Justiça Eleitoral realiza Cerimônia de Diplomação dos Eleitos

Evento oficializa os candidatos de Três Pontas e Santana da Vargem eleitos em outubro, garantindo a aptidão para assumirem seus mandatos a partir de 1º de janeiro de 2025

Cobertura Fotográfica: Hecio Rafael
(Hecinho Fotógrafo: 99946-0588)

“Lembro às vossas excelências, agora eleitos, para que se recordem ao longo da próxima legislatura, pelos quatros anos que vêm a partir de 2025, daquilo que prometeram aos seus eleitores, daquilo que os moveu a se candidatarem para que possam realmente fazer jus e honrar os votos que tiveram”.

Assim, o juiz Eleitoral, Meritíssimo Bruno Mendes Gonçalves Ville, abriu a Diplomação dos Eleitos, em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Três Pontas, na manhã desta terça-feira (17). Na oportunidade, os candidatos que foram eleitos em outubro para os cargos de vereador, vice-prefeito e prefeito de Três Pontas e também de Santana da Vargem foram certificados publicamente que estão aptos a assumir os mandatos a partir deste próximo janeiro.

Em sua fala, o juiz Eleitoral destacou que as Eleições são um momento especial na Democracia do Brasil, um sistema no qual prevalece a soberania popular. Assim, ponderou aos diplomandos do dia que nesse regime político é a população quem escolhe aqueles que vão representar seus interesses na administração pública.

Justiça Eleitoral realiza Cerimônia de Diplomação dos Eleitos
Em sua fala, o juiz Eleitoral, Bruno Ville, destacou que as Eleições são um momento especial na Democracia do Brasil, um sistema no qual prevalece a soberania popular

Também reconheceu a difícil missão dos membros do Legislativo e Executivo Municipais que lidam com numerosa demanda frente a um orçamento incompatível. “O município é o eixo político, está mais perto da vida das pessoas – e que tem o maior número de atribuições: saúde, educação e até a segurança pública – que pela Constituição está nas mãos do estado principalmente – acaba caindo para o município, por exemplo, a iluminação de uma praça, pavimentação de ruas, criação de espaços de esporte para crianças e jovens para que possam ficar longe da criminalidade. Ao mesmo tempo que tem esse grande rol de atribuições, tem também uma dificuldade orçamentária. Infelizmente, o orçamento não está à altura desse grande número de atribuição e aí é preciso fazer escolhas o tempo todo”, detalhou para em seguida, orientar os eleitos a se recordarem constantemente dos compromissos assumidos junto à comunidade durante a campanha.

Justiça Eleitoral realiza Cerimônia de Diplomação dos Eleitos
Cerimônia de Diplomação dos Eleitos de Santana da Vargem e Três Pontas foi acompanhada de perto por convidados e pela imprensa

Diplomação começa por Santana da Vargem

Um a um, os eleitos foram convidados ao centro do Plenário “Presidente Tancredo Neves” para receberem o Diploma da Justiça Eleitoral. Primeiramente, as vereadoras e vereadores de Santana da Vargem, por ordem de votos válidos recebidos nas Eleições Municipais de 2024.

Bruna do Renato da Farmácia (MOBILIZA) – 524 votos
Antônio do Cajuru (MOBILIZA) – 310 votos
Silmara do Sindicato (PSD) – 225 votos
Felipão (PDT) – 223 votos
Paulo Dentista (PSDB) – 191 votos
Jackson Eletricista (MDB) – 183 votos
Gilson Amaral (PSD) – 181 votos
Paulinho do Rato (PT) – 145 votos
Gleyton do Cajuru (MOBILIZA) – 143 votos

Vereadores diplomados de Santana da Vargem

Em um gesto delicado e simbólico, a chefe do Cartório Eleitoral de Três Pontas, Maria Rosa Guimarães Miari, entregou flores às eleitas e diplomadas Bruna e Silmara, que irão representar a força feminina na próxima legislatura vargense. A homenagem destacou a conquista das duas representantes e também a importância da presença das mulheres na política, reforçando valores de representatividade e inspiração para as futuras gerações.

Justiça Eleitoral realiza Cerimônia de Diplomação dos Eleitos
As vereadoras diplomadas Bruna e Silmara com a chefe do Cartório Eleitoral de Três Pontas, Maria Rosa Guimarães Miari – ao centro

Os diplomados na sequência foram o prefeito eleito de Santana da Vargem, Argemiro Rodrigues Galvão (PSD) e seu vice, Renato Teodoro da Silva (MOBILIZA). Eles receberam 3.565 votos, ou seja, 74,26% dos votos válidos.

Convocação ao diálogo

Argemiro Galvão irá governar Santana da Vargem pela terceira vez. Em seu rápido discurso, além de agradecer aos eleitores e à família, ele convocou a uma boa conversa. “Nosso compromisso é grande”, começou se dirigindo aos vereadores já diplomados. “A esperança do povo em nós é imensa, então, quero aqui convocá-los para um diálogo, sempre, para que possamos devolver aquilo que o povo anseia e procura no serviço público”.

O futuro prefeito encerrou sua fala, convidando a todos a se empenharem para realizar o máximo com sabedoria e, assim, desenvolver o município e atender aos anseios do povo com “alegria, com amor”.

