Três Pontas recebe Campeonato Mineiro de Karatê com mais de 380 atletas, 36 deles da cidade

XVIII Campeonato Mineiro de Karatê da FMKI acontece nos dias 15 e 16 de agosto, reunindo competidores em disputas individuais, por equipes e pelo Cinturão Absoluto

Três Pontas se prepara para receber, neste sábado (15) e domingo (16), o XVIII Campeonato Mineiro de Karatê da FMKI, uma competição que reúne atletas da modalidade em diferentes categorias e coloca a cidade no centro das atenções do karatê mineiro.

Conforme a FMKI, o evento já alcançou sucesso antes mesmo de começar, somando 384 inscritos e mais de 50 equipes representantes de diversas regiões do estado.

E a participação trespontana também será expressiva: 36 atletas da cidade estão inscritos para representar o município nas disputas.

O Campeonato terá competições individuais e por equipes, categorias convencionais, PCD e Cinturão Absoluto, além de estar aberto também a atletas não filiados.

Três Pontas recebe Campeonato Mineiro de Karatê com mais de 380 atletas, 36 deles da cidade
Conforme a FMKI, o evento já alcançou sucesso antes mesmo de começar, somando 384 inscritos e mais de 50 equipes representantes de diversas regiões do estado (Crédito: foto ilustrativa – FMKI – reprodução/arquivo)

Inédito: quem vai conquistar o Cinturão Absoluto?

Entre os destaques da programação está a inédita disputa pelo Cinturão Absoluto Unificado. A competição, que acontecerá no domingo, “promete muita emoção e versatilidade, alternando a cada rodada entre kata e kumite até a grande final, que será decidida no kumite”, conforme explica a FMKI.

Ainda de acordo com os realizadores, haverá premiação especial em dinheiro: 100% do valor arrecadado com as inscrições desta categoria será revertido para os atletas que subirem ao pódio, sendo 50% para o campeão, 25% para o vice-campeão e 25% para o terceiro colocado, além do cinturão e medalhas especiais.

O XIII Campeonato Mineiro de Karatê é promovido pela Federação Mineira de Karatê Interestilos (FMKI), com participação da Confederação Esportiva e Educacional Brasileira de Karatê (CEEBK) e apoio da Prefeitura de Três Pontas, por meio da Secretaria Municipal de Esportes. A Academia Olímpica de Karatê de Três Pontas também apoia o evento.

Três Pontas recebe Campeonato Mineiro de Karatê com mais de 380 atletas, 36 deles da cidade
XIII Campeonato Mineiro de Karatê traz, entre as competições, uma inédita: o Cinturão Absoluto Unificado

Uma conquista para o karatê de Três Pontas

Para o professor Sebastião de Paula Vitor Miranda, o Tiãozinho, sediar uma competição desse porte na cidade representa uma oportunidade importante para os atletas locais e para o fortalecimento do karatê.

“Receber o Campeonato Mineiro em Três Pontas é uma grande conquista para o nosso karatê. É uma oportunidade para os nossos atletas competirem em casa, diante de familiares e amigos, mas também para mostrar a força do trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade”, explica.

Segundo o professor, a realização do Campeonato também contribui para aproximar a comunidade da modalidade e incentivar novas gerações a conhecerem o karatê.

“Um evento como esse vai muito além da competição. Ele traz disciplina, respeito, superação e oportunidade para nossos jovens. Ter atletas de outras cidades aqui também permite essa troca de experiências e faz com que Três Pontas se torne uma referência cada vez maior dentro do karatê”, analisa o professor.

Três Pontas no tatame

Com 36 atletas inscritos, Três Pontas terá uma participação significativa no Campeonato e poderá acompanhar de perto o desempenho dos competidores locais.

Para Tiãozinho, competir em casa tem um significado especial. “Ver 36 atletas de Três Pontas participando é motivo de muita alegria e orgulho. Cada um deles carrega no tatame o resultado de muito treinamento, dedicação e disciplina. Esperamos que eles aproveitem essa experiência e deem o melhor de si”, comenta.

Neste final de semana, o Campeonato chega à cidade trazendo uma mensagem que está na própria identidade da modalidade: honra, disciplina e superação.

Durante dois dias, Três Pontas será ponto de encontro de atletas e amantes do karatê, em uma celebração que valoriza o esporte, incentiva novos talentos e fortalece a modalidade no município.

O Campeonato será realizado no Ginásio Poliesportivo Aureliano Chaves de Mendonça, popularmente chamado de Ginásio Coberto, no Centro da cidade. No sábado, com início previsto para às 14h e no domingo às 8h. Para o público, a entrada é de graça.

Três Pontas recebe Campeonato Mineiro de Karatê com mais de 380 atletas, 36 deles da cidade
“Um evento como esse vai muito além da competição. Ele traz disciplina, respeito, superação e oportunidade para nossos jovens. Ter atletas de outras cidades aqui também permite essa troca de experiências e faz com que Três Pontas se torne uma referência cada vez maior dentro do karatê” (Professor Tiãozinho) – (Crédito: foto ilustrativa – FMKI – reprodução/arquivo)

Sintonize mais: Um grito que pede vida: Três Pontas se une pelo fim da violência contra a mulher