Solenidade de Passagem de Comando na Polícia Militar de Três Pontas

Autoridades e sociedade civil prestigiam evento que celebra reconhecimento, união e confiança no árduo trabalho em favor da segurança pública

Na manhã desta terça-feira (20), a cidade de Três Pontas foi palco de uma solenidade conjunta marcante: a de Transmissão e Assunção de Comando entre a 151ª Companhia PM, de Três Pontas, e a 207ª Companhia Tático Móvel, responsável pelo recobrimento tático de toda a Unidade Operacional, ou seja, do 24º Batalhão. O evento, realizado no pátio do quartel, reuniu lideranças e representantes da sociedade civil do município e de Santana da Vargem, e ainda membros da Corporação em uma atmosfera de aclamação.

A presença maciça de autoridades, incluindo o vice-prefeito municipal, Luis Carlos da Silva (Luisinho), vereadores, o deputado estadual Mário Henrique Caixa, o prefeito de Santana da Vargem, José Elias – e integrantes da Polícia Civil, Polícia Penal, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Guarda Civil Municipal e outros segmentos, tais como o empresarial, destacou a importância atribuída à segurança pública na região. O novo comandante, Capitão Luiz Paulo Pereira Rezende, foi calorosamente recebido e parabenizado, em um gesto simbólico de continuidade e apoio institucional. Ao Capitão Júlio César Gomes Soares, que esteve à frente da 151ª Companhia de Polícia Militar por quatro anos, foram direcionadas palavras de agradecimento e votos de sucesso na nova missão agora no comando da 207ª Companhia PM Tático Móvel, em Varginha.

Solenidade de Passagem de Comando na Polícia Militar de Três Pontas
No dispositivo de honra, a Ten Cel Bianca – comandante do 24º Batalhão PM, e os capitães Gomes e Rezende (Crédito: Hecio Rafael)

Público prestigia solenidade de Passagem de Comando da Polícia Militar, em Três Pontas (Crédito: SintonizeAqui)

Ao se despedir das funções na 151ª, Capitão Gomes destaca que parcerias foram fundamentais para o avanço da Companhia, consequentemente para intensificar a segurança da população

Na belíssima cerimônia militar, Capitão Gomes foi o primeiro convidado à tribuna. Em seu discurso, enfatizou a importância das parcerias entre a Polícia, poderes e população para o fortalecimento da segurança. Ele reconheceu que teve bastante trabalho ao assumir a Companhia, sucedendo Capitão Bruno. Isso porque, explicou, seu antecessor havia feito um trabalho de excelência tanto nas questões administrativas quanto nas questões operacionais. “Então, para mim realmente foi um desafio, naquele momento, assumir o comando da 151ª, mas fui muito bem acolhido e começamos a fazer o nosso trabalho, colocando, então, um pouquinho do nosso tempero”, recordou – visivelmente emocionado.

Solenidade de Passagem de Comando na Polícia Militar de Três Pontas
Capitão Gomes comandou a 151ª Companhia PM, em Três Pontas, por exatos quatro anos e 30 dias (Crédito: SintonizeAqui)

Sobre as conquistas, Capitão Gomes citou a redução dos índices de criminalidade que já vinham caindo sob o comando do Capitão Bruno, e a concretização do audacioso projeto do Sistema de Vídeo Monitoramento, com câmeras instaladas em todas as entradas/saídas da cidade. Aqui, enfatizou o fundamental apoio do deputado federal Diego Andrade, do deputado estadual Mário Henrique Caixa, da Prefeitura Municipal administrada pelo prefeito Marcelo Chaves Garcia – dentre outros.

A tropa também recebeu destaque especial, sendo elogiada por sua dedicação e profissionalismo no cumprimento do dever. Suas contribuições foram reconhecidas publicamente, o que evidenciou a importância do trabalho árduo desses profissionais. “Vocês são exemplo. Cada um de vocês foi tudo para mim aqui. Sem vocês não teria feito nada, não teria conseguido. Então, a minha eterna gratidão”, mencionou, se dirigindo aos membros da Corporação, estendendo o agradecimento a todos os presentes na solenidade e à população que passou a integrar, “honradamente” – como ele citou – já que ostenta o Título de Cidadania Honorária Trespontana.

Comandantes elogiam atuação, reconhecendo e valorizando suas tropas (Créditos: SintonizeAqui)

Finalizando, Capitão Gomes assegurou que está satisfeito em servir à nova fração da Polícia Militar de Minas Gerais. “Vocês têm um comandante. Estarei com vocês onde forem e espero onde colocar meus pés que vocês coloquem também. Não vou deixar ninguém na mão. Eu sei que vocês também não vão me deixar porque este é o espírito da Companhia Tático Móvel”, estimulou seus novos colegas, reafirmando que o compromisso visa sempre o bem-estar da população sul-mineira.

