Lions Clube de Três Pontas inicia homenagem ao Pai do Ano com Missa no Santuário d’Ajuda

“Firme e Forte!”, Kiko receberá o tradicional título – que destaca a figura paterna de todos os trespontanos – com orações e Jantar Festivo

O Lions Clube de Três Pontas dará início à tradicional homenagem ao Pai do Ano com uma Missa no Santuário d’Ajuda, neste sábado (10), às 18h30min. O título, entregue anualmente há décadas, tem como objetivo destacar e celebrar a importância da figura paterna. Em 2024, o eleito é Francisco de Assis Ferreira de Carvalho. Através do “super” pai de família e empresário do ramo varejista, popularmente chamado Kiko, o Lions expressa seu respeito e admiração por todos os pais da comunidade trespontana.

O encerramento das celebrações será no sábado, dia 17, com um Jantar Festivo em um aconchegante restaurante da cidade. A noite promete ser um momento de confraternização, onde membros do Lions Clube, homenageado e seus familiares poderão celebrar em conjunto essa tradição que reforça os laços familiares e comunitários em Três Pontas concluindo assim, o reconhecimento oficial ao Pai do Ano, escolhido por representar os valores e o espírito de dedicação familiar que o Lions Clube valoriza.

O Pai do Ano 2024 do Lions Clube de Três Pontas

Francisco de Assis Ferreira de Carvalho, nasceu em Três Pontas, dia 02 de junho de 1951. Foi carinhosamente apelidado por seu pai como Francisquinho e por sua mãe como Kiko, como ficou mais conhecido. É o quinto dos 12 filhos gerados da união entre os saudosos Sr. Suco e Dona Lázara.

Hoje, aos 73 anos de idade, surpreende por seu otimismo e vigor no trabalho! Sempre “Firme e forte”! Conheceu sua paixão no ano de 72 e foram nos embalos de “Do you Wanna dance and hold my hand?” que Kiko e Daisy Dixini começaram o namoro. Entretanto, Sr José Dixini Neto era um sogro durão e não deixava sua linda filha passar de 22h na rua.

Ao todo, são 52 anos juntos, sendo 45 de casados, com as bênçãos de Deus e de seus pais. Desse enlace matrimonial nasceram 4 filhos: Francini, Taylor, Bruno e Érika. Seu maior tesouro é a sua família, em especial os 8 netinhos, que enchem sua casa de alegria, abraços e beijinhos! Juntos, educaram seus filhos com muito amor, respeito, firmeza e os princípios passados por seus pais.

Lions Clube de Três Pontas inicia homenagem ao Pai do Ano com Missa no Santuário d'Ajuda
Daisy, Taylor, Francini, Bruno, Érika e Kiko. O Pai do Ano 2024 do Lions Clube de Três Pontas com seu maior tesouro: a família (Crédito: arquivo pessoal)

Cristão e católico praticante, participa junto à sua esposa Daisy da Liturgia dominical na Paróquia da Aparecida. Nascido e criado próximo à “igrejinha”, foi coroinha, participou do grupo de jovens e também se casou naquela paróquia. Até hoje reside no mesmo bairro, bem próximo ao antigo casarão de seus pais e se recorda com nostalgia daqueles tempos…

Kiko se orgulha de suas raízes: a família Pádua, o bairro Angolinha, a família Mesquita, Carvalho… as comadres da mamãe… Sua infância foi regrada e muito humilde. Ele conta que no Natal ganhava apenas uma maçã de presente e, quando muito, roupas usadas dos primos. Não era nada confortável dividir a cama com mais 1 irmão, mas, mais surpreendente ainda, era usar o mesmo tamanho de calça deles. Naquele tempo, apesar de uma horta cheia de pés de fruta, nenhuma amadurecia no pé… por que será?!

Aos 10 anos de idade, deitava a cabeça no travesseiro e perdia o sono fazendo contas de como o Sr Suco iria conseguir quitar as dívidas e sustentar sua numerosa família. Foi assim que Francisco decidiu plantar verduras e legumes pra vender na vizinhança e auxiliar nas despesas domésticas. Posteriormente, aos 13 anos, começou a trabalhar no açougue do Sr. João do Zote, seu tio. Foi através dos ensinamentos desse líder nato, que adquiriu gosto pela vida empresarial, econômica e pelo empreendedorismo. Digamos que João do Zote foi seu “pai rico”.

