montada uma sala de monitoramento na sede da Polícia Militar e que mais 60 câmeras serão instaladas para melhorar a segurança na cidade. Uma vitória no combate à criminalidade obtida, segundo o prefeito, graças à parceria do Consep Travessia, dirigido por Paulo Fasano. Marcelo Chaves explicou também que o diálogo norteia o planejamento e a execução das melhorias na segurança pública do município, prioridade de sua Administração, incluindo a “eficiente Polícia Civil trespontana”.
Convidado à tribuna, o chefe da PCMG, Dr. Joaquim, transmitiu ensinamentos, iniciando pela manifestação de gratidão às instituições e poderes parceiros da PC de Três Pontas. Elogiou o trabalho de Dr. Gustavo Gomes e equipe – atuação seguida de excelentes resultados que, opinou o delegado-geral, inspira e é motivo de orgulho.
Dr. Joaquim salientou o empenho do deputado federal Diego Andrade quanto ao direcionamento de recursos para as forças de segurança. “Nós tivemos ao longo dos últimos três anos um acréscimo da destinação de emendas extraordinárias como nunca tivemos na história de Minas Gerais. É possível comprovar esse trabalho”. A dedicação do deputado estadual Mário Henrique Caixa também foi reconhecida publicamente: “não é diferente, nos apoia sempre em nosso trabalho. Então, a região está muito bem representada”.
Na oportunidade, o delegado-geral cumprimentou os policiais civis sul-mineiros. Afirmou que Minas Gerais tem se revelado um dos estados mais seguros do país, graças – entre outros fatores por ele analisados – às parcerias e à gestão eficiente do governador Romeu Zema, que abraçou o Plano Diretor da corporação. As diretrizes visam, por exemplo, a modernização dos trabalhos para maior agilidade do atendimento, maior integração da PC com a sociedade mineira e motivação e valorização dos servidores.
Depois de elogiar a estrutura da nova unidade, Dr. Joaquim pediu apoio mútuo aos integrantes da Depol de Três Pontas. “A soma das nossas capacidades, das nossas intenções é que vai nos levando a uma instituição melhor, a um trabalho melhor”. Encerrou salientando que a integridade é um dever – cada vez mais percebido na instituição que, assegurou, está comprometida em entregar o melhor serviço à sociedade, ao sistema Justiça Criminal através da apuração da verdade.
Ocuparam o dispositivo de honra, além das autoridades que discursaram, o juiz de Direito Dr. Enismar, o delegado-chefe do 6º Departamento de Polícia Civil com sede em Lavras, Dr. Pedro Henrique Rabelo Bezerra, a delegada da PCMG Regional de Varginha Dra. Renata Fernanda Gonçalves de Rezende e o secretário da Mesa Diretora, vereador Luan Donizeti Elias, que representou o presidente da Câmara, Maycon Douglas Vitor Machado.
Prestigiaram a solenidade, autoridades de Santana da Vargem, Campo Belo, Lavras, Varginha, Alfenas e Três Pontas.
A unidade
O prédio da Delegacia de Três Pontas é moderno, foi concebido para sediar uma fábrica de chocolates e hoje atende muito bem às necessidades da Delegacia de Polícia, pois conta com duas grandes salas utilizadas pela secretaria e inspetoria, dois gabinetes, duas salas de oitivas, uma sala para confecção de Reds, uma sala depósito, uma sala adaptada para custódia de preso, dois grandes vestiários, uma recepção, um ponto de apoio à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e uma copa confortável, além de um grande espaço externo utilizado para desembarque de preso e guarda de viatura.
O prédio passou por pequenas adaptações de segurança e de layout que fortaleceram a imagem da Polícia Civil.
A localização também é um ponto forte da unidade, já que fica em uma rua calma no Centro da cidade, de fácil acesso da população e com facilidade de estacionamento, e a meio quarteirão do presídio local.
Os setores de trânsito e identidade foram realocados em outras sedes melhorando, e muito, a qualidade da prestação de serviço em todas as áreas. A Ciretran hoje funciona em prédio público de uso do município, com bom espaço para vistoria, e o posto de identidade encontra-se na Câmara Municipal.
A Polícia Civil, em Três Pontas, conta com 12 policiais para atender uma população de aproximadamente 64 mil habitantes, englobando, também, o município de Santana da Vargem.