Mirante é mais um ponto turístico inaugurado em Três Pontas

Ato solene encerra sequência de inaugurações que marcaram a primeira quinzena de julho, mês em que a cidade comemora 166 anos

Pela manhã, o prefeito Marcelo Chaves Garcia (PSD) entregou mais um local de atração turística em Três Pontas. Desta vez, parte da história do município é resgatada em uma obra moderna, de onde é possível apreciar bom trecho da paisagem urbana e a serra que originou o nome da cidade. No Mirante “Sebastião Garcia dos Reis”, ladeado por árvores – sobretudo nativas, está o cruzeiro que, antecipou o chefe do Executivo, foi modernizado e chamará a atenção da população também à noite: iluminado.

Mirante é mais um ponto turístico inaugurado em Três Pontas
Mirante “Sebastião Garcia dos Reis” – Três Pontas (MG)

Acompanhado de familiares, o prefeito recordou momentos vividos ao lado do pai que faleceu em 1968 quando ele, o filho Marcelo, tinha apenas 12 anos de idade. Lições paternas que reconhece como alicerces do homem que se tornou. “O que eu pego para fazer, tenho que fazer, a tarefa tem que ser entregue” – disse, ilustrando um dos ensinamentos que, assegura, tenta praticar ao longo de toda a sua existência, a responsabilidade.

Emocionado, disse ainda que a equipe envolvida na inauguração do Mirante tentou surpreendê-lo, mas que acabou desvendando que seu pai seria o homenageado naquela obra tão desejada pela comunidade. Alegrou-se no então momento da descoberta e por várias vezes sensibilizou-se também durante a cerimônia desta segunda-feira (17). “Não por ele ser meu pai, mas pelo currículo dele – como de vários outros cidadãos e cidadãs que temos homenageado nas obras que inauguramos. Temos que nos lembrar e valorizar as pessoas”, registrou o prefeito de Três Pontas.

Marcelo Chaves destacou ainda a dedicação do secretariado, dos servidores e o apoio do Legislativo Municipal, da ex-deputada federal Dâmina Pereira – que destinou emenda para Três Pontas, atendendo a pedido do vereador Popó e do deputado estadual Mário Henrique CAIXA e do deputado federal Diego Andrade – parceiros de “todos os momentos de Três Pontas, dos trespontanos”. Parceria é para o prefeito o segredo da Administração. As mãos dadas pelo bem da comunidade, mais gente envolvida no processo, segundo Marcelo Chaves, aceleram e fazem com que boas coisas aconteçam. “A grande parceria tem possibilitado que a gente avance, o nosso objetivo é este e vamos continuar a nossa luta”, assegurou.

O prefeito Marcelo Chaves Garcia durante discurso de inauguração do Mirante que leva o nome do pai dele, e o prefeito acompanhado de familiares

Entre outros, agradeceu à senhora Mariângela Tiso que pesquisou a fundo e irá repassar para a Prefeitura a história do antigo cruzeiro – renovado no projeto Mirante. “É uma história muito bonita e vamos disponibilizar para que a população saiba o quanto isto aqui tem sido importante para Três Pontas, nos abençoando nesta terra maravilhosa. Me senti na obrigação de resgatar tudo o que temos e fazer muito mais. E tudo que a gente fizer ainda será muito pouco perto do que Três Pontas merece”, afirmou o prefeito.

Também foram convidados a fazer uso da palavra o vice-prefeito Luis Carlos da Silva (Luisinho), o secretário Municipal de Cultura, Lazer e Turismo – Alex Chaves e o vice-presidente da Câmara, vereador Luan Donizeti Elias.

O homenageado

Filho de Joaquim Garcia dos Reis e de Felícia Ambrosina de Figueiredo, Sebastião Garcia dos Reis nasceu aos 20 de julho de 1923, na Fazenda dos Potreiros, em Três Pontas, sendo o sétimo entre 10 irmãos, todos produtores rurais, contribuintes da evolução da cafeicultura e pecuária na região. Sebastião Garcia casou-se com Ilda Chaves Miranda e tiveram 4 filhos: Marialba, Marcos, Marilena e Marcelo Chaves Garcia, tendo adotado também a sobrinha Aceli Reis, que ficara órfã; atualmente todos estão casados, constituíram suas próprias famílias, sendo também pilares de vários setores do progresso local. Sebastião Garcia tinha uma disponibilidade ímpar, que lhe proporcionou participar e atuar em vários projetos e trabalhos comunitários, tendo sido inclusive funcionário e presidente da Ermig, pioneira da eletrificação rural do município. Faleceu aos 44 anos de idade, deixando filhos e a esposa Ilda Chaves, uma pérola rara que enfeita nossa sociedade com sua disponibilidade para servir, sua religião, meiguice, carinho e alegria. Hoje Sebastião Garcia é lembrado como exemplo de cidadão honesto e trabalhador, pessoa pacífica, disponível e dedicada (muito ajudou sua mãe viúva, sua sogra e cunhado órfão). Sempre foi amigo dos amigos, pai exemplar e filho amoroso. Uma pessoa sorridente e agradável. Sebastião Garcia dos Reis, fisicamente deixou suas marcas nos filhos, netos e bisnetos. “Que sua família reproduza também seus valores éticos e morais para a construção de um mundo melhor”, desejou o cerimonial.

Mirante é mais um ponto turístico inaugurado em Três Pontas
Escolha do nome dado ao Mirante era surpresa da equipe municipal para o prefeito Marcelo Chaves Garcia

Conquistas de um “Governo de Paz, Governo que Faz”

Como destacou o vice-prefeito Luisinho, durante a cerimônia de inauguração do Mirante “Sebastião Garcia dos Reis”, a atual Administração colocou uma barreira na briga política que prevalecia na cidade – postura que levou à recusa de emendas parlamentares que poderiam ter feito a diferença no atendimento às demandas da população.

Adotando posicionamento político diferente, o prefeito recebe e aplica os recursos públicos oferecidos à sua gestão, e o que se vê pelo município são obras que correspondem e até superam expectativas. Desde o início de julho, mês em que Três Pontas comemora 166 anos, as inaugurações ganham destaque na agenda oficial. Até o momento, nesta quinzena, foram 14 obras entregues ao povo trespontano, algumas delas de extrema importância também para moradores da região e turistas.

Mirante é mais um ponto turístico inaugurado em Três Pontas
Vista parcial de Três Pontas. Ao fundo a serra que originou o nome da cidade