Apae de Três Pontas é destaque no 27º Congresso Nacional das Apaes

Instituição recebe três premiações por projetos inovadores e que servem de exemplo para outras Apaes do Brasil

A Apae de Três Pontas foi destaque ao receber grandes premiações no 27º Congresso Nacional das Apaes, que ocorreu entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro de 2023, na cidade de Maceió (AL). A equipe da instituição composta pela superintendente, Maria Rozilda Gama Reis, presidente, Verônica de Figueiredo Murad, gerente do CER III, Nuno Augusto Alves e Tássia Murad, designer que atua no Projeto VIES, ficou emocionada pelo amplo destaque que a Apae de Três Pontas teve durante o evento.

A entidade trouxe para casa três importantes premiações, com projetos inovadores realizados pela Apae e que servirão de inspiração para outras Apaes de todo o Brasil. “Foi um orgulho para Três Pontas, pois nossa Apae foi a única premiada de todo o estado de Minas Gerais”, ressaltou Rozilda Gama.

Na categoria de vídeo, a Apae de Três Pontas foi selecionada com o projeto denominado “Banda da APAE”, que busca a inclusão e fortalecimento de vínculos das pessoas com deficiência através da prática musical. Durante o Congresso foi apresentado aos participantes do evento, o vídeo gravado no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, local onde os usuários da Apae trespontana se apresentaram para gravação de um clipe em comemoração às festividades de carnaval.

Apae de Três Pontas é destaque no 27º Congresso Nacional das Apaes
Projeto “Banda da Apae” premiado na categoria Vídeo. Na foto, Maria Rozilda e Nuno Alves

Já na categoria de Boas Práticas do Movimento Apaeano, a Apae de Três Pontas foi destaque com o projeto “Educação Colaborativa”, no qual a instituição assessora a equipe de professores da rede municipal para atender de forma individual e personalizada, alunos com deficiência ou defasagem no aprendizado e que estejam incluídos na rede comum de ensino.

Apae de Três Pontas é destaque no 27º Congresso Nacional das Apaes
Projeto “Educação Colaborativa” premiado na categoria Boas Práticas do Movimento Apaeano. Na foto, a presidente da Apae de Três Pontas, Verônica de Figueiredo Murad e a superintendente, Rozilda Gama

Para fechar com chave de ouro, a Apae foi premiada na categoria Sustentabilidade do Ser e do Meio Ambiente – Prêmio Dr. Stanislau Krynsky, pelo projeto “Valores de Identidade e Expressão Social”, no qual as mães de alunos e usuários da instituição produzem peças íntimas e recebem vouchers para aquisição de bens alimentícios e de uso doméstico. As peças produzidas, além de oportunizarem um complemento na renda familiar, são produzidas de forma totalmente ecológica. Todo o processo fabril visa a sustentabilidade do meio ambiente, pois as calcinhas do VIES, são utilizadas para controle do fluxo menstrual e escape de urina, substituindo os tradicionais absorventes íntimos, que demoram cerca de 500 anos para serem degradados quando descartados na natureza.

A premiação do VIES da Apae de Três Pontas foi um divisor de águas para a instituição que agora sonha em levar essa iniciativa para as cerca de 2.200 Apaes de todo o território nacional.

Apae de Três Pontas é destaque no 27º Congresso Nacional das Apaes
Projeto “Valores de Identidade e Expressão Social” foi premiado na categoria Sustentabilidade do Ser e do Meio Ambiente – Prêmio Dr. Stanislau Krynsky.
A superintendente Rozilda com a designer de Moda, Tássia Murad, que atua no Projeto VIES – e ainda a presidente da Apae de Três Pontas, Verônica Murad

Para finalizar a superintendente da Apae, Rozida Gama, acrescenta “foi um grande marco essa importante premiação, pois levou o nome da nossa querida cidade para todos os canais de divulgação a nível nacional, demonstrando que a Apae de Três Pontas sempre está conectada com o que há de mais inovador no atendimento à pessoa com deficiência e seus familiares”.

… a Apae de Três Pontas sempre está conectada com o que há de mais inovador no atendimento à pessoa com deficiência e seus familiares” (Maria Rozilda Gama Reis – superintendente)