Vôlei – Campeonato Brasileiro de Seleções começa e tem filho de trespontano em quadra
Nesta terça-feira (1º) teve início uma das mais tradicionais competições de voleibol do país. O Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) se estenderá até setembro, com 12 torneios disputados em quatro categorias: Sub-18 e Sub-17 masculino; Sub-17 e Sub-19 feminino.
Além de entrarem em quadra para disputar o título, as seleções estaduais revelam, no decorrer do evento esportivo, talentos dos quatro cantos do Brasil, que são observados atentamente por quem tem a missão de formar as seleções brasileiras de base.
Em cada uma das categorias, os 26 estados e o Distrito Federal são divididos em três grupos: Divisão Especial (10 times), Primeira Divisão (10 times) e Segunda Divisão (7 times). As partidas da fase de classificação serão disputadas em três sets obrigatórios, e os confrontos decisivos, em melhor de cinco sets. Os três primeiros garantem acesso à divisão superior no ano seguinte e os três últimos são rebaixados.
A temporada do CBS começou com o Sub-18 da Divisão Especial masculino. No grupo A, estão as seleções do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará e Maranhão. No grupo B, as seleções de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Pernambuco e Mato Grosso do Sul. Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais.
Os jogos do CBS serão disputados no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema, no Rio de Janeiro e também em Brasília (DF).
Filho de trespontano em quadra
Em seu primeiro jogo nesta competição, Santa Catarina venceu o Maranhão por 3 x 0 sets e o resultado foi bastante comemorado por uma família trespontana. Tios, primos e, claro, também os amigos festejaram a estreia “com pé direito” da equipe para a qual foi convocado Joaquim Werninghaus Tavares. O atleta, da Associação Desportiva de Voleibol (ADV), de Jaraguá do Sul, é filho do trespontano João Paulo de Figueiredo Tavares, que trilhou um consagrado caminho na modalidade, acumulando títulos desde as categorias de base. Campeão Mundial em 2010, medalha de Ouro na Copa dos Campeões em 2009 e o tricampeonato na Liga Mundial são alguns deles.
Joaquim tem 15 anos e mede 1,94m. Em quadra, ele atua como Oposto. “Se depender do talento e dedicação do Joaquim, a Seleção Catarinense vai brilhar”, registra Rozana Tavares, tia e torcedora do jovem jogador.
Como a confiança e o apreço são contagiantes, uma coisa é certa: Joaquim já conta com uma galera que está aqui, em solo trespontano, emanando boas energias para que ele siga vitorioso e, acima de tudo, feliz no caminho que vem percorrendo com garra, determinação e o amor pelo esporte que herdou do voleibolista João Paulo.
Calendário do CBS 2022
1 a 5 de março – Sub-18 masculino Divisão Especial – Saquarema (RJ)
8 a 12 de março – Sub-17 feminino Divisão Especial – Saquarema (RJ)
14 a 19 de março – Sub-18 masculino Primeira Divisão – Saquarema (RJ)
21 a 26 de março – Sub-17 feminino Primeira Divisão – Saquarema (RJ)
9 a 14 de maio – Sub-20 masculino Divisão Especial – Brasília (DF)
9 a 14 de maio – Sub-20 masculino Primeira Divisão – Brasília (DF)
16 a 21 de maio – Sub-19 feminino Divisão Especial – Brasília (DF)
16 a 21 de maio – Sub-19 feminino Primeira Divisão – Brasília (DF)
23 a 28 de maio – Sub-20 masculino Segunda Divisão – Brasília (DF)
23 a 28 de maio – Sub-19 feminino Segunda Divisão – Brasília (DF)
19 a 24 de setembro – Sub-17 feminino Segunda Divisão – Saquarema (RJ)
19 a 24 de setembro – Sub-18 masculino Segunda Divisão – Saquarema (RJ)
(Fontes complementares: CBS/O Tempo)