Três Pontas já está sediando a Etapa Microrregional do JEMG 2024
Jogos começaram, mas a Cerimônia de Abertura será nesta segunda (6), às 19 horas, no Ginásio “Coberto”, com a presença das delegações de 28 municípios
Atletas que compõem delegações de 28 municípios sul-mineiros ligados à Superintendência Regional de Ensino de Varginha (SRE Varginha) vão adentrar a quadra do Ginásio Poliesportivo “Aureliano Chaves de Mendonça”, em Três Pontas, na noite desta segunda-feira (06). Às 19 horas, eles participam da Abertura Oficial dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG 2024), Etapa Microrregional.
Pela manhã já foi possível ver a galera uniformizada transitando animadamente pela cidade ou encarando os primeiros desafios nas quadras e ginásios municipais e também nas escolas estaduais onde os estudantes-atletas estão alojados. Outro local que está recebendo os jogos é o Trespontano Olímpico Clube (TOC).
Considerado momento único do esporte escolar, o JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).
A Etapa Microrregional sediada por Três Pontas vai até domingo (12), disputada nas seguintes modalidades:
Basquetebol Feminino Módulos I e II / Basquetebol Masculino Módulos I e II.
Ginásio Poliesportivo Aureliano Chaves de Mendonça.
Travessa São Luís, 64, bairro Centro.
Futsal Feminino Módulos I e II.
Escola Estadual Monsenhor João Batista da Silveira.
Rua Santa Catarina, 42, bairro Santa Inês.
Futsal Masculino Módulo I.
Escola Estadual Professora Marieta Castro.
Rua Alfredo Dixini, 585, bairro Aristides Vieira de Mendonça.
Futsal Masculino Módulo II.
Ginásio Poliesportivo Delvo Correa de Figueiredo.
Rua Dr. Carvalho de Mendonça, s/nº, bairro Padre Vitor.
Handebol Feminino Módulo I / Handebol Masculino Módulo I.
Escola Estadual Jacy Junqueira Gazola.
Rua Prof. José Vieira de Mendonça, 46, bairro Centro.
Handebol Feminino Módulo II / Handebol Masculino Módulo II.
Escola Estadual Deputado Teodósio Bandeira.
Travessa São Luís, 64, bairro Centro.
Voleibol Feminino Módulos I e II.
Trespontano Olímpico Clube – TOC.
Rua Martiniano de Carvalho, 99, bairro Jardim Brasil.
Voleibol Masculino Módulos I e II.
Escola Estadual Presidente Tancredo Neves.
Rua Sério Tiso, 955, bairro Santa Edwiges.
Xadrez
Escola Estadual Professora Maria Augusta Vieira Correa.
Rua Dr. Artur Brandão, 73, bairro Botafogo.
A etapa conta com apoio da Prefeitura – através das secretarias municipais de Educação, de Esportes, de Cultura, Lazer e Turismo, e de Obras – além da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Três Pontas (OAB-TP).
Boas-vindas
Conforme explica a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, no JEMG 2024 haverá a participação presencial de atletas dos 853 municípios mineiros, o que, segundo ela, é de extrema significância para a saúde física e emocional dos estudantes.
“Mais do que possibilitar a identificação de novos talentos esportivos, o JEMG contribui para o desenvolvimento individual e social de cada um. Além disso, fortalece o vínculo dos estudantes com a escola, inibindo a evasão escolar”, destaca a secretária.
Antecipando as boas-vindas, em nota publicada no Boletim 1 – SRE Varginha do JEMG 2024, o prefeito de Três Pontas, Marcelo Chaves Garcia comentou que esta é uma oportunidade ímpar de celebrar o talento, a dedicação e a paixão pelo esporte que brilha em nossos jovens. “Vocês, jovens talentosos, representam o futuro do esporte em nossa região. É uma honra imensa abrir as portas de nossa cidade para recebê-los, vindos de 28 municípios, para competirem em uma atmosfera de amizade, respeito e superação”, mencionou.
A Comissão Organizadora da Cidade-Sede de Três Pontas é composta pela secretária municipal de Educação, Mariane Pimenta, e pelos professores de Educação Física André Luís Silva, Gabriel Brito (Bibi), Erika Reis e Valquíria Cruz.
Sintonize mais: Estreia bem-sucedida do Rally de Beach Tennis Feminino motiva TOC a realizar competição masculina