Câmara institui a Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais
A ser comemorada em outubro, Semana especial tem por objetivo garantir maior atenção para a importância dos animais e fortalecer ações de conscientização e proteção
Na noite da última quinta-feira (06), a Câmara Municipal de Três Pontas aprovou o Projeto de Lei do Legislativo nº 003/2025, que tem por finalidade instituir a Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais. A autoria do Projeto é do vereador Francisco Fabiano Diniz Júnior (Professor Popó).
O parlamentar proponente explicou com base em estudos que a solução para os problemas envolvendo animais, especialmente cães de rua, necessita de uma tríade: castração, adoção responsável e conscientização. Popó informou que a castração no município começou em 2015, e que nos cinco primeiros anos o crescimento ainda é exponencial e muito rápido, ou seja, há muita castração, mas também nascem muitos animais.

O vereador comentou mais sobre os gráficos, que sinalizam as perspectivas para cada período. De 2020 a 2025 o processo se torna uma reta, na qual ainda existem nascimentos indesejados. No entanto, salientou, entre 2025 e 2030 a tendência é uma diminuição significativa de procriação. Popó concluiu que os efeitos da castração animal só serão perceptíveis de 2030 em diante.
O edil enfatizou os números: foram realizadas 14 mil castrações em 10 anos. No início castravam-se 12 cães por mês e atualmente são 153 cães castrados mensalmente. Em virtude disso, Popó agradeceu ao deputado estadual Noraldino Júnior que sempre foi ativo nessa área do cuidado animal, sendo parceiro de Três Pontas nesse segmento.
Por fim, argumentou que o município não constrói um canil por causa desse gráfico embasado nos estudos e pelo alto custo de gerenciamento. O vereador destacou que existem abrigos que gastam R$ 120 mil/mês. Na visão do parlamentar, é necessária uma conscientização massiva através de uma campanha que promova uma adoção consciente e este Projeto será fundamental para isso.
A Semana será comemorada anualmente, coincidindo com o dia 04 de outubro (Dia dos Animais) e irá integrar o calendário de eventos do município. O intuito é garantir maior atenção para a importância dos animais e até mesmo para preservação e conservação do meio ambiente.
(Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Três Pontas)
Sintonize mais: Prefeitura de Três Pontas regulamenta proibição do uso de fogos de estampido