Campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos já começou em MG
Atualização é obrigatória para todos os produtores rurais do estado. Bovinos, animais aquáticos e abelhas estão entre as espécies que devem ter os dados atualizados
Começou, no dia 1º de maio, a Campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos em Minas Gerais. Todos os produtores rurais do estado – independentemente do tamanho da produção – devem informar ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) a quantidade e as características dos animais em suas propriedades.
A atualização abrange bovinos, bubalinos, equinos, asininos, muares, ovinos (ovelhas), caprinos (cabras), suínos, aves, animais aquáticos e abelhas. O não cumprimento dessa exigência pode resultar em penalidades e restrições na emissão de documentos sanitários, tais como a Guia de Trânsito Animal (GTA).
O principal meio de realizar a Atualização Cadastral de Rebanhos obrigatória é através do Portal do Produtor. Caso o produtor esteja sem acesso ao Portal, deve procurar um escritório do IMA o mais rápido possível, jamais deixando para a última hora.
De acordo com o IMA, os dados coletados são utilizados para o controle de doenças, a segurança sanitária do rebanho e o planejamento das ações de defesa agropecuária. “Manter as informações atualizadas permite ao IMA agir rapidamente em caso de surtos, protegendo a saúde animal e a economia do estado”, afirma o órgão.
A campanha vai até 30 de junho.

Sintonize mais: Três Pontas se prepara para a 7ª Quermesse da Apae: diversão garantida para toda a família