Posse histórica: Mesa Diretora da Câmara de TP segue composta pelos mesmos vereadores que atuaram no 1º biênio

Antônio “do Lázaro”, Luan Donizeti e Maycon Machado apenas trocam de função e continuam à frente dos trabalhos da Casa Legislativa nos próximos dois anos de mandato

Na noite desta segunda-feira (2), no Plenário “Presidente Tancredo de Almeida Neves”, foram empossados os vereadores que compõem a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Três Pontas – Biênio 2023/2024. Pela primeira vez na história da Casa Legislativa trespontana os trabalhos continuarão liderados pelo mesmo grupo que atuou à frente do parlamento nos dois primeiros anos da Legislatura.

Em 12 de dezembro – após acirrada disputa, foram eleitos, e nesta segunda-feira oficialmente nomeados, o presidente Antônio Carlos de Lima (Antônio do Lázaro – PSD / então vice-presidente no Biênio 2021/2022), o vice-presidente Luan Donizeti Elias (PDT / ex-secretário) e o secretário Maycon Douglas Vitor Machado (PDT / ex-presidente). Eles entram para a história política de Três Pontas como os pioneiros a conquistar o feito de compor a Mesa Diretora pelos quatro anos do mandato.

Ao comentar a atuação dos vereadores que estiveram à frente da Câmara Municipal no Biênio passado, a cerimonialista, Mariléia Bernardes de Andrade, destacou que Maycon, Antônio “do Lázaro” e Luan desenvolveram um grande trabalho pautado no verdadeiro exercício de um gerenciamento político-administrativo eficiente e eficaz, tendo procurado sempre valorizar e resguardar a independência do Poder Legislativo, e lutado veementemente pelos interesses da população. “Agora estão prontos para prosseguir. Novos objetivos serão traçados, novos planos de trabalho com certeza serão fielmente cumpridos”, completou.

Os três vereadores foram agraciados com placa de Honra ao Mérito. Por meio do cerimonial, agradeceram a confiança dos colegas de Legislatura e renovaram o compromisso de continuar ouvindo e servindo à comunidade com total dedicação pelos próximos dois anos.

Posse histórica: Mesa Diretora da Câmara de TP segue composta pelos mesmos vereadores que atuaram no 1º biênio
Os vereadores empossados para a Mesa Diretora 2023/2024: Luan Donizeti (vice-presidente), Antônio “do Lázaro” (presidente) e Maycon Machado (secretário)

Discursos

Maycon Machado, em seu discurso de posse, desejou sorte aos colegas de Mesa Diretora. Bastante emocionado, agradeceu a todos os parceiros da Câmara, ao Executivo, servidores municipais, à comunidade. Com humildade, pediu perdão pelas possíveis falhas, enfatizando que todas as decisões – certeiras ou não – aconteceram meio à incessante busca do bem para a Casa Legislativa e população. “Fiz o meu melhor, o melhor que pude”, registrou o ex-presidente, demonstrando disposição para as futuras ações agora como vereador-secretário.

Em seu segundo mandato, Maycon Machado detém um recorde, o de ocupar um dos cargos da Mesa Diretora em todos os biênios, ou seja, por oito anos consecutivos. Foi secretário 2017/2018, presidente 2019/2020 – 2021/2022 e novamente eleito secretário 2023/2024.

O vice-presidente, Luan Donizeti é outro que cresce na vereança, se destacando em seu primeiro mandato. Lealdade, companheirismo, disponibilidade foram palavras que proferiu como alicerces da caminhada rumo ao desenvolvimento de Três Pontas.

Fechando as falas na tribuna, o presidente empossado, Antônio Carlos de Lima, se dirigiu primeiramente ao ex-presidente Maycon Machado, por quem assegurou ter admiração. Na sequência, ao vice-presidente empossado, Luan Donizeti, além de cumprimentar as autoridades e demais cidadãos presentes na cerimônia.

Depois de tecer os elogios, e de reverenciar lideranças políticas “in memorian” – os irmãos dele, ex-vereadores José Maria Alves e João Vicente Tavares e a ex-prefeita de Três Pontas, Adriene Barbosa – Antônio “do Lázaro” falou de si, do quanto gosta de fazer o bem, de ajudar o próximo e do trabalho conjunto. “A gente está aqui como presidente simplesmente porque tem que ter um presidente, não significa que é para mandar, não sou mais do que ninguém. Há quase 16 anos ocupo uma cadeira nesta Casa, mas tenho muito a aprender”, comentou. Antônio também destacou seu serviço em prol das comunidades rurais, por exemplo, Quilombo Nossa Senhora do Rosário, Pontalete, Marmelada. “Digo, com humildade, que por onde passo tenho deixado um rastro. Quando eu sair daqui e olhar para trás, tenho certeza que vou dizer: graças a Deus fiz um trabalho bem feito”.

A proposta de condução

Antônio “do Lázaro” cumpre o quarto mandato e venceu Sérgio Eugênio Silva na disputa pela presidência da Mesa Diretora 2023/2024.  Em sua fala na solenidade de posse, afirmou o propósito de “bem presidir a Câmara com responsabilidade, competência, seriedade, transparência e atitude na defesa do progresso e da comunidade trespontana, honrando o mandato que me foi confiado com  diálogo e equilíbrio. Esclareço que o nosso trabalho será baseado na harmonia e na independência de Poderes visando sempre o bem-comum de todos, mas não titubiarei em fazer valer os votos do povo dados a cada um de nós vereadores para representá-lo em seus interesses”.

Atenção e agilidade aos pleitos do Legislativo

O presidente 2023/2024 mandou um recado àqueles que ocupam cargos comissionados na Administração Municipal. Solicitou agilidade: “que os pedidos e correspondências da Câmara e de cada um dos vereadores e vereadora sejam, no mínimo, respondidos a tempo visando a harmonia dos Poderes”. O mesmo, para o chefe do Executivo, Marcelo Chaves Garcia: “peço ao querido e amigo, senhor prefeito, com sua costumeira educação, atenção aos pleitos levados até Vossa Excelência por esta Câmara a fim de serem prioridade, efetivamente realizada a tempo e hora”.  

A cerimônia foi prestigiada por autoridades políticas – dentre elas, o prefeito Marcelo Chaves Garcia e o vice-prefeito, Luis Carlos da Silva, o presidente da Câmara Municipal de Boa Esperança, vereador José Valter Netto; por lideranças do setor de segurança pública – Polícia Militar e Polícia Civil, da OAB Subseção local e representantes de vários outros segmentos, além de familiares e amigos dos vereadores empossados.

O Hino Nacional foi executado pelos musicistas Wallace Alexandre e Beto Maciel – professores do Conservatório Municipal de Música “Gileno Tiso”, que também prestaram homenagem à nova Mesa Diretora. Houve ainda momento especial de fé, proferido pelo 1º Tenente Capelão Militar, Frei Emerson Carlos Silva.

Sintonize mais: CMEI Dona Anita será inaugurado em Três Pontas