Vacinação Antirrábica Animal começa na região urbana de Três Pontas neste sábado (5)
Estimativa é vacinar cerca de 12.600 cães e gatos durante a campanha em todo o município
A Prefeitura de Três Pontas, através da Secretaria de Saúde (SMS) – Setor de Vigilância Ambiental – dará início neste sábado (5) à Campanha de Vacinação Antirrábica Animal na região urbana do município. Todos os cães e gatos devem ser levados a um dos pontos de imunização para receberem a dose preventiva.
“O grande objetivo da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal é a prevenção da raiva humana. É vacinar o maior número de cães e gatos, no menor espaço de tempo para impedir que o vírus rábico alcance a população, interrompendo assim o ciclo de transmissão da doença”, explica a bióloga, especialista em Vigilância em Saúde Ambiental, Sebastiana Aparecida da Silva.
Na cidade, a vacinação acompanhará o seguinte cronograma.
Dia 05 – Sábado – das 9h às 15h
1 – Quadra do Santa Edwirges
2 – E. M. João Batista da Silveira
3 – Praça do Cruzeiro (Padre Vitor)
Dia 06 – Domingo – das 9h às 15h
1 – Av. Oswaldo Cruz – Sambódromo
2 – Praça Ana Rita (Peret)
3 – Laticínios Cocatrel
Dia 08 – Terça-feira – das 9h às 15h
1 – Bairro Santana
Dia 10 – Quarta-feira – das 9h às 15h
1 – Jardim das Esmeraldas
Dia 19 – Sábado – das 9h às 15h
1 – Praça do Catumbi (Cônego Francisco)
2 – Praça do Cemitério
3 – Praça José de Anchieta
Dia 20 – Domingo – das 9h às 15h
1 – Caic
2 – Sesi
3 – Praça São Cristóvão
Raiva é responsável por cerca de 60 mil mortes humanas, anualmente em todo o mundo
A raiva é uma zoonose causada por vírus e acomete os animais e o homem. Ela apresenta três ciclos de transmissão: urbano – representado principalmente por cães e gatos, rural: além de cães e gatos, os animais de produção, tais como, bovinos, equinos, suínos, caprinos e silvestre (raposas, guaxinins, primatas e principalmente os morcegos).
É uma doença com 100% de letalidade, responsável por cerca de 60 mil mortes humanas, anualmente em todo o mundo. Na grande maioria dos casos, os cães são a fonte de infecção. O cão e o gato eliminam o vírus de 2 a 5 dias antes de manifestarem os sintomas e persistem por toda a evolução. A morte do animal ocorre em 5 a 7 dias após instalado o quadro clínico. É importante ressaltar que é uma doença passível de eliminação no ciclo urbano por meio da Vacinação Antirrábica Animal (cães e gatos).
A transmissão da raiva ocorre quando os vírus da raiva existentes na saliva do animal infectado penetram no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura.
A vigilância da raiva é feita por meio de notificação e investigação de casos humanos e animais, profilaxia antirrábica humana (pré-exposição e pós-exposição), vacinação de cães e gatos anualmente e monitoramento da circulação viral.
Dentre as medidas de prevenção à raiva humana estão as Campanhas de Vacinação Antirrábica Animal que são realizadas anualmente.
“Diante do exposto, é fundamental o envolvimento da população na vacinação dos seus animais e na prevenção da doença. Então, leve o seu animal para vacinar no ponto mais próximo de sua casa. Desta forma ele estará protegido e sua saúde também”, convoca a bióloga Sebastiana Silva.
Meta 2023
No ano passado, foram vacinados em Três Pontas 11.296 cães e 1.329 gatos. A soma de 12.625 animais imunizados representa 113% de cobertura vacinal. Para 2023, o município estima vacinar novamente cerca de 12.600 animais.
Região Rural
Na zona rural de Três Pontas, a Vacinação Antirrábica Animal começou nesta terça-feira (1º). Confira o calendário e compartilhe para que todos os cães e gatos possam receber o imunizante!