Saiba descansar na tempestade…

Por Ágatha Ferreira

Eu já fui muito, mas muito, coloca mais um muito aí por favor, haha ansiosa e apressada na vida. Queria tudo para ontem, e meu marido sempre brincava que se um dia eu descobrisse estar grávida eu já iria para a maternidade de imediato.

Acho que a ansiedade me dava uma sensação de controle, e quem é que não gosta de estar no controle, né?! Saber o que irá acontecer, de que jeito, a que horas… mas se alguma coisinha saía do lugar, o caos se instaurava: a explosão, o choro, angústia. Você já sentiu isso?

… mas se alguma coisinha saía do lugar, o caos se instaurava: a explosão, o choro, angústia. Você já sentiu isso?

Uma vez quando criança, e esse fato é real, eu tinha uma coleção de tazos da Coca-Cola, e eles ficavam na ordem que eu os tinha adquirido, e eu brincava com os repetidos, porém um dia -não sei porquê eles caíram, e saíram da ordem. Me lembro do colo da minha mãe, eu devia ter uns 6 anos na época, mas eu me lembro do quanto me senti chateada e magoada por eles terem saído de ordem, uma ordem que só existia na minha cabeça.

Essa mania de saber a hora certa de tudo, quanto tempo vai levar, e muitas variantes eram ignoradas. E a vida é uma variante enorme, afinal ela não depende só da gente. Por exemplo, no trabalho de um professor de dança, ele pode ser o melhor e coreografar bem, e se alimentar bem para ter um físico legal, e ter ritmo, mas se o aluno não estiver afim – o trabalho dele não aparece. Um vendedor, ele pode estar com a energia no topo, estar com as melhores ofertas, ter a demanda, mas se naquele dia o cartão não tem limite – o freguês não compra.

É fácil adaptar-se? Não, mas é necessário. Essa semana que passou estive muito resfriada, com aquela gripe fortíssima que vem dando por aí. Não fiquei feliz, mas se fosse em outras épocas eu choraria, reclamaria, esbravejaria o tempo todo, e do que isso iria adiantar… O mais viável foi saber receber ajuda de quem está próximo, orar, agradecer e pedir saúde, e repousar. Sem culpa, sem raiva, fazer o que tem que ser feito.

Muitas vezes quando ficamos doentes, queremos logo sair dali, é óbvio, mas pare um pouco para pensar, use o tempo sempre ao seu favor, tem de repousar, então dorme, veja filme, pense num projeto para quando melhorar.

Saiba descansar na tempestade...
Saiba descansar na tempestade…

Enfim, muitas e muitas coisas não dependem da gente, e por isso nós – humanos – temos a adaptabilidade a nosso favor. Nós nos adaptamos ao meio e às circunstâncias, e isso para coisas simples e para coisas mais complexas. Não sou perfeita, e estou muito, muito longe, mas aprendi com a vida a descansar nas tempestades, e te convido a desfrutar do descanso quando isso acontecer…

Beijinhos Ágatha Ferreira.


Sintonize mais: Você está pronto para estar no céu…?