Projeto Bota Fora TP começa neste sábado nos bairros Primavera e Santana
Ação de limpeza visa eliminar focos de doenças, reduzir riscos com animais peçonhentos e promover mais saúde e segurança para a população
A limpeza dos quintais, assim como de terrenos e áreas ao redor das residências, é um cuidado essencial para a aparência dos bairros, mas principalmente para com a saúde pública e a segurança de toda a população. Pensando nisso, a Prefeitura de Três Pontas, em parceria com a Câmara Municipal, dará início neste sábado, 2 de agosto, ao Projeto Bota Fora TP, uma grande mobilização de limpeza e recolhimento de materiais inservíveis, que começa pelos bairros Primavera e Santana.
A ação está marcada para às 7 horas, e os moradores devem ficar atentos: todos os materiais sem uso: móveis velhos, entulhos, restos de madeira, eletrodomésticos inutilizados, objetos que possam acumular água ou atrair insetos e animais indesejáveis devem ser colocados para fora, na calçada, logo nas primeiras horas do dia. O caminhão da Prefeitura fará o recolhimento.
Além de colaborar com a limpeza urbana, o objetivo do projeto é combater problemas sérios de saúde pública, como a Dengue, Zika e Chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, que se prolifera facilmente em recipientes com água parada. Materiais abandonados também se tornam esconderijo para animais peçonhentos, tais como escorpiões e aranhas, e para ratos e baratas, que podem transmitir doenças perigosas.
“É uma ação que visa cuidar da cidade, mas, acima de tudo, cuidar das pessoas. Casas e quintais limpos reduzem muito os riscos de contaminações e acidentes com animais. Por isso, a colaboração dos moradores é essencial”, reforçam os realizadores.
Haverá atuação integrada de diversas secretarias municipais, tais como Transportes e Obras, Meio Ambiente e Saúde. Vereadores também participarão ativamente do projeto, reforçando o compromisso da Câmara com a prevenção e o bem-estar da população. A ação reforça a importância da colaboração entre os poderes públicos e a comunidade na promoção de um ambiente mais limpo, seguro e saudável para todos.
Sequência
O Projeto Bota Fora TP será levado a outros bairros, sempre com datas e roteiros divulgados com antecedência. Nos dias que antecedem o mutirão, carros de som irão circular pelos bairros avisando os moradores, enquanto agentes de Endemias farão visitas para orientar sobre os cuidados necessários com o ambiente doméstico e a eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. A ideia é criar uma cultura de prevenção, incentivando os cidadãos a manterem seus espaços limpos e seguros o ano todo.

Sintonize mais: 2º Encontro Regional das Companhias de Reis movimenta Três Pontas neste domingo
