Trespontanos estão de volta às trilhas do Mountain Bike
Dionata Souza e Juliano Silva disputam a Copa Soul – Sul-Mineiro já se preparando para competições estadual e nacional
Bastou o anúncio da retomada das temporadas esportivas após o período mais crítico da pandemia Covid-19 para atletas de Três Pontas correrem para as pistas em busca da recuperação do tempo que perderam longe de uma das coisas que mais gostam de fazer: competir.
Nesse time estão os adeptos do Mountain Bike, atraídos pela Copa Soul – Sul-Mineiro. A primeira etapa, válida também pela Taça Brasil, foi realizada em Lavras nos dias 5 e 6 de março, na modalidade XCO que significa Mountain Bike Cross Country Olímpico. Os competidores encararam quatro quilômetros de distância por volta, em uma trilha que correspondeu ao altíssimo nível dos “bikers”. Esforço e técnica para ficar no “Top 10”, de olho no ranking para os campeonatos Mineiro e Brasileiro. Com apoio da Prefeitura de Três Pontas, através da Secretaria Municipal de Esportes, lá estavam Dionata Souza e Juliano Silva, que concluíram em 5º e 10º lugares.
A segunda etapa reuniu os esportistas na cidade de Machado, neste último final de semana (21 e 22). Inscritos na categoria Master A1, respectivamente, Dionata e Juliano fecharam a fase no pódio com 2ª colocação e 6º lugar – uma escalada importante em relação à classificação de abertura.
“Estamos muito bem na competição. Nos esforçamos para trazer bons resultados para a nossa cidade correspondendo, assim, às nossas expectativas e às expectativas de todos aqueles que torcem por nós: família, amigos, patrocinadores”, registra Juliano, antes de voltar para os treinos, já de olho nos próximos desafios.
O calendário oficial mostra que a Copa Soul – Sul-Mineiro tem ainda duas etapas, que acontecerão no Circuito das Águas. Lambari recebe os competidores em 2 e 3 de julho, e Caxambu no dia 18 de setembro para a grande final que será uma maratona XCM.
Os representantes de Três Pontas na Taça Brasil Copa Soul – Sul-Mineiro
Juliano Silva tem 32 anos, é atleta de Mountain Bike, filiado à Federação Brasileira e à Mineira de Ciclismo. Ele começou a competir em 2016. Atualmente defende o nome de sua cidade natal, Três Pontas, com o apoio da Prefeitura (Secretaria Municipal de Esportes) e ainda da Xtires BikeShop.
Depois de um período se aperfeiçoando na modalidade, sob orientação do treinador Jorge Silva, de Petrópolis (RJ), Juliano obteve uma ótima performance nos treinos e nas competições como mostra o desempenho nas etapas da Copa Soul – Sul-Mineiro com pontuação garantida para o ranking de disputas estadual e nacional.
Dionata Souza tem 30 anos, é adepto do Mountain Bike na modalidade Cross Country. É filiado pela Federação Mineira de Ciclismo na categoria Master A1 onde atletas de 30 a 34 anos completos se inscrevem.
A “bike” é uma paixão desde a infância. Com incentivo do pai e tios, em 2017, Dionata começou a participar de competições, e começou muito bem, conquistando o título de Vice-Campeão da Copa Soul. Em 2018 repetiu o feito de Vice-Campeão e foi também Vice-Campeão Mineiro de Maratona na categoria Sub30, dentre outros campeonatos e provas que também obteve relevantes resultados.
“Me sinto pronto para encarar mais uma Taça Brasil, a Copa Soul – competição de altíssimo nível e, claro, outros desafios que vierem. Meu maior objetivo neste ano é o Campeonato Brasileiro, no dia 8 de outubro, e conto com a MAP Assessoria Esportiva, sediada em Itajubá, e com o apoio desta equipe super profissional”, revela em tom de agradecimento.
Dionata também agradece à Prefeitura de Três Pontas, por intermédio do secretário Municipal de Esportes, João Batista Rabello, se comprometendo a se empenhar, sempre, para ser orgulho e exemplo para os conterrâneos.