Pit Stop Outubro Rosa desperta Três Pontas para prevenção ao Câncer de Mama
Evento nesta quinta-feira (16) unirá entidades e mulheres empreendedoras em ação de conscientização na Praça da Fonte
Cuidar da saúde é um ato de amor e falar sobre prevenção é salvar vidas. Na próxima quinta-feira (16), a cidade de Três Pontas sediará o Pit Stop Outubro Rosa, organizado pela ACAITP e pelo braço feminino da instituição, a ACAITP Mulher, em parceria com outras entidades e mulheres empreendedoras. A partir das 9h30min, na Praça “da Fonte”, haverá orientação, troca de informações e apoio à causa.
Durante o evento, estarão disponíveis orientações de saúde, rodas de conversa sobre prevenção, distribuição de brindes especiais e um ambiente dedicado ao acolhimento da mulher. Os realizadores do evento convidam toda a comunidade a participar e espalhar a corrente do cuidado e da informação.
Dados
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que 73.610 novos casos de Câncer de Mama sejam registrados até 2025, com uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, e que a doença cause 18 mil mortes. Embora rara, a doença também pode acometer homens, representando cerca de 1% dos casos. Em termos de mortalidade, a doença representa a primeira causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil, com taxas ajustadas por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil, ou seja,18.139 óbitos.
Entre os grupos de risco destacados por especialistas estão mulheres com mais de 50 anos, histórico familiar, uso prolongado de anticoncepcionais, menopausa tardia e fatores como obesidade, sedentarismo e consumo excessivo de álcool. Para prevenir, recomenda-se exame regular, como a mamografia, além da adoção de hábitos saudáveis de vida.
Conscientização e Acolhimento
Os organizadores informam que o Pit Stop é uma ação concreta para fortalecer a conscientização local em meio ao Outubro Rosa, mês dedicado mundialmente à luta contra o Câncer de Mama. A participação ativa da comunidade, tanto mulheres quanto homens, pode ampliar o alcance da mensagem de que prevenir e detectar a doença precocemente salvam vidas.
“Venha com a gente: cuide-se, compartilhe conhecimento e fortaleça essa rede de empatia e informação”, reforçam os realizadores do evento.

Sintonize mais: 1º Congresso Venda na Prática movimenta Três Pontas com apoio institucional e público envolvido