Ao assumir o comando, Capitão Rezende reforça compromisso com a Instituição, com a comunidade e colegas de trabalho, traz um apelo humanitário e familiar em suas palavras, mas também rigor ao anunciar que o combate ao crime prosseguirá com firmeza

Em seu pronunciamento, o novo comandante da Companhia da Polícia Militar em Três Pontas demonstrou gratidão à tropa com quem atuou nos últimos dois anos e reconheceu o apoio da família. Pediu permissão para quebrar o protocolo e ter seu pai, Luiz Carlos de Rezende, Tenente-Coronel da Reserva, ali ao seu lado. “Um momento de felicidade, né? Em poder abraçá-lo, ele que é um dos corresponsáveis por tudo que eu desenvolvi na minha carreira até hoje, nesses mais de 16 anos de Polícia. Foi ele quem puxou minha orelha quando precisava puxar. Foi ele o meu braço direito em muitos momentos de dificuldade. Então, a você, meu pai, e também à minha mãe, ao meu irmão, todo o meu carinho, o meu respeito e meu amor”, declarou.

Solenidade de Passagem de Comando na Polícia Militar de Três Pontas
Capitão Rezende assume o comando da 151ª Cia PMMG, em Três Pontas (Crédito: SintonizeAqui)
Capitão Rezende agradece o apoio e o incentivo do pai, o Tenente-Coronel da Reserva, Luiz Carlos (Crédito: PMMG)

Logo após a cerimônia, em entrevista coletiva, Capitão Rezende comentou que não há comando sem ajuda, chamando então, mais uma vez, a tropa e a população para a união de forças em nome do bem-comum. Disse que chega com um papel agregador e que preza pela questão humanitária, sobretudo no trato aos amigos de profissão, uma atividade demasiadamente difícil – conforme analisa.

“A Polícia Militar não deixa de agir com o rigor da Lei. A criminalidade pode ter certeza que, o que já era difícil para eles, vai piorar no que depender da gente. Temos, sim, nossos problemas aqui em Três Pontas e em Santana da Vargem, mas com índices muito aceitáveis para a realidade na qual estamos inseridos. A população pode ficar tranquila. Tudo vai correr muito bem e teremos um ótimo comando”, pontuou com firmeza, o Capitão Rezende.

Comandante do Batalhão, a Tenente-Coronel Bianca Grossi reconhece doação integral dos comandantes e deposita confiança de que eles continuarão prestando atendimento de excelência à Instituição e população

Na oportunidade, a Tenente-Coronel Bianca Grossi Silveira Campos Pinto, comandante do 24º Batalhão, esclareceu que a Passagem de Comando é uma ação muito bem estudada, planejada com foco na Instituição, na formação dos oficiais, na geração de  experiências que cada um precisa ter dentro de suas habilidades e qualidades e, enfim, no atendimento às necessidades de cada Companhia. “Mas não se enganem, Deus tem um plano maior para tudo isso e, com certeza, cada um desses comandantes vai fazer a diferença ali em cada um desses locais que eles estão ocupando agora”, completou.

Solenidade de Passagem de Comando na Polícia Militar de Três Pontas
Para a Ten Cel Bianca Grossi a troca de comando é uma ação necessária para atender às necessidades da PMMG e das comunidades, além de importante para a trajetória profissional dos oficiais

A comandante do 24º Batalhão afirmou que com auxílio das duas tropas, da 151ª e da 207ª, a PM continuará prestando serviços de excelência à região. “Vocês terão um grande desafio pela frente, porque é muito fácil quando a gente chega para comandar um lugar onde tem muitos problemas, onde a criminalidade está alta, onde a companhia está ruim, onde não tem estrutura, porque o que a gente faz ali já é visto como muito bom. Só que vocês dois estão chegando em Companhias onde o trabalho que foi realizado anteriormente foi de excelência. O trabalho do Capitão Rezende na 207ª foi de excelência, o trabalho do Capitão Gomes aqui na 151ª foi de excelência. Quando a gente conversa com as tropas, a gente vê que nenhuma delas queria mudança de comando. Dessa forma, a gente vê o quanto os dois estavam sendo bons comandantes. Então, será um desafio grande. Agradeço por serem policiais militares profissionais, de tanto compromisso com a Instituição e eu tenho certeza que a nossa unidade vai continuar crescendo cada vez mais na segurança pública e trazendo a paz social para nossa comunidade”, detalhou a Tenente-Coronel.

Segundo a Ten Cel PM Bianca, os capitães Gomes e Rezende realizaram um trabalho de excelência e ela tem plena convicção de que o empenho desses comandantes terá continuidade

A Passagem de Comando foi vista como uma oportunidade de renovação e motivação para todos os membros da Corporação, cujos comandantes se comprometeram a continuar caminhando ao encontro de resultados relevantes.

Ao final da cerimônia ficou evidente que as palavras-chave para descrever aquele momento eram: reconhecimento, parceria, confiança e comprometimento. A Troca de Comando na Polícia Militar de Três Pontas não apenas marcou uma transição institucional, mas reforçou os laços entre a Corporação, as autoridades e a comunidade, promovendo uma sensação de união e credibilidade no trabalho conjunto pela segurança pública.


Sintonize mais: PM apreende mais de 400 pinos de cocaína durante patrulhamento no bairro Santa Inês, em Três Pontas