Delegado de Três Pontas é agraciado com o Troféu “O Tira”

Homenagem reconhece os relevantes serviços prestados por Dr. Gustavo Gomes à sociedade mineira

O delegado da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG) em Três Pontas, Dr. Gustavo Gomes, foi homenageado com o Troféu “O Tira 2022” em solenidade realizada na tarde de sexta-feira (20), em Belo Horizonte. No ato, que movimentou o Auditório Juscelino Kubitschek, localizado na Cidade Administrativa, ele teve os relevantes serviços prestados à sociedade mineira reconhecidos publicamente.

A entrega da honraria foi realizada por membros do Conselho Superior da Polícia Civil mineira. Na solenidade, o chefe da PCMG, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva, ressaltou a contribuição dos policiais civis em favor dos cidadãos e da instituição – a segunda maior polícia judiciária brasileira. “Momentos como este servem para reverenciar aqueles que dão a vida pela instituição, e que não são poucos, e que no cotidiano das cidades representam a nossa Polícia Civil em cada canto de nosso estado”, destacou ao mencionar a consolidação da PCMG como “referência nacional em matéria de apuração de crimes”.

Delegado de Três Pontas Dr. Gustavo Gomes é agraciado com o Troféu “O Tira”
Dr. Gustavo Gomes – Delegado de Polícia, homenageado na edição 2022 do Troféu “O Tira”

Mérito

Sobre a equipe da PCMG em Três Pontas, liderada por Dr. Gustavo, a agilidade na apuração de crimes se fortalece a cada novo trabalho, devolvendo de forma rápida as respostas que a comunidade espera quando o assunto é busca por justiça.

Recentemente, pelo menos três casos concluídos com presteza ganharam destaque além das fronteiras do município, expandindo a forma inteligente de ação do grupo para todo o estado. No primeiro, ocorrido em abril, em apenas dois dias, a PC apurou o caso, localizou em rota de fuga sentido São Paulo e deu voz de prisão preventiva a uma mulher que atirou o próprio filho recém-nascido em um córrego da cidade. Ela foi indiciada por homicídio doloso e ocultação de cadáver. Já em maio, a Polícia Civil de Três Pontas recuperou no Espírito Santo, um rebanho furtado em uma fazenda no município de Santana da Vargem, há poucos quilômetros de TP. A Operação “Rei do Gado” durou somente três dias. Também neste mês, durante execução da Operação “Chargeback”, a Delegacia de Três Pontas localizou e recuperou na cidade de Limeira, interior do estado de São Paulo, grande parte de gigantesca carga de implemento e maquinário agrícola, avaliada em R$ 335 mil adquirida fraudulentamente de uma empresa de Três Pontas.

A PC da cidade tem sido elogiada ainda pelos serviços rotineiros. Para melhor atender ao cidadão, algumas mudanças importantes têm acontecido. O novo prédio da Delegacia, por exemplo, oferece mais espaço, conforto e segurança aos servidores que ganharam melhores condições também quanto aos equipamentos. Na semana passada, com parceria inédita da Polícia Civil local e Subseção da OAB, foi inaugurada na Delegacia a Sala de Apoio à Advocacia, suporte que, segundo as autoridades, tornará os trabalhos da PC ainda mais técnicos. Cada iniciativa reflete positivamente na população.

“O Troféu foi uma conquista coletiva da Delegacia de Três Pontas. Fico feliz por Três Pontas estar sendo vista e reconhecida pelos bons trabalhos, pelas boas investigações, pelos bons resultados na segurança pública”, compartilhou Dr. Gustavo Gomes em tom de agradecimento.

O Troféu “O Tira” foi instituído em 2002, por meio da Resolução nº 6.593, e é entregue todos os anos como parte das comemorações do Dia de Fundação da Polícia Civil no Brasil, celebrado em 10 de maio.

Na edição deste ano, além de Dr. Gustavo Gomes outros 100 profissionais entre delegados, escrivães, investigadores, médicos-legistas e peritos criminais foram agraciados.

Delegado de Três Pontas Dr. Gustavo Gomes e outras autoridades no Troféu “O Tira”
Inspetor Lincon, Dra Alexandra (Regional de Três Corações), Dra Renata (Regional de Varginha), Dr. Joaquim (chefe da PCMG), Dr. Pedro Bezerra (chefe de departamento de Lavras), Dr. Gustavo Gomes (Delegado de Polícia, TP) e Mateus Sad (investigador de Três Corações)

O evento

Na solenidade, o Hino Nacional e o Hino da Polícia Civil foram executados pelo investigador de polícia e músico Fabiano Santos da Silva. A Diretoria de Transportes realizou a exposição das viaturas antigas da PCMG e o Hospital da Polícia Civil disponibilizou ambulância e servidores para atendimento de primeiros socorros. O evento ainda foi realizado com o apoio da Academia de Polícia Civil, do Canil Central, da Patrulha Unificada Metropolitana de Apoio (Puma) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).

A cerimônia contou com a presença de chefes de Departamento de Polícia, delegados regionais e demais servidores da PCMG, bem como prestigiada por convidados dos agraciados, pela representante da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, secretária Executiva de Segurança Pública, Tatiana Telles e Koeler de Matos, e pelo major Carlos Alberto Alves, representando o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, além da vice-presidente da Associação Mineira do Ministério Público, promotora de Justiça Luz Maria Romanelli de Castro, e da integrante da Diretoria da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrabol), Aline Risi dos Santos.

O evento teve parceria do Sicoob-Coopemg.

Solenidade de entrega do Troféu “O Tira” pela PCMG
Solenidade em homenagem aos integrantes do Quadro Específico de Provimento Efetivo da Polícia Civil que se destacaram no exercício de suas funções
Troféu “O Tira”
Confeccionado em metal, o Troféu utiliza a figura estilizada do policial que ficou conhecido como “Tira”, contendo em sua base o nome do agraciado e a inscrição: “Ao comemorar seu aniversário de criação no Brasil, a Polícia Civil homenageia aqueles que ajudam a fazer a sua história”.

(Com informações da PCMG)