Lira Trespontana leva aulas de música gratuitas aos jovens trespontanos
Projeto visa despertar talentos e oferecer acesso à arte e cultura
Despertar vocações, oferecer acesso à arte e cultura através de aulas gratuitas de instrumentos musicais são objetivos de uma iniciativa da Sociedade Musical Lira Trespontana. A ação é voltada para crianças e adolescentes e já conta com sua primeira turma de cinco alunos.
O projeto está sendo realizado de forma autônoma. Os músicos Amanda Abreu, Miguel Pereira e André Arantes atuam voluntariamente como professores. Já os instrumentos e materiais necessários às aulas foram emprestados pelos próprios integrantes da banda, que também ajudam financeiramente no pagamento do aluguel da sala disponibilizada na Escola de Música Pró-Arte. Abraçando a iniciativa social, a Banda Lira Barbacenense, através de seu maestro, José Saraiva do Nascimento, emprestou um saxofone, um trompete e um bombardino, viabilizando o início das atividades didáticas.
Buscando uma formação dinâmica e completa dos novos músicos, o grupo de alunos – dividido entre trompete e saxofone – participa de uma aula semanal de iniciação musical / teoria e uma aula semanal prática. Entre outros cuidados sanitários, cada aluno recebe para uso exclusivo um bocal ou boquilha para a prática. A maneira dinâmica de ministrar as aulas vem despertando grande interesse nos alunos que têm 100% de assiduidade.
O projeto caminha tão bem que já se formou fila de espera. Crianças e adolescentes aguardam cheios de expectativa a abertura de novas turmas. No intuito de estimular o interesse pela música instrumental entre os jovens, buscar mais alunos e divulgar o trabalho da banda, a diretoria da Lira Trespontana programa realizar apresentações em bairros da cidade na forma de “ensaio aberto”, onde a população poderá desfrutar da performance do grupo.
De acordo com Francisco Evangelista de Araújo, músico e presidente da Lira Trespontana, as aulas de instrumentos para jovens são um dos principais propósitos desta Sociedade Musical, constando inclusive no artigo primeiro do estatuto de fundação. “Isso é apenas o início. Pela alta qualidade e comprometimento dos nossos músicos temos tudo para crescer. Nosso objetivo é oferecer cultura e aulas de música instrumental a um grande número de jovens da nossa cidade a um custo relativamente baixo. Já possuímos o local, professores habilitados em todos os instrumentos e já há uma procura por parte dos alunos. Para essa ampliação estamos à procura de pessoas interessadas em ajudar e fazer parcerias”, ressalta Francisco.
Após ampliada as atividades, planeja a diretoria, serão oferecidas aulas de trombone, trompete, bombardino, tuba, saxofone e bateria/percussão. Outra meta a ser alcançada é a formação de uma banda composta somente pelos novos músicos, que os preparará para integrarem a Lira Trespontana.
Lira Trespontana ao vivo
A Sociedade Musical Lira Trespontana completará em outubro, cinco anos de atividades. Ela é composta por 22 músicos que não recebem ajuda financeira. Já se apresentou em diversos municípios da região, “sempre honrando o nome de Três Pontas – a cidade da música, com organização, afinação dos seus integrantes e harmonia de seus arranjos”, conforme destaca o presidente Francisco Araújo.
Em julho, o público terá a oportunidade de assistir à apresentação da Lira ao vivo. No dia 2, próximo sábado, o grupo será atração na tenda cultural do Festival Canto Aberto, na Praça Cônego Victor, em Três Pontas. A apresentação começará às 14 horas.
A banda também estará em Varginha. “Vamos divulgar a data, horário, local pelas redes sociais”, completa o presidente.
Atualmente a Lira Trespontana ensaia às quintas-feiras, às 19h30min, no Centro Cultural Milton Nascimento. O espaço é cedido gentilmente pela Prefeitura Municipal de Três Pontas.
Contato
smliratrespontana@gmail.com
WhatsApp: (35) 98822-6591
Página Facebook: Sociedade Musical Lira Trespontana
Instagram: @liratrespontana