Três Pontas é a cidade mais bem avaliada de MG e a melhor do Brasil dentre os municípios de igual porte
É o que comprova o Índice de Governança Municipal publicado pelo Conselho Federal de Administração (CFA)
O município de Três Pontas obteve o 1º lugar no Índice de Governança dentre todas as 853 cidades de Minas Gerais e o 1º do Brasil dentro do grupo que leva em conta o número de habitantes (de 50 a 100 mil) e o PIB (até 23,379).
Lançado em 2016, o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) foi criado com o intuito de auxiliar gestores públicos a entender, por meio de dados consolidados, quais seriam as possíveis oportunidades de melhorias em seu município.
Ele se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal, uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública, e em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho.
O banco de dados municipais é extraído de bases públicas, tais como Secretaria do Tesouro Nacional, IBGE, PNUD e DataSUs.
O Índice CFA coloca Três Pontas como a cidade mais bem avaliada de Minas Gerais e a melhor do país dentre os municípios de seu porte, com uma pontuação geral de 8,20 pontos.
“Apesar de ser obrigação de todo gestor o trabalho por uma gestão eficiente, a 1ª colocação de Três Pontas em um índice nacional de extrema relevância e validado pelo Conselho Federal de Administração, nos garante que com competência, comprometimento, união e transparência podemos transformar positivamente a realidade de qualquer município do país. Estamos no caminho certo e agradecemos pela confiança de cada um de vocês, cidadãos, na nossa Administração”, comemora Marcelo Chaves, prefeito de Três Pontas.