Psicólogos de Três Pontas participam de Encontro Anual e brindam a aproximação do dia dedicado a esses profissionais
Confraternização é realizada desde 1994 com o objetivo de fortalecer o vínculo e a união da categoria
Conversar sobre desafios, conquistas, avanços, inovações no segmento; comemorar a escolha da profissão fundamental para a sociedade em todos os tempos, uma importância que na atualidade ganhou ainda mais destaque no período da pandemia e neste pós-Covid-19. Simplesmente estar – com um pouco de calma – na companhia dos amigos. Esses motivos concretizaram, na noite de ontem (24), o Encontro Anual dos Psicólogos de Três Pontas.
A reunião festiva é realizada desde 1994, com exceção dos dois anos de pandemia, por iniciativa de Jorge Augusto Marinho de Lima e um pequeno grupo de psicólogas, com intuito de estimular um clima de colaboração e fraternidade entre os profissionais, fortalecendo o vínculo e a união da categoria.
Desta vez, os profissionais tiveram pelo menos mais três motivos para comemorar: a oportunidade de estar presente depois de todas as ameaças e restrições trazidas pelo novo Coronavírus, o aniversário de 60 anos de Psicologia no Brasil que serão completados neste sábado (27) e também os 42 anos de Psicologia em Três Pontas.
Aproveitando a data, os psicólogos de Três Pontas contam um pouco desta história. Veja a seguir.
27 de agosto – Dia do Psicólogo
60 anos de Psicologia no Brasil – 42 anos de Psicologia em Três Pontas
A Psicologia foi regulamentada como ciência e profissão no Brasil em 27 de agosto de 1962, e ao longo dessas seis décadas tem se fortalecido como espaço de atuação técnica, científica e política de promoção de cuidado à saúde e da dignidade humana.
Segundo estatísticas do Conselho Federal de Psicologia do ano de 2022, o Brasil conta com 427.476 profissionais. Minas Gerais é o terceiro estado com maior número de psicólogas (os), com 44.373 profissionais. Em Três Pontas a Psicologia deu início em 1980, com a pioneira Cristina Resende. Atualmente são cerca de 90 profissionais na cidade.
Apesar de haver questionamentos sobre o trabalho do profissional de Psicologia, é importante salientar que o campo de atuação do psicólogo é amplo e interage com uma diversidade de segmentos da sociedade. Estes profissionais estão presentes nos consultórios particulares, nas escolas, hospitais, penitenciárias, asilos, centros de atendimento a crianças e adolescentes, empresas e outros. Em cada uma dessas áreas o psicólogo utiliza os seus conhecimentos técnicos para compreender os padrões de comportamento e de pensamento que podem fazer com que as pessoas sofram. Dessa forma, ele consegue tratar e prevenir transtornos mentais, além de cuidar e promover saúde mental, o que diferencia o profissional de Psicologia de outras terapias sem regulamentação.
“Neste dia 27 de agosto, em que comemoramos o Dia do Psicólogo, reiteramos o nosso compromisso social de estarmos sempre trabalhando para a saúde e o bem-estar emocional das pessoas, pautando nosso trabalho na ética e rigor técnico. Agradecemos a confiança que todas as pessoas depositam em nosso trabalho. E, estamos à disposição sobre quaisquer esclarecimentos que se faça necessário acerca da nossa atuação”, finalizam os profissionais trespontanos.