Monumento do Beato Padre Victor é restaurado no Parque Multiuso e emociona fiéis em Três Pontas

Trabalho da artista plástica Bia Silva devolve realismo e vida à imagem de 7 metros de altura, fortalecendo a fé e o turismo religioso na cidade

As cores dos ipês em setembro ganharam companhia especial neste ano em Três Pontas: o brilho renovado da imagem do Beato Padre Victor, no Parque Multiuso “Prefeito Paulo de Paiva Loures”, conhecido como Parque da Mina. Após 33 dias de dedicação da artista plástica Bia Silva, o monumento de 7 metros foi entregue totalmente revitalizado, emocionando a população e os visitantes que chegaram para a Festa do Beato.

Logo nos primeiros dias da celebração, romeiros, peregrinos e devotos não esconderam a surpresa ao ver o novo aspecto da obra. Além de buscar a água popularmente considerada milagrosa e visitar cerca de 280 barracas da tradicional Feirinha do Padre Victor, centenas de fiéis fizeram questão de parar diante da estátua e agradecer em oração. “Estou chocada com tantos parabéns, abraços, agradecimentos e até choros de felicidade. É gratificante ver o rosto feliz de nosso Beato pronto para receber seu povo”, contou Bia.

Pesquisa e olhar voltado ao realismo nortearam o trabalho da artista plástica, Bia Silva, que assegura estar completamente feliz, honrada e agradecida à oportunidade de restaurar mais uma obra que homenageia o Beato Padre Victor. O religioso, que foi pároco em Três Pontas por 53 anos, pode se tornar o primeiro Santo negro do Brasil(Crédito: arquivo Bia Silva)

A arte que revive a fé

Segundo a artista, a restauração foi pautada no realismo e em pesquisas sobre a vida e os trajes do Beato já como Cônego. “Fiz o cabelo grisalho, a sobrancelha que levanta o olhar, a boca e a maçã do rosto em forma de sorriso. A batina preta com renda branca, as mãos e o rosto receberam o tom correto da pele negra numa mistura de tintas, e até as unhas foram feitas. O sapato marrom discreto, a gola de sacerdote, a faixa de batina, os botões. A intenção é que a população veja cada detalhe como se fosse real”, explicou.

Além da roupa litúrgica, a pilastra onde repousa o monumento recebeu as cores amarelo e branco, presentes na bandeira do Vaticano. Para a artista plástica, restaurar a maior imagem do Beato foi experiência única: “é o terceiro monumento de Padre Victor que tenho a honra de restaurar, e este é o mais imponente, lá de cima é que se vê esta dimensão. Ele é o nosso Anjo Tutelar, então, a emoção realmente toma conta de mim. Estou muito feliz e agradecida a todos que me deram esta oportunidade, confiaram no meu trabalho e me deram todo o suporte. Agradecida a todos que me incentivaram”, registrou.

Entrega oficial

A entrega da obra ocorreu na manhã de sexta-feira (19), em clima de celebração. O prefeito Luis Carlos da Silva, na companhia do vice-prefeito e também secretário municipal de Cultura, Lazer e Turismo – Maycon Machado, destacou que o Parque passa por revitalização geral e que a restauração da imagem marca um novo tempo para a comunidade. “O Parque e este monumento estão ganhando estrutura moderna, preservando sua importância cultural e espiritual, ao mesmo tempo em que fortalecem o turismo religioso do município”, disse o prefeito.

De acordo com o secretário de Transportes e Obras, Alisson Silveira, o projeto completo deve ser concluído em quatro anos, mas os esforços se concentram para antecipar a entrega para que a comunidade e visitantes desfrutem o quanto antes de um local mais bonito, confortável, seguro e em conformidade com o Meio Ambiente, cuja pasta é secretariada por Mairon Mesquita.

Já o vereador “Robertinho Vermelho” lembrou a conquista de R$ 300 mil em emenda parlamentar junto ao deputado Dimas Fabiano para iluminação em LED do espaço, garantindo ainda mais segurança e visibilidade ao local.

João Victor Mendes, representando o deputado federal Diego Andrade, elogiou o trabalho: “o Parque é um ponto turístico fundamental para Três Pontas, e os recursos enviados pelo Diego – que não é um deputado de promessas, mas de realizações – têm sido aplicados de maneira correta em favor do povo trespontano, inclusive para valorizar a fé e o turismo religioso na nossa cidade.”

Quem também expressou agradecimentos foi o agente operacional da Prefeitura de Três Pontas, Roberson de Oliveira, o“Binho”. Ele recordou que dar ainda mais utilidade e valor ao Parque foi promessa de campanha eleitoral, agora cumprida pelo prefeito Luisinho e sua equipe.

Fé que transforma

O momento também foi marcado por depoimentos comoventes. Dona Lia Rosa, devota fiel, agradeceu o cuidado da Administração para com o Parque que tem simbolismo forte em sua vida. Foi lá que, assegura, aconteceu um milagre atribuído ao Beato Padre Victor: a cura de seu filho Willian, primeiro caso de Doença de Crohn curado no mundo. Dona Lia vai sempre ao Parque “da Mina” rezar e agradecer pela vida do filho. Para ela, ver o monumento restaurado só aumenta a devoção e gratidão.

Monumento do Beato Padre Victor é restaurado no Parque Multiuso e emociona fiéis em Três Pontas
O prefeito Luisinho ao lado da artista plástica Bia Silva, secretários municipais e outras lideranças políticas e comunitárias no momento da entrega da obra de revitalização do monumento do Beato Padre Victor no Parque da Mina

Restauração acompanhada pela comunidade

A presença da população foi intensa, acompanhando de perto o trabalho de Bia durante os 33 dias. “A cada etapa, eu recebia apoio, incentivo e carinho. Agora deixo um pedaço de mim nesse monumento, feito com muito amor”, comentou a artista plástica, emocionada.

Além da estátua da Mina – cuja última pintura havia sido feita a aproximadamente 15 anos, sem as técnicas de restauração – Bia Silva já restaurou outros dois monumentos dedicados ao Beato: a estátua no trevo de saída para Santana da Vargem e o Busto da Herma na Praça Cônego Victor. O próximo desafio da profissional será o monumento Zumbi dos Palmares, no bairro Botafogo, em preparação para a Semana Municipal da Consciência Negra, em novembro.

Com a restauração concluída e a revitalização do Parque em andamento, Três Pontas reafirma sua vocação como destino de turismo religioso e preserva a memória de seu Anjo Tutelar. A fé, a arte e a história se unem para manter viva a devoção ao Beato Padre Victor.

Monumento do Beato Padre Victor é restaurado no Parque Multiuso: nas fotos, o antes e depois da restauração. E mais: Prefeitura instalou corrimões e guarda-corpos para maior segurança das pessoas que vão até as bicas


Sintonize mais: A magia dos ipês floridos e seu poder na Fitoterapia