Segundo dia da Expocafé atrai mais de 13 mil visitantes e destaca inovações no setor de cafeicultura
Evento vai até às 17 horas desta quinta-feira (06), no “aeroporto” de Três Pontas
O segundo dia da 27ª edição da Expocafé, a mais tradicional feira voltada para a cafeicultura brasileira, recebeu mais de 13 mil visitantes. Organizada pela Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel) em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a Prefeitura Municipal de Três Pontas, a feira começou às 8 horas e contou com um público expressivo, que visitou os quase 150 estandes presentes no evento.
A feira, reconhecida por suas especificidades no setor de cafeicultura, apresentou novidades e oportunidades de grandes negócios para os participantes. Rosana Aparecida de Lisboa, uma visitante que adquiriu um soprador de folhas durante a Expocafé, comentou sobre sua experiência: “Eu comprei esse soprador porque achei o preço muito bom e vantajoso. Este ano está melhor, o espaço está maior, e está dando para a gente olhar os produtos com mais calma, então está bem melhor”.
Programação do Dia
Os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar diversas palestras ao longo do dia, que trouxeram conhecimentos valiosos e novas perspectivas para a gestão da cafeicultura.
Confira quais foram as palestras de ontem (05)
*Palestrante: Prof. Bruno Henrique Sardinha de Souza
Tema: Bases ecológicas e econômicas do manejo integrado de pragas do café
*Palestrante: Prof. Adão Felipe dos Santos
Tema: Extraindo o potencial dos drones para uma gestão eficiente e sustentável da cafeicultura
*Palestrante: Equipe Avança Café (Ufla, UFV e Embrapa Café)
Tema: Avança Café 6.0 – Transforme a cafeicultura com novas tecnologias
Expocafé Mulheres
A programação também incluiu a abertura oficial da Expocafé Mulheres, com uma mesa composta por diversas representantes de instituições importantes: representante Epamig Vânia Aparecida Silva (Chefe Geral Epamig Sul), representante Ufla: Dalyse Castanheira. Iandra Mendes Vilela – Trader da Cocatrel, representante Prefeitura Municipal de Três Pontas: Melissa Chaves Garcia de Souza, representante Emater: Adalise D. Vieira da Silveira (Coordenadora Técnica Regional – Emater MG), representante Embrapa: Helena Maria Ramos Alves, Vanusia Nogueira, Diretora Executiva da OIC – Organização Internacional do Café, Carmem Lucia Chaves de Brito, Presidente da BSCA – Brazilian Specialty Coffee Association, representante Instituto Federal: Danielle Pereira Balizza.
O painel “Conexão e inserção das Cafeicultoras no desenvolvimento tecnológico e Inovação” foi moderado por Danielle Pereira Balizza e contou com a participação de várias especialistas, incluindo Vania Aparecida Silva, Vanusia Nogueira e Carmem Lucia Chaves de Brito. A programação incluiu um vídeo de Josiane Cotrim Macieira e um debate sobre as novas lideranças da International Women’s Coffee Alliance (IWCA).
Após a abertura oficial da Expocafé Mulheres 2024, os participantes tiveram a oportunidade de adquirir mais conhecimento com as palestras do Prof. Flávio Meira Borém (Engenheiro Agrônomo e Professor da Ufla), falando sobre “Secagem: Ponto chave para produção de cafés especiais”, Gil Barabach (Economista e Mestre em Economia do Desenvolvimento – FACE-PUCRS) sobre “O que esperar do mercado de CAFÉ em 2024: Cenários, Tendências e Estratégias”, Roberto Marchelli, da Ocemg, sobre “O cooperativismo e seus desafios” e, para finalizar, Vinicius Estrela (Diretor Executivo da BSCA – Associação Brasileira de Cafés Especiais), apresentando sobre “A nova Geração dos Cafés Brasileiros”.
Melhores Cafés Cocatrel
Durante o evento, a Cocatrel lançou mais quatro dos ganhadores dos melhores cafés da Safra 2023/2024. Josias Cardoso de Oliveira, José Alberto Paranaíba, Rogério Valdivino Pereira e Danilo Mesquita Andrade participaram de uma cerimônia de lançamento dos seus cafés premiados.
A Expocafé continua até às 17 horas desta quinta-feira (06) e os organizadores convidam todos a participarem deste importante evento, que é uma vitrine das inovações e tendências do setor cafeeiro brasileiro.
(Ascom Cocatrel)
Sintonize mais: Expocafé 2024: oportunidade de negócios e inovação na cafeicultura