Justiça Eleitoral realiza Cerimônia de Diplomação dos Eleitos
O prefeito diplomado de Santana Vargem Argemiro Galvão, o juiz Eleitoral Bruno Ville e o vice-prefeito diplomado Renato Teodoro

Três Pontas

Seguindo a ordem, sob aplausos de familiares e demais convidados, os vereadores que irão compor a 20ª Legislatura – 2025/2028, de Três Pontas, receberam o diploma das mãos do juiz Eleitoral:

Robertinho Vermelho (PL) – 2.913 votos
Daniel Rodrigues (PV) – 1.655 votos
Tonho do Lazo (PSD) – 1.431 votos
Rodrigo Investigador (UNIÃO) – 922 votos
Myller Bueno (PSD) – 784 votos
Alexandre Enfermeiro (PSB) – 742 votos
Maciel Ramos Viveirista (REPUBLICANOS) – 684 votos
Professor Popó (PSB) – 676 votos
Matheus Dias Pneumar (PRD) – 670 votos
Coelho do Bar (PSD) – 636 votos
Prof. Valéria Evangelista (PL) – 364 votos

Vereadores de Três Pontas diplomados pela Justiça Eleitoral

Valéria Evangelista, única mulher eleita para a Câmara Municipal de Três Pontas, mandato 2025/2028, traz consigo a força feminina para continuar trabalhando em prol da comunidade trespontana. Ela retorna à Casa onde já legislou de 2013 a 2016. Além do diploma, Valéria foi agraciada com flores pela chefe do Cartório Eleitoral, Maria Rosa.

Justiça Eleitoral realiza Cerimônia de Diplomação dos Eleitos
Maria Rosa e a vereadora diplomada Valéria Evangelista

“Juntos buscando o bem das pessoas”

Luis Carlos da Silva (PSD) e Maycon Machado (PV) venceram as Eleições com votação histórica: foram 23.289 votos, o que corresponde a 73,78% dos votos válidos.

Pela manhã, bastante sorridente, “Luisinho” participou de sua sétima diplomação eleitoral, sendo 5 delas como vereador, uma como vice-prefeito e a de hoje como o próximo prefeito de Três Pontas: “uma preparação política para exercer com qualidade a administração”, analisou.

Em suas menções, Luisinho enfatizou o trabalho e a postura dos integrantes do Cartório Eleitoral de Três Pontas, da Justiça Eleitoral. “Vocês, de forma íntegra, de forma ímpar e de forma eficiente ajudaram-nos a enfrentar todo tipo de político que vive em Três Pontas. Nós plantamos uma política do bem, uma política simples e a gente esperava exatamente isto: cumprir a lei”.

Justiça Eleitoral realiza Cerimônia de Diplomação dos Eleitos
O prefeito diplomado Luisinho Silva, o juiz Eleitoral Bruno Ville e o vice-prefeito diplomado, Maycon Machado

O vice-prefeito eleito, Maycon Machado já foi vereador por dois mandatos, e na cerimônia recebeu o reconhecimento de Luisinho como peça fundamental para a vitória da Coligação “União pelo Bem de Três Pontas”. Mais do que um nome escolhido pelo grupo político para a campanha 2024, esta será a linha, segundo o prefeito eleito e diplomado. “Desejo que a gente esteja unido, Poder Legislativo e Poder Executivo juntos, buscando o bem das pessoas, buscando uma política limpa, uma política que vise realmente trazer qualidade de vida para o cidadão. O processo eleitoral acabou. Hoje nós somos representantes de toda população de Três Pontas e, vocês, de Santana”, argumentou.

Finalizando a Cerimônia de Diplomação dos Eleitos, o juiz Eleitoral, Bruno Ville, parabenizou os eleitos pela primeira vez por terem conseguido conquistar a confiança dos eleitores, e ainda os reeleitos por terem feito um bom trabalho, consequentemente, reconquistado a confiança de seus eleitores.

Justiça Eleitoral realiza Cerimônia de Diplomação dos Eleitos
Luisinho e Maycon Machado: União pelo Bem de Três Pontas

Detalhes

A equipe do Cartório Eleitoral de Três Pontas, liderada por Maria Rosa Guimarães Miari, a juíza Eleitoral Meritíssima Aline Cristina Modesto da Silva, o Promotor de Justiça Dr. Arthur Forster Giovannini foram mencionados durante os discursos dos prefeitos diplomados Argemiro Galvão e Luisinho Silva como referências de um trabalho ético e eficiente. Através dessas autoridades, os líderes políticos agradeceram a todos que trabalharam arduamente nas Eleições Municipais de 2024 finalizadas exatamente com a Diplomação presidida pelo juiz Eleitoral, Bruno Ville.

Os eleitos foram homenageados pelos musicistas de Três Pontas, Beto Maciel e Lidy Brito, com um verdadeiro “hino de esperança e otimismo”: a canção “Semente do Amanhã”, de Gonzaquinha.

Nas fotos: Vera e o esposo Argemiro Galvão, Marina e o esposo Luisinho Silva / Maria Rosa Guimarães Miari (Chefe do Cartório Eleitoral de Três Pontas), Antônio Carlos de Lima (vereador reeleito, atual presidente da Câmara Municipal de Três Pontas), o Juiz Eleitoral Bruno Ville e a presidente da Câmara de Santana da Vargem, Maria Aparecida de Araújo Reis


Sintonize mais: Prefeito eleito Luisinho Silva anuncia seu secretariado