Deputados mineiros reinstalam Frente Parlamentar do Cooperativismo na ALMG
Sistema Ocemg debate o cooperativismo no âmbito do Estado e seu papel no apoio ao desenvolvimento das cooperativas mineiras e de seus cooperados e comemora iniciativa parlamentar
O cooperativismo mineiro ganhou mais um impulso para continuar crescendo de maneira sustentável, com a reinstalação da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop-MG) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Considerada estratégica pelo setor, a Frente teve sua diretoria empossada no dia 28 de setembro, em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico da ALMG, para debater o cooperativismo no âmbito do Estado e seu papel no apoio ao desenvolvimento das cooperativas mineiras e de seus cooperados. A Frencoop-MG será presidida pelo deputado Estadual Antônio Carlos Arantes, 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
A reunião contou com lideranças das principais entidades representativas, como o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, que reforçou a importância das cooperativas para a economia do país. “As cooperativas representadas pelo Sistema Ocemg tiveram resultados positivos em 2022. Isso aconteceu principalmente porque cuidamos da preparação de nossos dirigentes, com projetos desenvolvidos tanto internamente quanto em parceria com outras instituições” reiterou.
Ciente da relevância do agronegócio brasileiro, Scucato voltou a destacar que é urgente a adoção de políticas públicas mais consistentes para o setor, que conta com uma participação significativa do cooperativismo. Nada menos que 21,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio mineiro vem das cooperativas, que respondem por 57% da produção de café e 19,7% da produção de leite no Estado.
As 781 cooperativas representadas pelo Sistema Ocemg geram 54,5 mil empregos diretos e reúnem 2,8 milhões de cooperados. O setor é responsável por exportações da ordem de 1,5 bilhão de dólares em Minas Gerais. “O cooperativismo fortalece a economia, corrige o social e respeita o ambiental”, concluiu Scucato, sob aplausos dos participantes da audiência.
(Sistema Ocemg)
Sintonize mais: Eleitores participam da escolha dos novos Conselheiros Tutelares de Três Pontas