Minas Gerais começa vacinação ampliada contra a Meningite

Podem ser imunizados contra a Meningite C jovens de 16 a 30 anos, estudantes universitários e técnicos e profissionais de saúde e da educação

Começou nesta quinta-feira (3), em Minas Gerais, a ampliação do público-alvo para imunização com a vacina Meningocócica C. Poderão ser vacinados contra a Meningite jovens de 16 a 30 anos, estudantes e, sem limite de idade, professores e trabalhadores da educação superior e profissionais de saúde.

O imunizante estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do Estado, para a faixa etária ampliada, até fevereiro de 2023. A primeira remessa de imunizantes vai contar com 587,1 mil doses que serão distribuídas para todas as regiões de Minas.

A vacina Meningocócica C (Conjugada) está contemplada no Calendário Nacional de Vacinação e é recomendada aos três e cinco meses de vida e um reforço com 1 ano de idade. Além disso, atualmente, também está disponível para adolescentes de 11 e 14 anos.

“A Meningite C é uma doença que podemos prevenir por meio da vacinação. Portanto, não podemos abrir mão de vacinar. Seguimos agora com duas metas: alcançar 95% de imunização entre as crianças de 1 ano de idade e imunizar este novo público”, disse o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.

Minas Gerais começa vacinação ampliada contra a Meningite
(Crédito: Gil Leonardi/Imprensa MG)

Três Pontas

As Unidades Básicas de Saúde de Três Pontas já estão atendendo o público-alvo da campanha ampliada contra a Meningite C. O número de doses do imunizante deverá ser aumentado no município já nos próximos dias. A informação é da coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) na cidade, enfermeira Lara Miranda.

Minas Gerais começa vacinação ampliada contra a Meningite - Esquema vacinal em Três Pontas
Esquema vacinal de Três Pontas para a campanha ampliada contra a Meningite

A doença

A Meningite Meningocócica é causada pela bactéria “Neisseria meningitidis (meningococo)” e se caracteriza por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. A vacinação é a principal maneira de prevenir a doença. As vacinas são seguras e eficazes, protegendo as pessoas contra a doença.

O sorogrupo de meningococo mais frequente no Brasil é o C, razão pela qual a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação da criança pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Desde então, o número de casos de todos os tipos de meningite caiu quase três vezes no país, e o de casos do tipo C caiu quase quatro vezes.

(Fonte: Agência Minas)