TSE alerta: eleitores que não votaram nas últimas três eleições podem ter título cancelado
Em Três Pontas, 1344 eleitores podem ter o título cancelado; prazo para regularização vai até 19 de maio
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que os eleitores que não votaram, não justificaram e não pagaram as multas referentes às três últimas eleições consecutivas correm o risco de ter o título cancelado. A lista dos eleitores nessa situação está disponível para consulta nos sites do TSE e dos tribunais regionais eleitorais (TREs) e ainda nos cartórios eleitorais de todo o país.
Segundo a chefe do Cartório Eleitoral de Três Pontas, Maria Rosa Guimarães Miari, a recomendação é que os eleitores verifiquem sua situação o quanto antes. “Quem tem o aplicativo e-Título receberá uma notificação sobre o risco de cancelamento. Mas, mesmo sem o APP, é possível fazer a consulta online ou presencialmente no cartório eleitoral”, explica.
Impacto local: centenas de eleitores na lista
Em Três Pontas, 1344 eleitores podem ter o título cancelado, enquanto em Santana da Vargem, o número chega a 90. A chefe do Cartório Eleitoral reforça a importância de regularizar a situação dentro do prazo estabelecido. “Os eleitores que estão nessa situação devem comparecer ao cartório eleitoral ou acessar os canais oficiais para resolver as pendências até o dia 19 de maio. Após essa data, o cancelamento será automático”, alerta.
O título de eleitor cancelado pode gerar dificuldades para o cidadão, como impedimentos na obtenção de passaporte, participação em concursos públicos e matrícula em instituições de ensino superior.

Como regularizar o título de eleitor?
Primeiro, o eleitor faltoso deve verificar se consta da lista dos títulos passíveis de cancelamento. “O serviço é totalmente gratuito e deve ser realizado somente em sites oficiais da Justiça Eleitoral ou aqui no cartório”, confirma Maria Rosa. Em seguida, será necessário fazer o pagamento dos débitos existentes.
Quem preferir regularizar sua situação no cartório eleitoral, deve apresentar os seguintes documentos:
• documento oficial com foto que comprove sua identidade (obrigatório);
• título eleitoral ou e-Título;
• comprovantes de votação;
• comprovantes de justificativas eleitorais; e
• comprovante de dispensa de recolhimento ou, caso não tenha sido dada baixa, os comprovantes do recolhimento das multas.
Em Três Pontas, o expediente vai das 12 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, na Rua Santana, número 4 – Centro.
“Regularizar o título de eleitor é fundamental para garantir seus direitos como cidadão. Não deixe para a última hora. Procure o cartório eleitoral ou acesse os canais oficiais até 19 de maio e evite o cancelamento”, convoca a chefe do Cartório Eleitoral de Três Pontas.
Sintonize mais: Associação Comercial abre inscrições para o concurso da Rainha e Princesas do 3º Viva Três Pontas Rodeio Festival