Nova Unidade Cocatrel Foguetinho: Cooperativa inaugura silo de grãos e dobra a capacidade de recebimento de milho
Presidente Marco Valério destaca que a nova Unidade trará benefícios para cooperados e também para a sociedade trespontana
Nesta terça-feira (12), a Cocatrel deu mais um passo em favor dos produtores de grãos e inaugurou a Unidade Foguetinho. O novo silo terá a capacidade de recebimento de 300 mil sacas de milho e aumentará a capacidade de secagem oferecida pela Cooperativa. O recebimento de grãos tem aumentado, e os cooperados necessitavam de melhores estruturas para recebimento e armazenagem. Comparando com os anos anteriores, a Cocatrel já recebeu 30% a mais da produção em 2022 e ainda tem muito a receber. Só neste ano, foram mais de 325 mil sacas de soja e 292 mil sacas de milho sem considerar a safrinha.
Recepcionando os convidados, o presidente da Cocatrel, Marco Valério Araújo Brito, destacou a importância do crescimento da Cooperativa para os cooperados e para a sociedade. Comentou que a Unidade Foguetinho é um bom exemplo da aplicação de recursos da própria Cocatrel em projetos que apresentam soluções e que dão visibilidade aos produtores. “A Cocatrel tem foco no café, mas está muito forte trabalhando com cereais. Aqui temos um novo vetor onde os cooperados poderão armazenar e comercializar milho e também soja”, registrou.
A princípio, a nova Unidade Foguetinho receberá somente milho. Ela está localizada em um ponto estratégico que facilita a logística e reduz os custos para o produtor. Com um amplo espaço para estacionamento de caminhões, mantém a segurança da carga e fluxo de entrega. O terreno, que foi adquirido da Prefeitura de Três Pontas através de licitação, contou com um investimento para reforma das estruturas, recuperação dos silos, reinstalação da parte elétrica, motores e inclusão de uma sala operacional. A área total do terreno, 62.000m², traz ainda a possibilidade de expansão e construção de novos silos.
Na oportunidade, o presidente Marco Valério e o diretor Marcelo Botrel Vicentini, ressaltaram a participação dos conselhos de Administração, Fiscal, Consultivo e de Ética em todo o processo que resultou na Unidade Cocatrel Foguetinho. “Foi um investimento muito pesado, em um momento de entrada de novos membros diretores. Sem o apoio dos conselhos, analisando se seria bom ou não, nós não conseguiríamos”, revelou Marcelo Botrel.
A valorização do imóvel que há anos estava desocupado, sofrendo depredações de vândalos, ganhou ênfase na fala do presidente, que incluiu elogios e agradecimentos ao prefeito Marcelo Chaves Garcia. Segundo Marco Valério, o prefeito não mediu esforços para destravar as dificuldades burocráticas e colocar o imóvel à disposição da comunidade, possibilitando assim, a aquisição pela Cocatrel. “Esta área estava degradada, sem utilidade. Hoje, com muito orgulho, estamos neste ambiente tão bonito dentro de uma região da cidade que está se expandindo. Estamos muito felizes. É crescimento, diversificação, foco nos cooperados, foco na sociedade. É geração de soluções para os cooperados, de emprego, renda, receita, bem-estar para a Cooperativa e para o meio onde está instalada”, completou o presidente da Cocatrel.
Sobre a criação do departamento para a comercialização de grãos, o objetivo é facilitar ainda mais na hora de conseguir os melhores preços para a produção, dando maior liquidez e segurança. O departamento de comercialização de grãos já está em funcionamento e em breve a estrutura operacional possibilitará a entrega do milho diretamente na Unidade Foguetinho, garantindo ao cooperado a segurança e a solidez que já são marcas da Cocatrel.
Seguindo pela linha de melhorias, o prefeito Marcelo Chaves anunciou que vai sequenciar a duplicação da “Avenida do Foguetinho”. Neste primeiro momento, explicou, até o Sest Senat – passando, portanto, na porta da nova Unidade Cocatrel. O prefeito enfatizou que na última segunda-feira (11), os vereadores aprovaram 16 projetos, viabilizando – entre outras – a duplicação que, neste trecho, deverá ser iniciada imediatamente. “Com esta obra, vamos tirar o fluxo pesado da cidade. É logística culminando com a construção, em andamento, da terceira faixa na Rodovia MG-167. Sempre sonhei dar utilidade ao imóvel que foi ocupado pela Biosep e ele não poderia estar em melhores mãos, as da Cocatrel. Sempre acreditei em tudo isso, mas, sinceramente, não esperava que fosse sair tão rápido, na velocidade que tudo está acontecendo”, comemorou com serenidade. Em tom de agradecimento, Marcelo Chaves citou que Executivo e Legislativo devem andar juntos para que as realizações aconteçam.
Para que os trabalhos começassem oficialmente de maneira ainda mais especial, Cônego José Douglas Baroni intercedeu as bênçãos. Descerramento de placa e corte de fita também marcaram a inauguração que foi prestigiada por diretores, conselheiros, cooperados, colaboradores, parceiros da Cocatrel e autoridades – dentre elas, o vice-prefeito Luis Carlos da Silva, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico Melissa Chaves Garcia e os vereadores Maria Selena Silva, Luciano Reis Diniz, Paulo Vitor da Silva, Roberto Donizetti Cardoso e Sérgio Eugênio Silva.