Músico André Tiso morre aos 66 anos após complicações de saúde

Irmão do músico Wagner Tiso, André faleceu após uma longa internação devido a uma obstrução arterial e falência múltipla dos órgãos

Faleceu nesta terça-feira (12), aos 66 anos, o músico André Tiso. A morte foi confirmada pela assessoria do Hospital Alzira Velano, em Alfenas, sul de Minas, onde o artista estava internado desde o mês de setembro, tratando de uma Obstrução Arterial Aguda, que evoluiu para falência múltipla dos órgãos.

Músico André Tiso morre aos 66 anos após complicações de saúde
André Tiso (Foto: Arquivo pessoal)

André Luiz Tiso Veiga, natural de Três Pontas (MG), era irmão do também músico Wagner Tiso e, apesar de ser formado em Engenharia Florestal, ficou amplamente conhecido por sua paixão pela música. Atuando como compositor, arranjador e tecladista, André teve grande impacto na cena musical da região, especialmente desde a década de 1970, com seu estilo único de piano, que trouxe uma nova sonoridade à Música Popular Brasileira (MPB). Além de sua carreira artística, André se destacou como produtor cultural, sendo responsável pela idealização do primeiro Festival de Música de Alfenas – onde morava, e do tradicional Encontro dos Músicos, reafirmando sua importância no campo artístico e cultural da cidade. Vencedor de inúmeros festivais, sempre foi referência para parceiros de composição e intérpretes, além dos inúmeros amigos amantes da boa música que conquistou. “As premiações de suas canções evidenciam harmonia e poesia num casamento de raríssima beleza.”

Entre os amigos próximos, estava Milton Nascimento. Em uma homenagem aos 80 anos de Milton, conhecido como Bituca, André compôs a música “Tutuca – Oração”.

Músico André Tiso morre aos 66 anos após complicações de saúde
Milton Nascimento e André Tiso (Foto: Arquivo familiar)

Segundo informações de familiares, o músico vinha enfrentando sérios problemas de saúde desde o dia 15 de setembro. Ele foi diagnosticado com Obstrução Arterial Aguda e, inicialmente, foi recomendado um procedimento cirúrgico emergencial, que acabou sendo adiado. Esse atraso gerou complicações graves, incluindo trombose e infecções hospitalares. Durante sua internação, André passou por uma cirurgia de amputação e permaneceu em estado delicado por um mês na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em seguida, foi transferido para um quarto hospitalar, necessitando de uma série de cuidados especiais.

No último domingo (10), os filhos de André haviam iniciado uma campanha de arrecadação de fundos para ajudar nas despesas com o tratamento. A família ainda não divulgou detalhes sobre o velório e o sepultamento.

Ouça a seguir “Tutuca – Oração

Composição: André Tiso
Arranjo e vozes: Tutuca
Violão: Deivid Santos
Gravação, mixagem e masterização: Deivid Santos
Arte visual (criação e programação de imagem): ANDI

“Esta composição de André Tiso com conteúdo musical sacro e barroco, fundidos à harmonia moderna mineira, é uma homenagem à grandiosidade de tudo o que Milton Nascimento, nosso querido Bituca, representa em nossas vidas, tanto musicalmente quanto no contexto familiar. Neste ano em que Milton completa 80 anos e se despede dos palcos de onde iluminou todos nós com sua música e sua voz magnífica, Tutuca, seu afilhado e sobrinho de André Tiso, acredita que a homenagem mais cabível a se fazer seja uma oração de gratidão a tudo que ele foi e sempre será. Este vídeo entra no ar às 6 horas da tarde, horário do nascimento de Nascimento… Viva Bituca!” (26 de outubro de 2022).


Sintonize mais: XI Encontro dos RPPS de Minas Gerais acontece em Três Pontas nos dias 21 e 22 de novembro