Advogados já podem contar com Sala de Apoio na Delegacia de Três Pontas
Espaço resulta de parceria da OAB-TP e Polícia Civil e recebe o nome de “Dr. Alberto Vitor Ximenes Reis”
Advogados de Três Pontas, de Santana da Vargem e logicamente de outras localidades já podem contar com a Sala de Apoio à Advocacia instalada na Delegacia trespontana. O espaço foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (19), concretizando uma ação inédita da 55ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TP) em parceria com a Polícia Civil. A Sala recebeu o nome de “Dr. Alberto Vitor Ximenes Reis”, homenagem póstuma a um dos mais respeitados advogados do Processo Civil e Execução do município.
Na oportunidade, o presidente da OAB-TP, Dr. Marcell Voltani Duarte, registrou que a Sala de Apoio à Advocacia é um marco na história da OAB-TP, inserida na Subseção há 42 anos, e também da Polícia Civil. Destacou ainda que a realização “deste sonho” dispensou qualquer ato burocrático, acontecendo graças à força de vontade e competência das partes. “Tão logo assumimos a OAB-TP em janeiro, Dr. Gustavo Gomes nos recebeu aqui e colocou a Delegacia, os servidores à nossa inteira disposição. Então, gostaria de enaltecer a sintonia e de agradecer à PC pela presteza de sempre para com os anseios da OAB”, completou.
Para o delegado, Dr. Gustavo Gomes, a Sala de Apoio à Advocacia intensificará os laços da Polícia Civil com cada um dos advogados e tornará os trabalhos ainda mais técnicos. “É isso que a gente busca. As demandas aqui na Delegacia são sempre muito urgentes. O ambiente criminal é assim, dinâmico. Este ponto de apoio será efetivo e vai trazer agilidade”, acredita. Ele também cogita que o estreitamento da relação entre as instituições aconteça por meio de outras iniciativas, palestras e eventos, por exemplo.
Ainda na visão de Dr. Gustavo, os profissionais das duas áreas trilham o mesmo caminho. “A gente participa da perseguição penal, a gente busca sempre a justiça e o advogado é provedor de justiça. Ele estando aqui, a gente tem certeza de que é um trabalho bem feito – não para condenar ou incriminar, mas para responsabilizar quem tem que ser responsabilizado com justiça. Um bom serviço na Delegacia permite bom debate no processo e responsabilização justa. A Advocacia presente na Delegacia de maneira mais efetiva, mais estruturada vai nos trazer um cabedal maior para a gente fazer boas investigações”, detalhou.
O delegado assegurou que as portas da Depol estão abertas para outras instituições, tais como Polícia Militar e Ministério Público, e para o cidadão. “A ideia da nossa gestão na Delegacia é melhorar, estreitar, trazer a comunidade, conversar, receber sugestões. Tenho certeza que isso valoriza o serviço de todos”.
Dr. Gustavo Gomes elogiou a atual gestão da OAB-TP, reforçando que o dinamismo acelera e que a formalidade não pode ser impecilho para boas práticas.
O homenageado
Coube ao presidente da OAB-TP relatar sobre a escolha do nome de Dr. Alberto Vitor. Explicou à família do homenageado, que acompanhou emocionada a cerimônia, que no simples gesto está o reconhecimento de um legado. “Dr. Alberto Vitor muito fez pela Advocacia e pelo Direito em mais de 30 anos de exercício ininterrupto da profissão”, exaltou. Dr. Marcell encerrou, desejando que as palavras deixadas pelo decano advogado denotam sabedoria, honestidade e ética”.
Advogado, professor universitário, coordenador do curso de Direito da Faculdade Três Pontas (Fateps/Grupo Unis), Dr. Makvel Reis do Nascimento, começou elogiando a parceria OAB-TP – Polícia Civil. Depois, revelou que sua carreira foi incentivada pelo Dr. Alberto Vitor. “Com ele aprendi os mais basilares princípios do Direito. Ele era, de fato, uma pessoa extrenamente sargaz, inteligente, que defendia a procura da retidão, da honestidade, a atualização no exercício da Advocacia. Não conheço nenhum advogado que dominasse tanto e tão bem o Processo de Execução como o Dr. Alberto Vitor”. E completou: “aqui está uma bela homenagem a uma pessoa merecedora”.
O Delegado, Dr. Gustavo Gomes também apoiou publicamente a nominação.
Pela família, Dra. Paula Cleto Ximenes Reis Miranda, conselheira Subseccional da OAB-TP, agradeceu por tantas manifestações de carinho direcionadas ao saudoso pai. “Tenho certeza que ele está muito honrado, assim como nós. Como Dr. Marcell disse, hoje estamos imortalizando o nome, o legado dele através desta homenagem”, mencionou.
Sala “Dr. Oswaldo Olivotto Ardissono” revitalizada na Unidade Prisional
Na quinta-feira passada (12), a OAB Três Pontas, em parceria com a Unidade Prisional “Rita de Cássia da Luz”, entregou a revitalização da Sala “Dr. Oswaldo Olivotto Ardissono” também voltada ao atendimento feito pelos advogados no presídio da cidade.
A sala foi totalmente reformada e ganhou novos móveis, ventilador de teto, computador com acesso a wi-fi. “Os advogados poderão adentrar na sala com seu token para acesso à internet, bastando apenas informar na portaria que utilizará o token”, explica Dr. Marcell.
Na ocasião, o presidente da OAB-TP fez agradecimentos especiais, dentre eles, ao diretor e ao sub-diretor da Unidade, Dr. Ricardo Rosendo e Dr. Gilson Andrade, pela parceria.
Estiveram presentes, além de Dr. Marcell, a secretária-geral da OAB-TP, Dra. Aline Dias Pereira, o tesoureiro Dr. Bruno Pereira, o diretor e o sub-diretor da Unidade Prisional, Dr. Ricardo Rosendo e Dr. Gilson Andrade, o diretor geral Dr. Washington Fonseca Borges, o delegado de Prerrogativas, Dr. Paulo Roberto Teixeira, a presidente da Comissão de Assuntos Penais, Dra. Andréia Prósperi Souto de Mendonça, o presidente da Comissão da OAB Jovem, Dr. Diego Mendonça, vários advogados e familiares do homenageado Dr. Oswaldo Olivotto Ardissono.