Câmara de Três Pontas realiza homenagem às mães
Solenidade reuniu autoridades, homenageadas e familiares em uma noite marcada por reconhecimento, afeto e recordações
A noite desta segunda-feira (11) foi marcada por reconhecimento e delicadeza na Câmara Municipal de Três Pontas. Em celebração ao Dia das Mães 2026, o Legislativo promoveu uma solenidade especial que transformou o plenário em um espaço de homenagens àquelas que representam acolhimento, força e dedicação dentro das famílias trespontanas.
A programação aconteceu durante a 64ª Sessão Ordinária da Câmara e reuniu vereadores, familiares, autoridades e convidados em uma cerimônia cuidadosamente preparada para valorizar o papel materno na sociedade. O vice-prefeito de Três Pontas, Maycon Douglas Vitor Machado, também participou da solenidade.
Os trabalhos começaram com surpresa. As mães dos vereadores foram convidadas a ocupar as cadeiras dos filhos parlamentares no plenário, gesto simbólico que despertou emoção entre os presentes. Já os vereadores que não possuem mais suas mães vivas receberam flores brancas, representando saudade, respeito e a lembrança eterna da presença materna em suas trajetórias.

Também marcou a programação especial preparada pela Câmara, a exibição de um vídeo com depoimentos das mães dos vereadores, trazendo reflexões sobre o tema “O que significa ser mãe?”. Os relatos emocionaram o público e reforçaram sentimentos de carinho, dedicação e amor incondicional.
As Mães do Ano
Durante a solenidade, três mulheres receberam homenagens especiais representando importantes entidades do município. Cada uma delas carrega histórias de dedicação à família, à comunidade e aos valores humanos cultivados ao longo da vida.
Foram homenageadas:

Ione Araújo Reis Chaves – escolhida como Mãe do Ano do Rotary Club de Três Pontas
Ione Araújo Reis Chaves, nascida em 2 de junho de 1932, é daquelas mulheres raras que constroem não apenas uma família, mas um verdadeiro legado. Filha de Oswaldo Campos Reis e Pulcheria Araújo Reis, aprendeu desde cedo os valores que guiariam toda a sua trajetória: respeito, fé, força e amor incondicional.
Ao lado de seu esposo, Antônio Chaves Barbosa de Figueiredo, com quem compartilhou 40 anos de união, construiu uma linda história marcada pelo companheirismo e pela solidez de um amor verdadeiro.
Mãe de sete filhos, dona de um coração imenso, viu sua família crescer e florescer ao longo dos anos. Hoje, esse amor se multiplica em 13 netos e 13 bisnetos, cada um carregando um pouco de sua essência, de seus ensinamentos e de sua forma única de amar.
Neste Dia das Mães, celebramos não apenas a mãe, mas a raiz de toda uma família. E, ao completar 94 anos, celebramos uma vida que é exemplo, inspiração e orgulho para todos que têm o privilégio de fazer parte de sua história.
Dona Ione é sinônimo de força, carinho e sabedoria. Sua vida é uma herança viva, feita de gestos simples, palavras acolhedoras e um amor que atravessa gerações.

Maria Thereza Ferreira Abreu – homenageada como Mãe do Ano do Clube Conviver e Crescer
Há mulheres que simplesmente passam pela vida. E há mulheres que deixam marcas tão profundas, tão luminosas, que se tornam abrigo, exemplo e memória viva para todos ao seu redor. Assim é Maria Thereza Ferreira Abreu, ou simplesmente Therezinha. Ou, como netos e bisnetos a chamam com ternura e orgulho: Vó Thereza.
Nascida em 10 de maio de 1937, na querida cidade de Três Pontas, filha de Nestor Patrício Ferreira e Maria d’Aparecida Ferreira, foi a primogênita entre oito irmãos. Desde menina aprendeu uma lição que carregaria por toda a vida: a de que os caminhos não se vencem com facilidades, mas com coragem, fé, trabalho e uma disposição incansável de aprender.
Com instrução formal apenas até a quarta série, dona Thereza jamais permitiu que a limitação escolar diminuísse a grandeza da sua inteligência. Ao contrário. Fez da observação sua escola. Da necessidade, sua professora. E da vida, sua grande universidade. Tudo aquilo que lhe foi exigido, ela aprendeu sozinha. E aprendeu com excelência. Aprendeu a costurar e tornou-se uma costureira admirável. Das próprias mãos saíam as roupas dos filhos, do quintal os alimentos para o sustento saudável da família. Além disso, sua habilidade parecia não conhecer limites. Era ela quem consertava o ferro de passar, o chuveiro, os utensílios da casa e qualquer coisa que precisasse de solução.
Viúva do professor Domingos Alexandrino de Abreu, o querido Seu Dominguinho, construíram uma família sólida, unida que priorizava em muito o ensino e a educação. Criou cinco filhos. Ajudou a criar nove netos. E continua, ainda hoje, participando com o mesmo carinho da formação de quatro bisnetos.
Ao seu redor ainda se somam noras, netos do coração, amigos que encontraram em sua casa e em sua presença um lugar de afeto. Católica fervorosa, encontrou na fé a direção de seus passos. Participou ativamente da coordenação da Mãe Rainha por mais de 30 anos, levando oração, consolo e espiritualidade a muitas famílias.
Rezar, para ela, nunca foi apenas hábito, foi sustento, foi força, foi entrega. Mas quem pensa que dona Thereza é apenas seriedade se engana. Ela também é alegria. Gosta de pescar, viajar, dançar, conversar, fazer palavras cruzadas e, acima de tudo, estar cercada de gente. Frequenta o Clube Conviver e Crescer desde o ano de 2022 onde passa momentos inesquecíveis ao lado de suas amigas, faz ginástica, aula de dança, joga bingo.
Sua história não é marcada por títulos acadêmicos. Nem por riquezas materiais. Sua história é marcada por algo infinitamente maior: transformar trabalho em cuidado, dificuldade em aprendizado, fé em fortaleza e amor em legado. Ontem (10) ela completou 89 anos. Hoje recebe esta merecida homenagem. E amanhã… amanhã, se alguém passar pela altura do número 509 da Rua Marquês de Abrantes, em Três Pontas, pode entrar sem cerimônia. Haverá café fresco. Haverá pão de queijo. Haverá boa conversa.

