Produtores rurais aproveitam oportunidades de bons negócios e aprendizados durante Feira da Cocatrel
Sucesso: 15ª Fecon termina na tarde desta quinta-feira (31) e já supera expectativas
A 15ª Fecon, Feira Cocatrel de Negócios, que termina às 17 horas desta quinta-feira (31) já superou as expectativas. A adesão maciça dos cooperados confirma que o evento oferece as vantagens que o produtor rural precisa para tocar a lavoura com menor custo, possibilidade de aumentar a qualidade do café, a produtividade e de ampliar os lucros com o produto final.
“O cooperado está preocupado em tratar, em cuidar das lavouras apesar do momento delicado que estamos passando. Estamos saindo de um ano de custo muito elevado e o [preço do] café agora abaixou. Mesmo assim, o cooperado está aqui, firme, e encontra a Cocatrel como parceira”, observa o diretor-executivo de Lojas e Jurídico da Cocatrel, Jacques Fagundes Miari. Ele explica que na Fecon há preços e condições de pagamentos diferenciados. Exemplifica citando as modalidades “sistema financeiro, à vista e barter“, que é a troca de insumos por café, milho ou soja.
Neste ano, cooperados Cocatrel aproveitaram dois outros momentos para as compras, sendo a primeira Fecon de 2023, em março, e a Expocafé realizada em maio na qual a Cooperativa esteve presente disponibilizando os principais serviços – atualização dos dados cadastrais, compra e negociação de insumos agrícolas e venda de café – entre outras ações. Os negócios dobraram em relação ao ano passado.
Ainda assim, os produtores rurais estão presentes nesta Fecon em busca de insumos: defensivos, adubos, fertilizantes. No espaço, ao lado da Cafeteria Cocatrel em Três Pontas, estão estandes das marcas parceiras do Plano de Mídia Cocatrel. Representantes técnicos de vendas auxiliam os cooperados em suas compras. Membros da equipe de atendimento prestam serviços diversos, tais como o cadastramento de novos associados.
Cooperados recebem auxílio técnico durante a compra e podem contar também com a presença de parceiros Cocatrel (Crédito: Ascom Cocatrel)
“Já temos mais de 8 mil cooperados e a Cocatrel cada vez mais está aumentando sua abrangência territorial, superando a cada dia o nível de vendas e o número de cooperados”, diz Jacques Miari, e conclui: “toda disponibilidade que o cooperado precisa a gente tenta atender aqui. A Fecon está excelente, está um sucesso.”
José Eustáquio dos Santos é um dos cooperados que na tarde de ontem (30) esteve na Fecon. O produtor revela que sempre participa da Feira, mas que, desta vez, estava à procura de um produto específico para a lavoura de café, e soube que ali encontraria o insumo em condições realmente vantajosas. “Economizar para ter maior rentabilidade” – é o plano. Antes de se dirigir à ala de atendimento, José Eustáquio falou sobre outro ponto que acha valioso na Cocatrel: o tratamento que recebe de toda a equipe, em todos os setores: “nota 10”.
Aprendizado
Para Lucas Mesquita Miranda, membro do Conselho Consultivo da Cocatrel, é fundamental que os cooperados mais jovens, aqueles que vêm passando pelo processo de sucessão familiar participem de eventos tais como a Fecon, principalmente pela troca de informações com equipe técnica, com os agrônomos, mas sobretudo, com os produtores mais velhos que estão no ramo há anos. “Eles têm muito a nos ensinar. É um aprendizado grande. Nós não vamos sair deste mercado, então, é aproveitar a experiência deles para agregar no nosso negócio”. Lucas revela que sempre volta da Fecon com uma bagagem diferente de conhecimento, além de levar para a propriedade rural os benefícios das melhores condições comerciais.
A 15ª Feira Cocatrel de Negócios está sendo realizada em Três Pontas e em todas as lojas agropecuárias da Cocatrel.
Sintonize mais: Trolada das Virtudes abre programação do Aniversário de Morte do Beato Padre Victor