1ª Turma de Auxiliar de Enfermagem de Três Pontas se reúne após 34 anos
Emoção e diversão marcam a celebração dos formandos de 1994
Sábado, 15 de março de 2025. Foi nesta data que o Espaço Muralha se tornou palco de um encontro significativo: a reunião da primeira turma do curso de Auxiliar de Enfermagem do município, 1992-1994. Após mais de 30 anos, 13 ex-alunos se reuniram para relembrar momentos marcantes, acompanhados de seus familiares. O evento também contou com a presença da ex-professora e supervisora de estágios – enfermeira Eliza Maria da Silva, das ex-secretárias municipais de Educação, Maria de Fátima da Silva Elisiar e Célia Vaz Tostes, e do ex-prefeito Tadeu Mendonça.

Uma história que começou com visão e compromisso
A implantação do curso de Auxiliar de Enfermagem foi uma iniciativa do então prefeito Nilson José Vilela, intermediada pela Secretaria Municipal de Educação, liderada, à época, por Maria de Fátima da Silva. A concretização aconteceu por meio do Supletivo, que tinha à frente Duane Freitas. O objetivo era capacitar profissionais para atuar na área da saúde, fortalecendo o atendimento à população.
Integrante da equipe da Secretaria Municipal de Saúde do prefeito Nilson Vilela, a enfermeira Débora Tiso e Sousa foi a escolhida para coordenar o curso e convidou Eliza Maria da Silva, naquele tempo enfermeira recém-formada, para encarar, junto, o desafio. As duas enfermeiras tiveram papel fundamental na implementação do projeto e na formação da turma. No encontro, Eliza relembrou com emoção esse período. “Foi um marco para a saúde de Três Pontas. Os profissionais dessa primeira turma fizeram história e contribuíram imensamente para o cuidado com a nossa comunidade”, destacou.
A formatura da 1ª Turma do Curso de Auxiliar de Enfermagem de Três Pontas aconteceu no mandato de Tadeu José de Mendonça, com Célia Vaz Tostes secretariando a Educação.

Homenagens e lembranças
Além da alegria do reencontro, o dia foi também de homenagens. Três integrantes da turma – Carlos Maurício, Helcilene e Jane – já faleceram, mas foram lembrados com carinho. Marcela segue os passos de sua mãe Jane na Enfermagem e Kátia, filha de Carlos Maurício, exerce a profissão de Técnica em Enfermagem. Elas estiveram presentes, representando o legado de seus pais na área da saúde.
Eliza preparou um texto recordando parte da bem-sucedida trajetória da turma. Destacou que cada um daqueles profissionais representou o “sim” ao progresso, à consolidação prática do SUS em Três Pontas – entre outras conquistas.

Também enalteceu a dedicação dos ex-alunos a uma profissão que exige compromisso com o cuidado ao próximo, resiliência diante das dificuldades da rotina hospitalar e unidades de saúde. Para Eliza, a turma foi suficientemente forte para superar obstáculos, enfrentou desafios como a carga intensa de estudos, as longas jornadas de trabalho, a pressão emocional ao lidar com vidas e a necessidade constante de atualização profissional. “Fomos e somos muito valentes!!! Cada um que está aqui sabe do quanto ainda o somos”, completou.
A ex-coordenadora, enfermeira Débora Tiso, não pode participar do encontro, mas foi lembrada com muito carinho por todos. “A Débora é um exemplo de amor à vida, ao próximo, à família, à sociedade, à humanidade e à Enfermagem. Então, a ela, o nosso reconhecimento, carinho e imensa gratidão por ser quem é e por ter contribuído tanto para a formação da turma, quanto para a saúde da nossa cidade”, registrou Eliza em nome do grupo.

Inesquecível
O evento foi marcado por sorrisos, abraços e histórias compartilhadas. Na carreira e, ao longo dos anos, esses profissionais ajudaram a construir um sistema de saúde mais humanizado e eficiente. “Ver cada um aqui é gratificante. Mais do que colegas de curso, nos tornamos uma família”.
A primeira turma de Auxiliar de Enfermagem de Três Pontas deixou um legado de dedicação e amor ao próximo. O reencontro, 34 anos depois, reafirmou a importância dessa trajetória, mostrando que a Enfermagem vai além da profissão – é um compromisso com a vida.
“Estou muito grata a Deus por nos permitir essa oportunidade. É claro que alguns não puderam vir, mas de coração estávamos de alguma forma todos ali e para isso, usamos a nossa querida e amada, mas também tão julgada tecnologia. Trocamos fotos, fizemos vídeos, enfim, nesse nosso encontro usamos de vídeo-cassete e pen-drives às modernas redes sociais e interagimos demais. Foi uma experiência inesquecível”.
O encontro contou com a animação ao vivo de Alisson Freitas, voz e violão. “Nosso agradecimento a esse talento trespontano e um obrigado especial à Cacilda Rodrigues, nossa colega enfermeira, que tão gentilmente abriu as portas do belíssimo Espaço Muralha para a nossa inesquecível festa”, encerra Eliza.


Emoção e diversão marcam o encontro dos colegas e familiares
Sintonize mais: Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas recebe o Selo Prata de Vacinação