Previdência Social se alia à tecnologia em seus quase 100 anos de história
Em contagem progressiva para os 100 anos, que serão comemorados no dia 24 de janeiro de 2023, o órgão está presente em vários momentos dos cidadãos, seja no auxílio maternidade, por doença, invalidez, pensões, enfim, contribui imensamente com a economia de inúmeros municípios, principalmente os mais deficitários.
Atualmente, possui a segunda maior folha de pagamento das Américas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Aposentadorias predominam
Dos 36,4 milhões de benefícios pagos mensalmente, 21,8 milhões são referentes às aposentadorias pelo INSS.
A folha de pagamento gira em torno de R$ 50 bilhões por mês e os benefícios chegam até mesmo a ultrapassar o repasse federal conhecido como Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em algumas cidades com poucos recursos.
De acordo com o governo federal, a Previdência Social oferece proteção social a mais de 100 milhões de pessoas no Brasil.
De olho nos 100 anos
O aniversário da Previdência Social é no dia 24 de janeiro por conta de uma homenagem à publicação da Lei Eloy Chaves, que instituiu a base do sistema previdenciário por meio da criação da Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias.
Integrada ao universo online
Com o acesso cada vez mais popularizado da internet e também por conta dos reflexos da pandemia, a Previdência Social conta agora com um aplicativo exclusivo para os contribuintes realizarem diversos tipos de solicitações.
Trata-se do Meu INSS. Ele é um aplicativo que faz atendimento rápido e com resposta eficaz, agilizando a vida de muita gente.
A plataforma disponibiliza mais de 90 serviços digitais, tudo na palma da mão. Elaborado por meio de uma parceria tecnológica com a Dataprev, o portal registra, em média, 40 milhões de acessos por mês.
Assistente virtual
O portal também investiu no omichannel e possui uma atendente virtual carinhosamente conhecida como Helô. É possível esclarecer dúvidas e também obter informações sobre os serviços existentes, assim como os direitos previdenciários dos cidadãos.
Somente em dezembro de 2021, a solução obteve mais de 266,1 milhões de interações, sendo 33,7 milhões de atendimentos.
Portanto, o futuro da Previdência Social está em construção e ainda tem outras novidades, como a prova de vida por biometria e a automação dos benefícios, que já faz cerca de 27% de requerimentos por mês, tudo automático.
Assim, apesar de ter quase 100 anos, a Previdência Social se renova para sempre oferecer um atendimento de qualidade e segurança na vida dos brasileiros.
Fonte INSS/OlharDigital