Operação Natalina: PM apresenta realidade local sobre furtos praticados no comércio para que trespontanos possam aplicar dicas de segurança
Ação preventiva da PM, dos comerciantes e da população em geral é fundamental para que todos possam trabalhar e comprar com tranquilidade
O movimento no comércio cresce à medida que o Natal se aproxima e segundo o Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio-MG, 77,2% do comércio varejista do estado será impactado pela data, com 40% dos empresários esperando resultados ainda melhores em comparação ao ano anterior. Com o clima propício para as vendas, os comerciantes tendem a caprichar no estoque, na montagem das vitrines e gôndolas, nas promoções, na contratação de novos vendedores.
Tudo isso é fundamental para impulsionar as vendas, mas o período exige uma outra ação dos empresários do comércio e da população em geral: adotar ou redobrar medidas de segurança para evitar a ação dos criminosos que aproveitam o grande fluxo de pessoas nos estabelecimentos e nas ruas da cidade – e ainda a injeção financeira no mercado, sobretudo com o pagamento do 13º salário – para praticar furtos e roubos.
Segurança em Três Pontas, principalmente neste mês de festas, foi assunto abordado pela Polícia Militar na noite de ontem (4). Diretores, associados e colaboradores da Associação Comercial e Agroindustrial (AcaiTP), Sala Mineira do Empreendedor, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Condes) e do Observatório Social do Brasil-Três Pontas (OSBTP) ouviram atentamente as informações e recomendações da PM elaboradas com o objetivo de que todos possam trabalhar e fazer suas compras com tranquilidade.
Na oportunidade, o capitão da 151ª Companhia de Polícia Militar de Três Pontas, Júlio César Gomes Soares, destacou que para lançar a Operação Natalina há um estudo minucioso dos crimes ocorridos no município. Disse ainda que nesta época, especial atenção é dada aos crimes contra o patrimônio e que toda a estratégia de orientação aos comerciantes, comunidade e de reforço no policiamento é baseada neste levantamento. “A Polícia Militar está sempre à disposição. Nós estamos de portas abertas na Companhia para qualquer demanda que vocês apresentarem”, enfatizou o capitão Júlio César.
Em seguida, ele passou a tarefa da explanação para o tenente Júlio Flávio que começou apresentando estatísticas locais. Entre os dados, mostrou que a maioria dos furtos praticados na cidade de 2020 a 2022 aconteceu em residências. Já os 26% dos furtos registrados em estabelecimentos comerciais de Três Pontas tiveram maior incidência à noite, a partir da zero hora, justamente quando há ausência de vigilância por parte dos proprietários e menor trânsito de pessoas. Os casos de roubo aconteceram entre 18 horas e zero hora.
Conhecer para proteger
De acordo com o tenente, é importante que a população conheça a realidade local para alinhar as possibilidades de ação dos criminosos às dicas de segurança que são frequentemente divulgadas pela PM.
Neste sentido, Júlio Flávio falou, entre outros pontos, sobre o triângulo do crime, ou seja, a teoria de que “a ocasião faz o ladrão”: motivação (pessoa disposta a furtar/roubar), técnica (condições que esta pessoa desenvolve para praticar o delito) e oportunidade. Aqui, conforme explicou o tenente, há uma série de medidas públicas e privadas capazes de criar obstáculos para a execução do crime. Citou, por exemplo, o monitoramento local por câmeras, portas reforçadas, iluminação e cuidado recíproco – ou seja, uma pessoa cuidando da outra (Rede Comércio Protegido e Rede de Vizinhos Protegidos).
Operação Natalina 2023: tenente Júlio Flávio durante explicação da teoria do “Triângulo do Crime”
“Estamos falando de prevenção no comércio, de período natalino, de como a Polícia Militar em parceria com a comunidade pode contribuir para que o desfecho seja positivo e favorável para todos nós. Apesar da Polícia Militar estar na condição de promover segurança pública, todos nós temos uma coparticipação nisso. A Polícia Militar sozinha não consegue alcançar os objetivos que eu digo, são NOSSOS objetivos”, conclamou os trespontanos à participação no combate à criminalidade.
Prevenção contínua
Outra informação sobre a realidade local apresentada no encontro desta segunda-feira mostra que Três Pontas teve uma redução acima de 15% neste ano em comparação com o mesmo período de 2022 quando o assunto é furto no comércio. Em 2023, considerando o segundo semestre, a redução acumulada chega próximo de 40%.
Pesa para essa queda, o fato de todos os crimes cometidos na cidade serem tabelados e analisados mensalmente, o que possibilita a elaboração de estratégias contínuas de coibição dos criminosos por parte da PM, por exemplo, frequentes abordagens, detenções e prisões.
A apresentação da Operação Natalina terminou com a afirmação de que Três Pontas é uma das cidades mais seguras da região e com o desejo manifestado pela Polícia Militar de que autoridades, lideranças, empresários do comércio e demais cidadãos atuem efetivamente contra a criminalidade para que o município continue nesta feliz “liderança”.
Parte do público que se reuniu no Centro Cultural “Milton Nascimento” para acompanhar as informações da Polícia Militar
Sintonize mais: Cartinhas para o Papai Noel já estão disponíveis para adoção na agência dos Correios de Três Pontas