Tereza Pulcheria da Silva Brito – reconhecida como Mãe do Ano do Centro de Convivência do Idoso Lourenço Siqueira
Tereza Pulcheria da Silva Brito nasceu em 12 de dezembro de 1940, na cidade de Três Pontas, Minas Gerais, filha de Rita Avelina de Jesus e Tertuliano Bento da Silva, casada por 66 anos com Alcides Heitor de Brito. Criada na Fazenda Santa Maria, viveu uma infância marcada pelos valores da simplicidade, do trabalho e da união familiar.
Mais tarde, mudou-se para a cidade, passando a residir na Rua Mato Grosso, onde construiu grande parte de sua história e fortaleceu ainda mais os laços com a comunidade.
Mulher de fé, dedicação e amor à família, Dona Tereza se tornou exemplo de mãe e referência para todos que têm o privilégio de conviver com ela. Ao longo da vida, formou uma família sólida e cheia de afeto, deixando um legado baseado no cuidado, na honestidade e no respeito ao próximo.
É mãe de quatro filhos: Chiquinho, José Afonso, Maraisa e Adenisio, aos quais dedicou amor, atenção e ensinamentos fundamentais para a vida. Sua família cresceu com a chegada de 10 netos, 6 bisnetos e 1 tataraneto, totalizando 21 descendentes, fruto de uma trajetória construída com amor, dedicação e valores familiares.
Neste Dia das Mães, a Câmara Municipal presta homenagem à senhora Tereza Pulcheria da Silva Brito, reconhecendo sua história de vida, sua importância para sua família e o exemplo de maternidade que representa.
Sua trajetória simboliza a força das mães mineiras: mulheres que, com simplicidade, coragem e carinho, ajudam a construir famílias, valores e gerações.
Segundo os organizadores da cerimônia, a intenção foi prestar reconhecimento público às mães que, por meio de suas histórias, representam tantas outras mulheres que dedicam suas vidas ao cuidado da família e à construção de valores dentro da comunidade.


Na noite em que as Mães do Ano: Therezinha, Tereza e Ione foram homenageadas na Câmara, as mães dos vereadores ocuparam as cadeiras de seus filhos nas bancadas do plenário. Legisladores cujas mães já faleceram receberam flores brancas simbolizando saudade, respeito e a lembrança eterna da presença materna em suas trajetórias
Sessão uniu emoção e atividades legislativas
Durante a reunião ordinária, os vereadores realizaram o Pequeno Expediente e a Ordem do Dia, com apreciação de dois projetos de autoria do Legislativo.
Na sequência, o presidente da Câmara Municipal, Myller Bueno de Andrade, suprimiu o Grande Expediente, e abriu oficialmente a solenidade em homenagem ao Dia das Mães, que teve duração aproximada de 40 minutos.
Ao longo da noite, o ambiente foi tomado por manifestações de carinho, abraços e lembranças compartilhadas entre famílias e representantes do Poder Público. A homenagem destacou a figura materna e também a importância da sensibilidade, da presença e da dedicação feminina na formação das pessoas e no fortalecimento da sociedade.
Para muitas famílias presentes, a cerimônia ficará guardada como uma lembrança especial vivida no coração do Legislativo trespontano.


A homenagem destacou a figura materna e também a importância da sensibilidade, da presença e da dedicação feminina na formação das pessoas e no fortalecimento da sociedade
Sintonize mais: ACAITP promove palestra com Juliana Mendonça sobre vendas para o poder público e licitações
