Eleitores participam da escolha dos novos Conselheiros Tutelares de Três Pontas

Homologação da Eleição será realizada nesta quarta-feira (04). Dos cinco eleitos titulares, duas mulheres já atuam como conselheiras e um homem entra para o time do próximo quadriênio

Cidadãos participaram neste domingo (01/10) da eleição unificada, escolhendo em todo o Brasil, os integrantes do Conselho Tutelar para o próximo quadriênio. Em Três Pontas, mais de 2.000 eleitores compareceram à Escola Municipal “Cônego Vitor” para exercer o direito ao voto. No local, foram disponibilizadas cinco urnas. De acordo com Sérgio Vitor Nogueira – presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) – órgão responsável por todo o processo da escolha na cidade, a eleição transcorreu dentro da normalidade.

Dos cinco candidatos eleitos titulares, duas mulheres já atuam como conselheiras tutelares em Três Pontas. Cristina Helena Silva (Tininha) e Mariângela Mendonça Ferreira. Os outros três vão estrear na missão. O único homem na disputa foi eleito: José Rodrigo Ferreira. Os demais 12 concorrentes ao cargo, ficam como suplentes, respeitando a ordem de votos recebidos.

Confira o resultado

Conselheiros Tutelares de Três Pontas Eleitos Titulares:

  • Jucéa Maria de Andrade (Céia): 341 votos
  • José Rodrigo Ferreira: 288 votos
  • Cristina Helena Silva (Tininha): 228 votos
  • Sandra Marcelino: 218 votos
  • Mariângela Mendonça Ferreira: 173 votos
Eleitores participam da escolha dos novos Conselheiros Tutelares de Três Pontas

Conselheiros Tutelares de Três Pontas Suplentes:

Maira Cardoso Vieira com 165 votos, Sandrelle dos Santos: 142, Alice Carvalho: 103, Thelma Vilela: 98 votos, Flávia Oliveira: 78, Flaviane Portugal: 68, Laura Almeida: 64, Sabrina Tiso: 56, Rita Brasil: 29, Samantha Nunes: 27, Roberta Silva: 24 e Keila Cristina Vieira: 02 votos.

A homologação acontecerá nesta quarta-feira (4). Os conselheiros eleitos participarão de uma capacitação, sendo os suplentes também convidados a comparecer.  

Os membros titulares atuarão por quatro anos, com início em 10 de janeiro de 2024 e encerramento em 9 de janeiro de 2028. Eles deverão cumprir jornada de trabalho de oito horas diárias, de segunda a sexta-feira e estarem disponíveis para o regime de plantão noturno, sábados, domingos e feriados em plano de revezamento, no qual os conselheiros tutelares serão acionados por telefone ou outro meio de comunicação à distância.

O que é o Conselho Tutelar?

Os conselhos tutelares foram criados em 1990, com a publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para desempenhar uma função estratégica: zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Nesse sentido, começam a agir sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela própria sociedade, pelo Estado, pelos pais/responsáveis ou em razão de sua própria conduta.

Os conselhos tutelares são órgãos autônomos, permanentes e não jurisdicionais, que integram a administração pública local.

Parceria
O SintonizeAqui parabeniza todos os eleitos, se colocando à disposição para divulgação de informações que possam auxiliar o trabalho do Conselho Tutelar de Três Pontas, tornando o zelo pela integridade das crianças e adolescentes do município também a nossa prioridade.


Sintonize mais: Festa das Crianças: Associação Rede Solidária de Três Pontas inicia arrecadação