Maior Festival da Canção do Brasil chega a Três Pontas nesta sexta e sábado
Na Praça Cônego Victor, o talento musical de todo o Brasil brilha e une cultura, emoção e oportunidades
Nesta sexta (15) e sábado (16), a Praça Cônego Victor se transforma no coração pulsante da música brasileira. A 4ª etapa do Festival Nacional da Canção celebra a diversidade artística com 18 apresentações presenciais. Outras 02 canções disputam na modalidade on-line. Todas têm o mesmo sonho: a vaga na semifinal de Boa Esperança. Os concorrentes vêm de São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Formiga, Juiz de Fora, Boa Esperança, Lagoa Santa, Guarulhos, Salvador, Lençóis Paulista, Goiânia, Campinas, Leopoldina, Santo André e Novo Horizonte. Três Pontas também estará representada.
Às 20h30min, o palco se acende com notas e vozes de artistas que carregam estilos, histórias e sotaques distintos. Quatro consultas ao palco presencial e uma via internet seguirão à semifinal, um rito que culminará na grande final no dia 6 de setembro, ainda em Boa Esperança. O Festival, o maior de música autoral do país, este ano – em sua 55ª edição, bateu recorde com 1.500 músicas inscritas de 25 estados e distribui cerca de R$ 250 mil em premiações, o que demonstra sua força e relevância no cenário cultural.
Festivais: celeiros de talentos e cultura
Festivais da canção como este são muito mais do que competições: são plataformas que revelam artistas e moldam trajetórias. Ícones da MPB como Milton Nascimento e Raul Seixas foram revelados em palcos similares, consolidando suas vozes na história da música brasileira. Além disso, palcos de música intimista ou regional frequentemente transformam descobertas em carreiras completas, pois essas disputas são vitrines valiosas para talentos emergentes.
Praça Cônego Victor recebe também o 14 Bis
Ainda na parte musical, Três Pontas reserva ao público presente uma homenagem especial: o show da banda 14 Bis. Um presente da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo, sob liderança de Maycon Machado, que valoriza compositores, intérpretes, público e comunidade. O show promete se transformar em uma verdadeira celebração para fechar a noite de sábado com chave de ouro.
Secretário Maycon Machado celebra realização do Fenac em Três Pontas e destaca programação musical e cultural para todas as idades
“Nós estamos muito felizes em ter articulado para que mais uma etapa do Fenac pudesse acontecer aqui em Três Pontas. Nos reunimos muitas vezes, eu e minha equipe com os responsáveis pelo Festival. Vamos ter dois dias de muita cultura, de muita música de qualidade, culminando com uma grande apresentação do 14 Bis, que é uma banda que dispensa qualquer tipo de comentário. Eles são Cidadãos Honorários Trespontanos, então, eles estão muito felizes em poder mais uma vez voltar a Três Pontas, que é palco, celeiro musical como Milton Nascimento, Wagner Tiso”, detalha o secretário municipal de Cultura, Lazer e Turismo, Maycon Machado.

O secretário comenta ainda que é um privilégio estar à frente da Secult-TP, que consegue proporcionar momentos incríveis quando se fala de música, de arte, de cultura e ainda de fomento ao turismo local. “Eu, o prefeito Luisinho estamos muito felizes de poder ter esta parceria com o pessoal do Fenac, de podermos contribuir e trazer esta grande festa”, reforça.
Maycon Machado destaca também que, além da disputa musical, o Festival oferece atrações para toda a família durante as tardes. Na tenda, atrás da Igreja, haverá palhaços e números circenses, dança, teatro e bandas marciais.
Confira abaixo as músicas classificadas para Três Pontas: uma etapa que, com certeza, vai emocionar, unir e celebrar a arte do Brasil.



Etapa de Três Pontas: sexta-feira (15) e sábado (16), na Praça Cônego Victor:
18 músicas serão apresentadas presencialmente e 2 concorrem na modalidade on-line
Sintonize mais: Festa do Beato Padre Victor: inscrições para a Trolada das Virtudes já estão abertas
