Mundial de Ciclismo 2023: Gustavo Mesquita vence e comemora o 4º título como melhor do mundo

Piloto de Três Pontas (MG) ainda disputa títulos em duas outras categorias em Glasgow, na Escócia

O melhor do mundo pela quarta vez. A notável conquista é do trespontano Gustavo Mesquita que ontem (7) venceu o Campeonato Mundial de Ciclismo, disputado majoritariamente na cidade de Glasgow, na Escócia. Na pista, Mesquita mostrou todo o seu talento e o resultado de um ano inteiro de treinos focados na corrida que se concretizou, conforme o planejado, com pódio nesta segunda-feira. O trespontano, integrante da equipe de Campos do Jordão (SP), encarou na final três atuais campeões mundiais, e deixou para trás os adversários da elite da França, Venezuela, África do Sul e Holanda, sagrando-se o Campeão Mundial 2023 de BMX – Categoria 35 a 39 Cruiser Aro 24.

“Meu sentimento é de dever cumprido. Foram muitas horas de treinos intensos… Defender o título foi surreal. Os pilotos que aqui estão, da Europa, por exemplo, apresentam um nível acima, o nível é mesmo elevado, de muita técnica, portanto, encarar a pista com essas feras é desafiador. Esta é minha sexta participação no Mundial e conquistar o quarto título me enche de orgulho, de alegria e de gratidão. É superação em todos os sentidos e isto é motivador”, disse Mesquita em entrevista ao SintonizeAqui na manhã desta terça-feira (8).

Mundial de Ciclismo 2023: Gustavo Mesquita vence e comemora o 4º título mundial
Mundial de Ciclismo 2023: Gustavo Mesquita – Campeão 35 a 39 Cruiser Aro 24.

E se depender de esforço, o piloto – que ainda criança começou a praticar o BMX em uma pista improvisada de terra batida, no popular “Parque da Mina” em Três Pontas – vai erguer mais troféus. Nesta quinta-feira (10), Mesquita volta à pista em Glasgow em busca da primeira vitória na 35 a 39 Cruiser Aro 20. “Espero que minha estreia nesta categoria seja com bom resultado. Me dedico há tempos, amo o BMX e vou cheio de expectativa também para esta prova”, destaca.

Neste ano, além da 35 a 39 Cruiser, Gustavo subiu ainda para outra categoria, a 35+ Expert. “Minha meta é chegar à final da Aro 20 e, depois, ir à luta do duplo título na 35+ Expert”, revela o piloto que já é Tetracampeão Mundial.

Mundial de Ciclismo 2023: Gustavo Mesquita vence e comemora o 4º título mundial
O trespontano Gustavo Mesquita no pódio com outros feras do ciclismo mundial

Os melhores em um só lugar pela primeira vez na história

O Mundial na Escócia acontece de 3 a 13 de agosto. Pela primeira vez na história, reúne a elite do ciclismo em um só lugar para disputar as provas Olímpicas do Ciclismo, tais como, pista, estrada, BMX Racing, BMX Freestyle e Mountain Bike – além das categorias Não Olímpicas (mas também espetaculares, a Trial e o Gran Fondo) e Paralímpicas, ou seja, todas as modalidades da prática esportiva.

“A competição é importante passo na caminhada rumo aos Jogos Olímpicos Paris 2024, tanto pelos pontos nos rankings (que determinarão a maioria dos classificados), como para garantir algumas vagas diretas”.

Onde assistir?

O Campeonato Mundial de Ciclismo 2023 está sendo transmitido no Brasil pelo Grupo Disney (ESPN e o streaming Star+). Em Portugal, é possível acompanhar pelo Eurosport. O streaming pago FloBikes também exibe as competições.

(Fonte complementar: Olympics.com)


Sintonize mais: Começa a troca de ingressos para o Viva Três Pontas Rodeio Festival