Meio Ambiente: Três Pontas inova com soluções criativas e sustentáveis para adubação de praças e parques
Além da palha de café, pesquisas realizadas pelos engenheiros ambiental e florestal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente apontaram os resíduos de extintores de incêndio como excelente adubo
A Secretaria do Meio Ambiente de Três Pontas está em constante atuação no município. Preocupados com a sustentabilidade e o reaproveitamento, seus profissionais realizam pesquisas e vêm colocando em prática ações inovadoras que estão dando excelentes resultados. Um exemplo disso é a recente pesquisa e utilização dos resíduos de extintores de incêndio, que antes iriam para o aterro sanitário e acabariam onerando a Prefeitura, mas que tornaram-se adubos para as gramas, plantas e árvores dos parques e praças municipais.
“Tentamos programar nossas ações para aproveitar ao máximo tudo o que podemos. A adubação completa um ciclo que começa nas podas das árvores da cidade. Os galhos e folhas dessas árvores podadas são levados para o Parque Vale do Sol, onde fazemos uma compostagem vegetal. Os resíduos dos extintores de incêndio, quando misturados aos resíduos finais da compostagem e também com a palha de café, recolhida de uma torrefação da cidade, resultam em um potente adubo, de custo praticamente zero”, explica Marcelo de Figueiredo Gomes, secretário municipal do Meio Ambiente.
Os testes que foram feitos na própria Secretaria, em espaços de 1m², mostram os resultados positivos e bastante visíveis, com a grama bem verde onde o adubo foi aplicado.
Ações como essa mostram que Três Pontas está em constante evolução em todas as áreas de atuação. Gerando emprego e renda, criando oportunidades para a atração de indústrias para o município, cuidando do meio ambiente, garantindo educação de qualidade para todos, investindo na cultura e turismo locais, garantindo infraestrutura com melhorias nas ruas das zonas urbanas e estradas das zonas rurais e intermunicipais, além de manter o bom relacionamento político em todas as esferas dos governos estadual e nacional, garantindo recursos que são transformados em ações reais, que resultam no pertencimento, participação ativa e bem-estar dos seus cidadãos.