Corpo de Bombeiros localiza corpo de jovem que se afogou no lago de Boa Esperança
O corpo de um jovem de 18 anos foi localizado por profissionais do Posto Avançado (PA) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) na manhã desta Quarta-feira de Cinzas (02). O rapaz submergiu no Lago dos Encantos, na cidade de Boa Esperança (MG), após realizar salto em um pier, conforme relatou uma testemunha que estava com a vítima. O fato teria acontecido por volta das 5 horas.
A equipe do Corpo de Bombeiros realizou a busca submersa através de técnicas de mergulho e localizou o corpo do jovem, identificado como Denis Luiz Fernando, natural de Três Pontas. Um perito da Polícia Civil compareceu ao local.
O CBMMG tem divulgado com insistência os cuidados para evitar afogamentos, especialmente neste período de verão, considerando, inclusive, os muitos atrativos do Sul de Minas, tais como lagos e cachoeiras.
Uma das orientações é a seguinte: “ao avistar uma pessoa se afogando, o mais correto é buscar ajuda de um serviço de emergência. Caso a pessoa não tenha capacitação para realizar um salvamento, a orientação é que jamais o faça. No máximo ofereça um objeto flutuante para que a vítima possa se apoiar. Ao presenciar um afogamento, ligue, imediatamente, para o 193“.
Dicas de segurança
– Nunca nade sozinho.
– Crianças só devem nadar sob supervisão de um adulto.
– Não entre na água após ingerir bebidas alcoólicas, pois o álcool afeta os sentidos dos banhistas.
– Não entre na água em locais que você não conheça. Antes disso, descubra características do local, como: profundidade e correnteza.
– Nunca ultrapasse faixas e placas de avisos de perigo. Sempre fique atento à sinalização de segurança do local.
– Não entre na água após refeições pesadas por causa do risco de cãibras.
– Não salte de locais elevados para dentro da água e nem mergulhe de cabeça, pois a água pode esconder tocos de madeira, pedras e objetos pontiagudos.
– Evite brincadeiras de mau gosto, como: “caldos”, “trotes” ou “saltos”.
– Não se afaste da margem.
– Se começar a chover e relampejar, saia da água.
– Nunca nade perto de embarcações, por causa do risco de ser atingindo por elas.
– Em caso de afogamento, acione imediatamento o Corpo de Bombeiros Militar.
– Sempre procure nadar em locais onde há a presença do Corpo de Bombeiros Militar ou guarda-vidas.
(Fonte: CBMMG)