Polícia Civil de Três Pontas recupera no interior de SP carga de implemento e maquinário agrícola avaliada em R$ 335 mil

Produtos eram adquiridos de forma fraudulenta de uma empresa trespontana

A Polícia Civil, através da Delegacia de Três Pontas, localizou e recuperou na cidade de Limeira, interior do estado de São Paulo, grande parte de gigantesca carga de implemento e maquinário agrícola, avaliada em R$ 335 mil adquirida fraudulentamente de uma empresa de Três Pontas.

Segundo apurado,  os autores faziam contato na empresa, selecionavam diversas peças e produtos. A empresa, então, emitia a ordem de pagamento através de links (boletos) e os autores efetuavam o pagamento com cartões de crédito criados por eles a partir de dados de vítimas aleatórias.

Com o “ok” da empresa de cartão, a mercadoria era faturada e disponibilizada para retirada. Os autores fizeram quatro retiradas, sempre com a contratação de transportadoras e “guincheiros” da região, que faziam o encaminhamento até um ponto e, para dificultar a investigação, baldeavam a carga para outros caminhões.

Na última retirada, na quinta-feira, dia 5 de maio, quando já recaia a suspeita de fraude, a carga foi monitorada pela equipe da Delegacia local. Esta carga saiu de Três Pontas e permaneceu em Santo André (SP) por uma noite. No dia 6, foi descarregada em uma transportadora em Embu das Artes (SP) onde ficou por mais um dia (7), sendo carregada em outro caminhão que, antes de iniciar viagem para o interior do estado paulista, ficou parado até ontem (10) na região do Campo Limpo, cidade de São Paulo.

Na manhã desta terça-feira (10), com apoio da Polícia Civil do Estado de São Paulo (GARRA), a equipe de Três Pontas cumpriu dois Mandados de Busca e Apreensão (MBA) em endereços onde as cargas poderiam estar alocadas. Nestas buscas a carga não foi encontrada, todavia, a investigação avançou e à noite, agora com apoio da Polícia Militar Rodoviária de São Paulo, o caminhão foi interceptado em um posto de gasolina no município de Limeira (SP).

No caminhão estavam não só a carga da última retirada, como a quase totalidade das compras fraudulentas anteriores, o que possibilitará o ressarcimento das vítimas. No ato da abordagem os dois ocupantes do caminhão foram presos e encaminhados à Delegacia de Limeira (SP).

As investigações seguem avançadas na Delegacia de Três Pontas para a identificação dos demais membros e a desarticulação desta Organização Criminosa especializada na aquisição de implementos agrícolas com cartões fraudulentos.

Chargeback, nome dado à Operação, é uma ferramenta utilizada no sistema financeiro quando o titular do cartão contesta alguma cobrança e solicita a devolução do valor. A tradução de chargeback para o português seria algo como “reversão de pagamentos”.

Na tarde desta quarta-feira (11), o delegado de Três Pontas, Dr. Gustavo Gomes, recebeu a Imprensa e relatou aos jornalistas sobre mais este trabalho que a equipe executou com agilidade, inteligência e êxito.

Chargeback
Equipe da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) de Três Pontas:

  • Delegado: Gustavo Gomes.
  • Investigadores: João Paulo de Oliveira Souza, Rodrigo Alexandre Silva, Cássio Miari Branquinho e Guilherme Rodrigues Figueiredo.
  • Escrivão: Sthefani Cleider Barbosa Assunção.

Apoio:

  • Polícia Civil do Estado de São Paulo, através do Departamento de Operações Estratégicas – DOPE/GARRA.
  • Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo.
Polícia Civil de Três Pontas oferece respostas rápidas nas investigações
Agilidade tem sido um dos diferenciais da equipe da PC de Três Pontas. Na foto (de arquivo), o investigador Gustavo Campos, o delegado Dr. Gustavo Gomes, também a delegada Regional da PC em Varginha, Dra. Renata Rezende, e o escrivão Sthefani Assunção