Pesquisa aponta retomada das compras presenciais no Dia dos Pais
Segundo o levantamento, consumidor procura por promoções e bom atendimento
O Projeto Levante Sul de Minas e o Geesul (Grupo de Estudos Econômicos do Sul de Minas) com apoio do Departamento de Pesquisa do Grupo Unis, realizou entre os dias 25 de julho e 03 de agosto, a Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Pais.
Os resultados apontaram que 77,1% dos pesquisados vão presentear nesta data, sendo que 56,3% irá comprar um presente e 17,7% dois presentes. O valor do presente ficará entre R$ 50 e R$ 100 (48,6%) e R$ 100 e R$ 200 (29,7%), principalmente. A forma de pagamento preferida segue a tendência já apontada em outras pesquisas, o cartão de crédito em primeiro lugar (48,6%), seguido pelo cartão de débito (27%).
Ganham a preferência: roupas, calçados e artigos esportivos, e o consumidor se mantém exigente na hora da compra, procurando promoções e bom atendimento.
O local mais procurado pelas compras serão as lojas do centro das cidades (39,4%) e depois o e-commerce (32,4%) e o shopping center (12,7%). Para o coordenador da pesquisa, professor Guilherme Vivaldi, esta preferência mostra dois pontos importantes, o primeiro sobre o efeito do arrefecimento da pandemia, trazendo mais segurança para os consumidores realizarem suas compras presencialmente nas lojas. O segundo ponto de atenção é a manutenção do nível de procura pelas compras online, que ainda representam mais de 30% das intenções, mostrando que o consumidor aprendeu a comprar online na pandemia e o hábito permanece para muitos deles.
Para o Grupo Unis, as pesquisas locais têm papel importante para guiar os empresários da região, fugindo da dependência do levantamento de dados das capitais. A pesquisa, argumentam o Projeto Levante Sul de Minas e o Geesul, oferece importante ajuda às comunidades sul-mineiras.