Lions Clube Alívio à Fome será empossado durante cerimônia festiva em Três Pontas
Organização que usa a internet como um dos instrumentos de trabalho homenageia o saudoso “Companheiro Leão” trespontano Omar Camargo Bessa
Neste próximo sábado (6), associados do Lions Clube de Três Pontas e convidados participarão de uma cerimônia festiva quando serão empossados voluntários que se unem com o nobre propósito de garantir que comunidades tenham acesso à alimentação nutritiva. O clube de serviço com mais de 50 anos de atuação no município vai apadrinhar o Lions Clube Alívio à Fome “CL Omar Camargo Bessa”. O grupo receberá sua Carta Constitutiva, mas na prática já vem atuando brilhantemente, tendo a tecnologia como um dos instrumentos de trabalho.
Com base física na cidade de Cláudio (MG), o Lions Clube Alívio à Fome já tem feito a diferença no cenário da ação social mineira. Entre as novidades que acompanham o grupo está a homenagem prestada ao Cidadão Honorário Trespontano, Omar Camargo Bessa, falecido em outubro de 2020. Omar foi diretor adjunto do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) por 32 anos, se dedicou intensamente ao voluntariado e se distinguiu devido à vigorosa participação no Lions Clube.
“Ele era considerado um companheiro de juba larga, um exemplo de leão. O Omar foi reconhecido como o melhor e mais eficiente secretário de Lions dentro do Distrito LC-12 do qual Três Pontas faz parte. No nosso Distrito existem mais de 80 clubes. Ele era singular, cuja história merece ficar gravada e ficará por meio desta homenagem”, comenta o tesoureiro do Lions Clube de Três Pontas, Kleber Matioli de Sousa. E completa, informando que a iniciativa da nomeação é do ex-governador distrital, João Paulo Lima Teixeira, que se tornou amigo pessoal de Omar e família.
A festiva de posse será realizada pela manhã, em um restaurante no Centro de Três Pontas. Na oportunidade, serão apresentados detalhes sobre o Lions Clube Alívio à Fome “CL Omar Camargo Bessa”. Kleber Matioli antecipa que o grupo é formado por pessoas que se interessam pelo combate à fome e que residem nas mais diversas cidades de Minas e até em outros estados brasileiros. Cláudio, Arcos, Divinópolis, Belo Horizonte e Três Pontas são algumas localidades de origem dos integrantes da diretoria.
E como reunir as lideranças, sem prejudicar a fluidez das atividades, se moram umas distantes das outras? O tesoureiro do Lions Clube de Três Pontas responde: pela internet. As reuniões para apresentação das demandas, para traçar estratégias de ação, para dar o “feedback” de campanhas acontecem de forma remota, sem a obrigatoriedade da presença física dos associados.
Ainda de acordo com Kleber Matioli, antes mesmo da pandemia Covid-19, que intensificou a necessidade da adoção da tecnologia virtual, inúmeros cidadãos se juntaram motivados em usar seus gostos comuns, tais como esporte e literatura, para promover qualidade de vida, bem-estar, a igualdade em suas comunidades. Essas turmas recebem o apoio do Lions Clube que as ampara, por exemplo, nos trâmites burocráticos. “É uma modalidade nova que tem gerado bons resultados, inclusive, no sentido de angariar sócios jovens. Ela sai do modelo tradicional de Lions e tem uma linguagem diferente, moderna que vai ao encontro da realidade contemporânea, do ‘novo normal’ ”, analisa.
O Lions Clube de Três Pontas, presidido por José Maria Pereira, está duplamente feliz: por ter a oportunidade, como padrinho, de participar do movimento solidário que encara uma verdadeira tragédia brasileira. Dados apontam que no país, entre 2020 e 2022, o número de pessoas que passam fome superou os 33 milhões. E pela organização prestar a justa homenagem a Omar Camargo Bessa – um Companheiro Leão, que por suas obras, sempre voltadas à viabilização do bem ao próximo – deixou um legado e um nome a ser difundido entre povos, dentro e fora de Lions.