Inteligente e aplicado na escola, Francisco foi aluno destaque, com excelente desempenho em português e matemática. Cálculos e números eram o seu forte! Depois do Ginásio São Luiz, concluiu os estudos na Escola de Comércio. Logo após, chegou a residir em Belo Horizonte, por 2 anos, a fim de tentar a vida na capital. Mas aquele corre-corre de trabalho e estudos, fila pra almoçar, ônibus lotado, além de vida de república, fizeram Kiko valorizar ainda mais sua saudosa terra natal…

Naquela época, sua família abriu o primeiro açougue em Três Pontas. Era a década de 70 e o Sr Suco e alguns filhos se arriscaram num novo empreendimento. Em 1972, Francisco então decide retornar da capital, a fim de auxiliar na gestão do açougue. Atuava, principalmente, no setor de compra de gado, já atuou também na compra de feijão no formato atacadista. Nesse período, fez negócios com diversos fazendeiros da região e ganhou muito prestígio no meio devido à sua honestidade, pontualidade e firmeza em suas negociações. O negócio familiar prosperou e chegaram a ter 4 pontos de venda na cidade! Naquela época, Kiko implementou, com pioneirismo, mudanças importantes sobre higiene e boas práticas em açougues. Em um de seus cursos, desenvolveu uma receita de linguiça calabresa defumada com sabor único e inigualável! Até hoje a receita faz sucesso.

Além do curso de Ciências Contábeis na escola técnica de Comércio, Kiko se graduou em Administração de Empresas na FACECA.

Foi presidente da Associação Comercial de Três Pontas de 1985 a 1988. É Vice-presidente Regional da AMIS – Associação Mineira de Supermercados. Sócio fundador da Rede Giroforte. Esteve à frente de iniciativas para apoio aos jovens trespontanos, fundando a Ordem DeMolay e as Filhas de Jó na cidade. Já participou da irmandade do Hospital São Francisco de Assis e do CONSEP Travessia (Conselho de Segurança Pública).

Há quase 20 anos gerencia o Super Kiko, ao lado de sua esposa Daisy, seu filho Bruno e seus colaboradores. Preza pela excelência no atendimento aos clientes e é reconhecido pelo seu modo caloroso, atencioso e otimista de ser. Tem um jeito único de atender, sempre com o bordão “firme e forte!”. Trabalhando árdua e incansavelmente, os negócios vêm prosperando, com a graça de Deus! Aos 73 anos, já aposentado, conta com seu filho Bruno como atual gerente dos negócios. Porém, escolheu continuar trabalhando e mantendo-se produtivo.  Hoje, as empresas do grupo possuem 55 colaboradores diretos, motivo de grande orgulho para o Sr Kiko. Com satisfação, ele acompanha esse dia a dia, apontando caminhos, diretrizes e prestando um bom serviço à sua terra natal.

Aliado à experiência e bagagem conquistados ao longo dos anos, Kiko mantém espírito jovem e postura de aprendiz diante negócios, pois sempre está presente em congressos do ramo varejista, além de prezar pelo apoio mútuo entre empresários do ramo.

Francisco constrói um legado como empresário honroso e solícito, como pai e irmão amoroso, detentor de grande coração! Sonha com uma comunidade justa e pacífica. Esperançoso, nos ensina a ser grato pela vida e otimista, mantendo-se Firme e Forte diante das adversidades.

Seu hobby é a leitura, não passa um dia sequer sem exercitar sua mente. Também é apaixonado por orquídeas, tem “mão boa” para o cultivo de plantas.

Curte muito descobrir mais sobre sua árvore genealógica e também sente-se realizado por conviver perto de sua numerosa família.

Sempre sonhando, almeja ver o sítio da família render frutos, ter fartura e concluir a obra iniciada na avenida Ipiranga, empreendimento que muito se orgulha.

É com muita alegria que nós, filhos, agradecemos à família Lions, pela honra de reconhecer toda a trajetória e condecorar nosso pai com o título de “Pai do Ano”! O que para nós é motivo de grande prestígio, tanto pelo exemplo que tivemos dentro de casa, quanto pela relevância que essa instituição tem em nossa cidade!


Sintonize mais: Governador do Distrito LC-12 do Lions Clube Internacional visita Três Pontas