Secretário de Saúde de Minas anuncia custeio de UTI para a Santa Casa de Três Pontas e garante mais de R$ 2 milhões por ano para o Hospital
Recurso estadual vai fortalecer atendimento de pacientes graves, ampliar cirurgias complexas e trazer mais segurança para a saúde de Três Pontas e microrregião
A noite desta quarta-feira (13) marcou um momento histórico para a saúde pública de Três Pontas e região. Durante visita à Santa Casa da cidade, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti Vitor, anunciou a liberação do custeio estadual para sete leitos de UTI já implantados no Hospital, mas que ainda aguardam habilitação federal definitiva.
Acompanhado do deputado federal Diego Andrade, do superintendente Regional de Saúde de Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, além de autoridades municipais e lideranças da saúde, o secretário confirmou que o primeiro pagamento adiantado – referente a dois meses de custeio – deve ser liberado nos próximos dias, no valor de R$ 340 mil. Depois disso, os repasses passarão a ocorrer por quadrimestre, garantindo previsibilidade financeira ao Município e à Santa Casa.
De acordo com o secretário, o anúncio vai além de números, representando segurança para pacientes que dependem de um leito de terapia intensiva para sobreviver.

Hoje, os sete leitos em questão já funcionam, atendem pacientes de Três Pontas e de toda a microrregião de saúde, mas vinham sendo mantidos com grande esforço do Hospital, da Prefeitura e de emendas parlamentares.
Com o novo custeio estadual, a Santa Casa passará a receber mais de R$ 2 milhões por ano para manter a estrutura da UTI. Um recurso considerado fundamental para fortalecer o atendimento hospitalar, ampliar a capacidade cirúrgica e dar mais estabilidade ao sistema de saúde regional.
Recebido pelo provedor da Santa Casa, Michel Renan Simão Castro, pelo prefeito Luis Carlos da Silva (Luisinho), pelo vice-prefeito Maycon Machado, pela secretária municipal de Saúde, Giovânia Rabello Pereira, vereadores, conselheiros, profissionais da saúde e lideranças regionais – dentre elas o prefeito de Santana da Vargem, Argemiro Galvão – o secretário percorreu diversos setores do Hospital, conversou com equipes e percebeu “in loco” a evolução da instituição nos últimos anos.




Secretário visitou setores da Santa Casa e deixou transparecer satisfação diante da estrutura física e operacional da instituição hospitalar
Embora acompanhasse as demandas da Santa Casa e os investimentos realizados no Hospital, como a implantação da Hemodiálise e aquisição de equipamentos, esta foi a primeira visita oficial de Fábio Baccheretti à instituição.
Segundo ele, o convite feito por Diego Andrade foi decisivo para que pudesse conhecer de perto uma realidade que já chamava atenção em Belo Horizonte pelos investimentos e resultados apresentados.
O secretário explicou que, durante a pandemia da Covid-19, Minas Gerais abriu quase 300 leitos de UTI. Porém, no período pós-pandemia, muitos hospitais passaram a enfrentar dificuldades para manter o financiamento dessas estruturas. Diante disso, o governador Mateus Simões determinou, no fim do ano passado, a criação de uma política pública para garantir mais tranquilidade aos municípios que mantiveram UTIs em funcionamento.
“Em vez de criar e esperar uma longa série histórica para habilitar os CTIs, decidimos apoiar leitos que já estavam funcionando e atendendo a população”, explicou. Segundo Fábio Baccheretti, a medida garante que hospitais como a Santa Casa de Três Pontas recebam o cofinanciamento estadual enquanto aguardam a habilitação federal.
“Isso significa mais de R$ 2 milhões por ano para um Hospital que já fazia esse trabalho praticamente sozinho, muito sustentado pelo esforço da própria Santa Casa, do Município e das emendas parlamentares”, afirmou.

