Trolada das Virtudes volta às ruas de Três Pontas
Evento lúdico e de cunho social está na programação do 117º Aniversário de Morte do Beato Padre Victor
Três Pontas se prepara para vivenciar, em setembro, um momento muito especial: a comemoração do 117º Aniversário de Morte do Beato Padre Victor. Além da parte religiosa, com Novena preparatória e Missas, estarão de volta alguns eventos de cunho social. São atrações que vão ao encontro de uma das virtudes que o Beato praticou, pregando incansavelmente pelo exemplo: a caridade.
As festividades começarão com a Trolada das Virtudes, no primeiro domingo de setembro, dia 4. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas no escritório da Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda – na Rua Azarias de Brito Sobrinho, 61. Elas são gratuitas, mas quem puder, deve doar 1 kg de alimento não perecível para a Ação Social da Paróquia.
Vale destacar que a pandemia fez aumentar as dificuldades financeiras de milhares de famílias em todo o país. Em pouco mais de um ano, são 14 milhões de novos brasileiros em situação de fome. No total, 33,1 milhões de pessoas não têm o que comer, conforme revela o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil.
A Trolada
As incrições e a doação de alimentos também poderão ser feitas no dia do evento, porém diretamente no estacionamento do Moacyr Supermercado (01). É neste local que os participantes vão se concentrar a partir das 10 horas.
Segundo os organizadores, a largada será em torno das 10h30min. A expectativa é que dezenas de trolinhos desçam pela Rua Nossa Senhora d’Ajuda até a Praça Cônego Victor fazendo a alegria dos condutores, caronas e, claro, do público.
A organização antecipa que será obrigatório o uso dos equipamentos de segurança, entre eles, capacete, joelheiras e tornozeleiras. E que haverá premiação para várias categorias que estão sendo definidas.
História
Na 1ª edição, em 2017, a Trolada das Virtudes atraiu 237 aventureiros e uma multidão de expectadores. O evento nasceu de uma brincadeira entre dois padres que à época estavam à frente de paróquias da cidade, padre Rogério (Cristo Redentor, hoje Paróquia Nossa Senhora das Graças) e padre Ednaldo Barbosa (Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda). Com o apoio de parceiros e adesão maciça da comunidade, a iniciativa foi um sucesso.
Por outros dois anos, 2018 e 2019, o evento lúdico também alcançou resultado positivo. Os carrinhos de rolimã espalharam criatividade e alegria por todo o percurso.
Já em 2020 e 2021, a Trolada das Virtudes não foi realizada devido à pandemia Covid-19.