Canto Aberto revela campeões neste sábado com show de João Ramalho

Evento chega à grande final das etapas Local e Nacional. Encerramento traz apresentação de João Ramalho talento que vem no DNA

A Praça Cônego Victor será novamente o centro das atenções neste sábado (05), a partir das 19 horas, quando o Festival Canto Aberto conhecerá os grandes vencedores das etapas Local (8ª edição “da Casa”) e Nacional (13ª edição). Após uma semana intensa de apresentações, a final promete reconhecer os talentos que conquistaram jurados e público. O evento será encerrado com um show especial do artista João Ramalho, nome em ascensão que traz à cena uma proposta musical contemporânea, com raízes brasileiras e letras que tocam fundo.

Talento “Da Casa” conquista o público

Na noite da última quinta-feira (03), quando Três Pontas celebrou seus 168 anos, dez composições de artistas locais emocionaram o público. Músicos e intérpretes da cidade subiram ao palco com obras autorais que encantaram jurados e dividiram a torcida.

Os cinco classificados que voltam ao palco hoje são:

  • Bom Demais
    Autoria: Natasha Maria e Thales Henrique
  • A Voz do Meu Velho Avô
    Autoria: Danilo Santos
  • Meu Caminho
    Autoria: Mauro Marques
  • Tecida de Luz
    Autoria: Adriano Sperandir e Valéria Pisauro
  • Cristal
    Autoria: Chico Canela

Também concorreram:
. Morena (Autoria: Ana Clara Ardissono)
. Vivendo Para Aprender (Autoria: Anco Márcio e Leandro Diniz)
. Versos Simples (Autoria: Sid Rodrigues)
. Bem Diferente (Autoria: Sérgio Ricardo e André Luís dos S. Barboza)
. Igualzinho a Você (Autoria: João Só)

Etapa Nacional: música de todos os cantos

Ontem (04), a Etapa Nacional tomou conta da Praça com artistas de diversas partes do país. Com composições que cruzaram fronteiras e estilos, a noite reafirmou a importância do Festival como instrumento de democratização cultural. Para o prefeito Luis Carlos da Silva, o evento “não é só uma vitrine para os artistas, mas um espaço que une educação, cultura e lazer para a comunidade”. Já o vice-prefeito e secretário de Cultura, Maycon Machado, destaca: “além de alimentar a alma com arte, o Festival também aquece o comércio, gera movimento em hotéis, restaurantes e atrai turistas. É um investimento com retorno social e econômico”.

As 10 finalistas da Etapa Nacional são:

. O Amor
Autoria: Guto Hueb
Lençóis Paulista – SP

. O Castelo do Menino e a Fera do Tempo
Autoria: Thobias Jacó
São João Del Rei – MG

. Rodopio
Autoria: Zé Renato Fressato e Kiko Zamarian
Paraguaçu – MG

. Caburé
Autoria: Mariano Nanon
Cruzília – MG

. Ensolarada
Autoria: Zeca Barreto
Boa Vista – RR

. Folha em Branco
Autoria: Zebeto Corrêa e Martim César
Taquaraçu – MG

. 10 de Janeiro
Autoria: Thiago Pável
Juiz de Fora – MG

. A Sede Justa de Falar de Amor
Autoria: Zé Alexanddre e Márcia Cherubin
Santo André – SP

. Insanos
Autoria: Robertho Azis
Simão Pereira – MG

. Geandra
Autoria: Enrico Di Micele e Joãozinho Gomes
Santana – AP

O símbolo que eterniza conquistas

Um dos momentos mais aguardados da final de cada uma das etapas: Estudantil, Local e Nacional, é a entrega do Troféu, confeccionado artesanalmente há mais de nove anos pelo casal Fatinha Elisiar e Raimundo. Em mensagem, a artesã descreveu: Eu e meu marido agradecemos à Prefeitura Municipal de Três Pontas, através da Secretaria de Cultura, pela confiança em nós depositada. Há mais de nove anos confeccionamos os troféus do Festival Canto Aberto de nossa cidade! Gratidão.”

Mais que um prêmio, o Troféu representa a memória afetiva e artística de cada edição.

Festival Canto Aberto revela campeões neste sábado com show de João Ramalho
Além de premiação em dinheiro, vencedores levam para casa o Troféu confeccionado pelos artesãos Fatinha e o esposo Raimundo Elisiar

Encerramento com João Ramalho

O grande show de encerramento do Festival será com João Ramalho, que se destaca por sua performance marcante. Carismático, ele fecha o evento em clima de celebração e pertencimento, levando ao palco a energia de quem cresceu com festivais.

João Ramalho é cantor, compositor e produtor musical. Possui 15 anos de estrada. É líder da Banda JPG (abreviatura de seus então integrantes João, Phil e Gema) e filho dos imortais da MPB, Amelinha e Zé Ramalho. No final de 2024, ele “lançou seu primeiro single autoral. Merci’ é a faixa, que já pode ser encontrada em todos os aplicativos de música – e deu origem ao seu EP digital”, conforme conta o portal cidadedeniteroi.com.

Em rede social João Ramalho fez o seguinte convite: “Alô Três Pontas/MG! Este sábado temos um encontro marcado no 13º Festival Canto Aberto! Um show especial cantando Zé Ramalho, Amelinha, Fagner, minhas canções e muitas outras surpresas! Espero todos lá!”

Festival Canto Aberto revela campeões neste sábado com show de João Ramalho
João Ramalho é atração deste sábado (05), fechando o 13º Festival Canto Aberto de Três Pontas. Cantor, compositor e produtor musical, João tem o talento no DNA: é filho de Amelinha e Zé Ramalho. A origem, conta João, ajuda, mas construir uma carreira de sucesso e respeito é responsabilidade própria (Crédito: Divulgaçao)

Shows que marcaram o Festival

O Festival Canto Aberto 2025 já deixou um legado de apresentações inesquecíveis. Renato Teixeira, com sua presença consagrada, emocionou a plateia. O jovem talento Nano Vianna trouxe frescor e originalidade ao palco, enquanto a Batucada Tambanauê colocou todos para dançar com sua alegria contagiante. Um festival que une gerações, estilos e histórias, tudo isso com entrada gratuita e sabor de cultura viva. O tema deste ano é “Raízes: Nossa Fé, Nossa Música, Nosso Café”.


Sintonize mais: Três Pontas recebe a imersão Método A.C.E.S.S.O. com Leide Daiane