O secretário destacou ainda que cada recurso destinado a uma instituição filantrópica retorna diretamente em benefícios à população.
“Percebi um Hospital em crescimento, ampliando internações, cirurgias eletivas e sua importância para a microrregião. Esse recurso fará muita diferença e será muito bem aplicado”, disse.
Outro ponto destacado por Fábio Baccheretti foi o desempenho da Santa Casa no Programa Opera Mais, Minas Gerais. Segundo ele, o Hospital realiza atualmente três vezes mais cirurgias eletivas do que fazia antes da pandemia. Parte dessas cirurgias mais complexas, porém, dependia da disponibilidade de leitos de UTI. Com o fortalecimento do setor, a expectativa é ampliar ainda mais a capacidade cirúrgica da instituição. “Isso cria um círculo virtuoso: aumenta a produção hospitalar, melhora o atendimento regional e futuramente amplia também os recursos federais recebidos pelo Hospital”, esclareceu.
Durante a visita, o secretário também ressaltou que conhecer pessoalmente o Hospital São Francisco de Assis ajuda o Governo de Minas a identificar instituições que demonstram capacidade técnica, gestão eficiente e compromisso regional.
“O governador sempre fala isto comigo: precisamos saber onde investir. O orçamento não permite fazer tudo que gostaríamos, então buscamos bons parceiros, hospitais comprometidos e municípios que trabalham unidos. Certamente, minha vinda aqui é para trazer não só o anúncio do qual o Hospital é merecedor, mas também para eu ver de perto tudo e sair com novas ideias para que depois nós consigamos trazer mais recursos”, afirmou.
Dr. Fábio ainda adiantou que o governador Mateus Simões deverá visitar Três Pontas em breve.
Diego Andrade destaca união de forças em prol da saúde
O deputado federal Diego Andrade ressaltou que a conquista é resultado da união entre Hospital, Prefeitura, Governo de Minas, parlamentares e profissionais da saúde a quem se dirigiu com elogios e agradecimentos por desempenharem suas funções com maestria.
Segundo ele, a UTI de Três Pontas acabou ficando fora do primeiro credenciamento amplo realizado pelo Ministério da Saúde no pós-pandemia porque a aprovação da Vigilância Sanitária ocorreu pouco depois do prazo estipulado para o credenciamento.
Enquanto isso, a manutenção vinha sendo sustentada por emendas parlamentares e, especialmente, pelo Município. “A Prefeitura vinha assumindo esse custeio porque não queria fechar os leitos. Era um esforço enorme para continuar salvando vidas”, enfatizou. Diego afirmou que a confirmação do custeio estadual traz alívio financeiro ao Município e permite que novos investimentos sejam feitos na saúde pública.

O deputado também destacou outros avanços recentes da cidade, tais como a habilitação do CER 4 na Apae, e ainda comentou sobre melhorias aplicadas ao Hospital Bom Pastor de Varginha. Ao citar Mario Henrique Caixa, contou sobre o encontro, no início da semana, em que o deputado estadual relatou sobre as unidades básicas de saúde em construção em Três Pontas, obras que avalia como importantíssimas, especialmente no quesito prevenção.
“A política de verdade é feita com entrega real”, afirmou Diego Andrade, agradecendo ao governador Mateus Simões e ao secretário de Estado de Saúde.
“Nosso lucro é salvar vidas”, diz provedor
Em um dos momentos mais marcantes do encontro, o provedor Michel Renan falou sobre a realidade enfrentada diariamente pela equipe da Santa Casa. Segundo ele, que está à frente do Hospital São Francisco de Assis há nove anos, a UTI trabalha acima da capacidade, já que existem leitos de retaguarda no Pronto Atendimento Municipal (PAM). “Conviver com 100, 105, 106% da ocupação é lidar diariamente com o sofrimento das famílias enquanto buscamos vagas na UTI e tentamos salvar vidas. Então, hoje damos um passo gigante com benefício para a população de Três Pontas e para a população da região”, relatou.
Michel reforçou que o fortalecimento da UTI permitirá ampliar cirurgias mais complexas, reduzindo sofrimento e garantindo mais dignidade aos pacientes.

Ele também lembrou que a Santa Casa vem investindo constantemente em qualificação e tecnologia, contando atualmente com a mesma equipe de coordenação de CTI de hospitais de referência como o Hospital da Baleia e o Felício Rocho.
Ao agradecer a visita do secretário, afirmou: “nosso lucro é salvar vidas. Cada sofrimento que conseguimos minimizar é o resultado que realmente importa”.
Prefeito destaca esforço coletivo
Segundo o prefeito Luis Carlos da Silva a conquista do custeio estadual é resultado de um esforço coletivo. Na oportunidade, ele recordou que, desde o início, houve grande mobilização – a partir do provedor Michel Renan – para que os leitos fossem implantados e mantidos em funcionamento, o que aconteceu mesmo diante das dificuldades financeiras enfrentadas pela Administração.

Luisinho relembrou, por exemplo, que a Prefeitura investiu cerca de R$ 600 mil em equipamentos para a UTI e mencionou o Legislativo como fundamental nas ações. Também recordou que, como profissional da saúde, atuou na Santa Casa por 30 anos. “Vi este Hospital pequeno e ver tudo que o Michel tem feito aqui me emociona”, disse, e encerrou com agradecimentos, especialmente ao governador Mateus Simões e ao secretário de Estado, Dr. Fábio.
Atualmente a Santa Casa de Três Pontas conta com 20 leitos de UTI. Dez deles já são habilitados junto ao Governo Federal.







Visita do secretário de Estado, Fábio Baccheretti foi acompanhada por autoridades políticas, lideranças e profissionais da saúde da Santa Casa de Três Pontas
Sintonize mais:
. Veja aqui mais fotos da visita
. ACAITP promove palestra com Juliana Mendonça sobre vendas para o poder público e licitações
